A novela exemplar \'El coloquio de los perros\' e os preceitos do gênero cômico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-29062015-144640/ |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de estudar alguns aspectos do gênero cômico na novela exemplar El coloquio de los perros de Miguel de Cervantes. Com este propósito, foram escolhidos os quatro primeiros episódios da obra: o matadouro de Sevilha, Berganza como cão pastor, o rico comerciante e o oficial de justiça, tendo como ponto de partida o estudo analítico da comicidade, levando em conta a maneira como se constitui no corpus selecionado, seja por intermédio do elemento burlesco, seja pelo satírico, com a perspectiva de promover o entretenimento, o riso. Para realizar tal análise observou-se como essas formas discursivas se constituem no interior da narrativa/diálogo, destacando o que as distingue em cada episódio selecionado, a fim de desvendar de que maneira esse diálogo cômico-filosófico nos remete a uma censura sócio-moral, um dos temas centrais dessa obra de Cervantes. |
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A novela exemplar \'El coloquio de los perros\' e os preceitos do gênero cômicoThe exemplary novel \'El coloquio de los perros\' and the precepts of the comic genreCensorshipCensuraCervantesCervantesColoquio de los perrosCômicoEl coloquio de los perros. ComicalLaughterRisoEste trabalho tem o objetivo de estudar alguns aspectos do gênero cômico na novela exemplar El coloquio de los perros de Miguel de Cervantes. Com este propósito, foram escolhidos os quatro primeiros episódios da obra: o matadouro de Sevilha, Berganza como cão pastor, o rico comerciante e o oficial de justiça, tendo como ponto de partida o estudo analítico da comicidade, levando em conta a maneira como se constitui no corpus selecionado, seja por intermédio do elemento burlesco, seja pelo satírico, com a perspectiva de promover o entretenimento, o riso. Para realizar tal análise observou-se como essas formas discursivas se constituem no interior da narrativa/diálogo, destacando o que as distingue em cada episódio selecionado, a fim de desvendar de que maneira esse diálogo cômico-filosófico nos remete a uma censura sócio-moral, um dos temas centrais dessa obra de Cervantes.This work aims to study some aspects of the comic genre in the exemplary novel El coloquio de los perros by Miguel de Cervantes. For this purpose the first four episodes of the work were selected: Slaughterhouse of Seville, Berganza as shepherd dog, the wealthy merchant and the bailiff. The chosen starting point was the analytical study of the comicality, taking into account the way it is constituted in the selected corpus, either through the burlesque element, or by the satirical one, with the perspective to promote entertainment, laughter. For such analysis, it was observed how these discursive forms are constituted within this narrative/dialogue, highlighting what distinguishes each one in the selected episodes, in order to unravel how this comical-philosophical dialogue leads us to a socio-moral censure, one of the central themes of this work of Cervantes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVieira, Maria Augusta da CostaEspindola, Vania Pilar Chacon2015-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-29062015-144640/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-29062015-144640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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