"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23138/tde-08082003-092743/ |
Resumo: | Neste estudo foi avaliada a satisfação dos pacientes atendidos na Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (CICOUFPA), através de uma amostra aleatória simples de 200 usuários dos 600 inscritos, atendidos nos meses de Maio e Junho de 2002. Para esta pesquisa foi aplicado um questionário com 19 questões fechadas e 01 aberta, e os dados coletados foram submetidos a análise estatística utilizando-se o software Epi. Info. 604.d. com um nível de significância de 5% (P<0,05). Os resultados indicaram que 66% dos pacientes da CICOUFPA não sentiram dor e 46% não tiveram medo, 87% procuraram para tratamento especializado, 83% receberam informações sobre tratamentos curativos e 68% sobre procedimentos preventivos, a avaliação do atendimento pelo aluno e professor, mereceu uma aprovação de 98%, sendo que 97.5% dos alunos e 62.5% dos professores estavam vestidos adequadamente, as recomendações sobre as melhorias foram relacionadas com a infra-estrutura e o serviço de triagem, 98% dos pacientes recomendariam o serviço, a nota média foi de 8.33, e a avaliação do ambiente de trabalho obteve uma aprovação de 95% dos pacientes. Portanto os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico da CICOUFPA, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas. |
id |
USP_831a1edac32cd2e088f290143a5e7dce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08082003-092743 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" Patient satisfaction assessment in comprehensive dental clinic at pará federal university, school of dentistryDentistry patientsPacientes em odontologia-atendimentoPaients satisfaction-evaluation studiesPatients satisfaction-dentistrySatisfação do paciente-estudo de avaliaçãoSatisfação do paciente-odontologiaNeste estudo foi avaliada a satisfação dos pacientes atendidos na Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (CICOUFPA), através de uma amostra aleatória simples de 200 usuários dos 600 inscritos, atendidos nos meses de Maio e Junho de 2002. Para esta pesquisa foi aplicado um questionário com 19 questões fechadas e 01 aberta, e os dados coletados foram submetidos a análise estatística utilizando-se o software Epi. Info. 604.d. com um nível de significância de 5% (P<0,05). Os resultados indicaram que 66% dos pacientes da CICOUFPA não sentiram dor e 46% não tiveram medo, 87% procuraram para tratamento especializado, 83% receberam informações sobre tratamentos curativos e 68% sobre procedimentos preventivos, a avaliação do atendimento pelo aluno e professor, mereceu uma aprovação de 98%, sendo que 97.5% dos alunos e 62.5% dos professores estavam vestidos adequadamente, as recomendações sobre as melhorias foram relacionadas com a infra-estrutura e o serviço de triagem, 98% dos pacientes recomendariam o serviço, a nota média foi de 8.33, e a avaliação do ambiente de trabalho obteve uma aprovação de 95% dos pacientes. Portanto os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico da CICOUFPA, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas.This study assessed the patient satisfaction in Comprehensive Dental Clinic at Pará Federal University, school of Dentistry, through two hundreds (200) patients amount, into a group of six hundreds (600) patients registrations, that were seen between May and June, 2002. A questionary was used with nineteen (19) closed questions and one open question. The values were found by statistical analyses using the software Epi Info 604.d at 5% of significance (p< 0,05). The results showed that 98% of the patients seen in this work were satisfied with the methods used in the clinic of the school; the medium grade was 8,33; the work environment had an approvable of 95%,but 87% of all the patients had gone to the dental clinic just for an specialized treatment, not for an comprehensive one. 94% of the students and teachers approved the treatment too, and the recomendations for a better work were about the clinic structure and triage service in the School of Dentistry of Pará Federal University.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, Rodney GarciaAraujo, Izamir Carnevali de2003-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23138/tde-08082003-092743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:43Zoai:teses.usp.br:tde-08082003-092743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" Patient satisfaction assessment in comprehensive dental clinic at pará federal university, school of dentistry |
title |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
spellingShingle |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" Araujo, Izamir Carnevali de Dentistry patients Pacientes em odontologia-atendimento Paients satisfaction-evaluation studies Patients satisfaction-dentistry Satisfação do paciente-estudo de avaliação Satisfação do paciente-odontologia |
title_short |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
title_full |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
title_fullStr |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
title_full_unstemmed |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
title_sort |
"Avaliação da satisfação dos pacientes atendidos na clínica integrada do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará" |
author |
Araujo, Izamir Carnevali de |
author_facet |
Araujo, Izamir Carnevali de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Rodney Garcia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Izamir Carnevali de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dentistry patients Pacientes em odontologia-atendimento Paients satisfaction-evaluation studies Patients satisfaction-dentistry Satisfação do paciente-estudo de avaliação Satisfação do paciente-odontologia |
topic |
Dentistry patients Pacientes em odontologia-atendimento Paients satisfaction-evaluation studies Patients satisfaction-dentistry Satisfação do paciente-estudo de avaliação Satisfação do paciente-odontologia |
description |
Neste estudo foi avaliada a satisfação dos pacientes atendidos na Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (CICOUFPA), através de uma amostra aleatória simples de 200 usuários dos 600 inscritos, atendidos nos meses de Maio e Junho de 2002. Para esta pesquisa foi aplicado um questionário com 19 questões fechadas e 01 aberta, e os dados coletados foram submetidos a análise estatística utilizando-se o software Epi. Info. 604.d. com um nível de significância de 5% (P<0,05). Os resultados indicaram que 66% dos pacientes da CICOUFPA não sentiram dor e 46% não tiveram medo, 87% procuraram para tratamento especializado, 83% receberam informações sobre tratamentos curativos e 68% sobre procedimentos preventivos, a avaliação do atendimento pelo aluno e professor, mereceu uma aprovação de 98%, sendo que 97.5% dos alunos e 62.5% dos professores estavam vestidos adequadamente, as recomendações sobre as melhorias foram relacionadas com a infra-estrutura e o serviço de triagem, 98% dos pacientes recomendariam o serviço, a nota média foi de 8.33, e a avaliação do ambiente de trabalho obteve uma aprovação de 95% dos pacientes. Portanto os pacientes estão satisfeitos com o ambiente físico da CICOUFPA, acreditam na competência dos alunos e professores e indicariam o serviço para outras pessoas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23138/tde-08082003-092743/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23138/tde-08082003-092743/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256806006456320 |