Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevão de Pinho Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-11092018-095334
Resumo: A tese apresenta como objetivo abordar o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina por meio da análise comparativa entre os cinco filmes da produtora carioca Belair e três da vertente portenha Cine Subterráneo. O corpus fílmico é composto por Família do barulho, Barão Olavo, o horrível e Cuidado madame, de Júlio Bressane e Copacabana mon amour e Sem essa Aranha, de Rogério Sganzerla. E também por Alianza para el progreso, de Julio Ludueña, Puntos suspensivos, de Edgardo Cozarinsky e La família unida esperando la llegada de Hallewyn, de Miguel Bejo. Temos como eixo a nova inflexão diante da interface entre cinema e política posta em prática após 1968 e que se coloca em conflito com o modelo de dinâmicas precedentes. Essas dinâmicas, o Cinema Novo no Brasil e o Grupo Cine Liberación na Argentina, se enquadram no Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), rótulo que abriga diferentes movimentos de cinema político espalhados por distintos países do continente. Fora de sua órbita, tanto a Belair como o Cine Subterráneo são práticas não mais estimuladas pelo imperativo do \"cinema de conscientização\" e não mais circunscritas a um projeto de revolução política. São manifestações que se destacam pela estima que conferem ao trabalho com a forma e ao ato criativo da realização cinematográfica. Este se vincula com um questionamento do estatuto convencional do filme que se direciona a um reposicionamento perante sua produção, circulação e recepção. A partir do exame de questões que assinalam uma ruptura com o NCL ou a pesquisa por novos caminhos estruturamos nossa análise formal dos oito filmes.
id USP_83daeb77a1474ab1331da9b9e4dde9dc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11092018-095334
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina Belair and Cine Subterráneo: modern cinema post-1968, in Brazil and Argentina. 2018-05-04Ismail Norberto XavierRubens Luis Ribeiro Machado JuniorFabián Rodrigo Magioli NúñezAntonio Carlos Amancio da SilvaMateus Araújo SilvaEstevão de Pinho GarciaUniversidade de São PauloMeios e Processos AudiovisuaisUSPBR Análise fílmica Belair Cine Subterráneo Cine Subterráneo Cinema moderno Film analisys Modern cinema A tese apresenta como objetivo abordar o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina por meio da análise comparativa entre os cinco filmes da produtora carioca Belair e três da vertente portenha Cine Subterráneo. O corpus fílmico é composto por Família do barulho, Barão Olavo, o horrível e Cuidado madame, de Júlio Bressane e Copacabana mon amour e Sem essa Aranha, de Rogério Sganzerla. E também por Alianza para el progreso, de Julio Ludueña, Puntos suspensivos, de Edgardo Cozarinsky e La família unida esperando la llegada de Hallewyn, de Miguel Bejo. Temos como eixo a nova inflexão diante da interface entre cinema e política posta em prática após 1968 e que se coloca em conflito com o modelo de dinâmicas precedentes. Essas dinâmicas, o Cinema Novo no Brasil e o Grupo Cine Liberación na Argentina, se enquadram no Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), rótulo que abriga diferentes movimentos de cinema político espalhados por distintos países do continente. Fora de sua órbita, tanto a Belair como o Cine Subterráneo são práticas não mais estimuladas pelo imperativo do \"cinema de conscientização\" e não mais circunscritas a um projeto de revolução política. São manifestações que se destacam pela estima que conferem ao trabalho com a forma e ao ato criativo da realização cinematográfica. Este se vincula com um questionamento do estatuto convencional do filme que se direciona a um reposicionamento perante sua produção, circulação e recepção. A partir do exame de questões que assinalam uma ruptura com o NCL ou a pesquisa por novos caminhos estruturamos nossa análise formal dos oito filmes. The thesis presents as an objective to approach the modern cinema post - 1968 in Brazil and Argentina by comparative analysis between the five movies of the carioca\'s producer Belair and the three of the portenha\'s side Cine Subterráneo. The films that are part of this object study are Família do barulho, Barão Olavo, o horrível e Cuidado madame, from Júlio Bressane and Copacabana mon amour and Sem essa Aranha, from Rogério Sganzerla. Also by Alianza para el progreso, from Julio Ludueña, Puntos suspensivos, from Edgardo Cozarinsky and La família unida esperando la llegada de Hallewyn, from Miguel Bejo. As central line, we have the new inflection front the interface between cinema and politic put in practice after 1968 and that was put in conflict with previous dynamics models. Those dynamics, the Cinema Novo in Brazil and the Grupo Cine Liberación in Argentina, fit into the Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), label that houses different movements of politic cinema spread by distinct countries of the continent. Outside their orbit, both Belair and Cine Subterráneo are practices no more stimulated by the imperative of \"awareness cinema\" and no more circumscribed to a project of politic revolution. They are manifestations that stand out for the esteem they give to work by the form and for the creative act of cinematographic realization. This one is linked to a questioning of the conventional statute of the film that directs to a repositioning towards their production, circulation and reception. From the exam of questions that signalize a rupture with NCL or the research for new paths we structure our formal analysis of the eight films. https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-11092018-095334info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:43:26Zoai:teses.usp.br:tde-11092018-095334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:30:40.336093Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Belair and Cine Subterráneo: modern cinema post-1968, in Brazil and Argentina.
title Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
spellingShingle Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
Estevão de Pinho Garcia
title_short Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
title_full Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
title_fullStr Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
title_full_unstemmed Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
title_sort Belair e Cine Subterráneo: o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina
author Estevão de Pinho Garcia
author_facet Estevão de Pinho Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ismail Norberto Xavier
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rubens Luis Ribeiro Machado Junior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fabián Rodrigo Magioli Núñez
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Carlos Amancio da Silva
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Mateus Araújo Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevão de Pinho Garcia
contributor_str_mv Ismail Norberto Xavier
Rubens Luis Ribeiro Machado Junior
Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Antonio Carlos Amancio da Silva
Mateus Araújo Silva
description A tese apresenta como objetivo abordar o cinema moderno pós-1968 no Brasil e na Argentina por meio da análise comparativa entre os cinco filmes da produtora carioca Belair e três da vertente portenha Cine Subterráneo. O corpus fílmico é composto por Família do barulho, Barão Olavo, o horrível e Cuidado madame, de Júlio Bressane e Copacabana mon amour e Sem essa Aranha, de Rogério Sganzerla. E também por Alianza para el progreso, de Julio Ludueña, Puntos suspensivos, de Edgardo Cozarinsky e La família unida esperando la llegada de Hallewyn, de Miguel Bejo. Temos como eixo a nova inflexão diante da interface entre cinema e política posta em prática após 1968 e que se coloca em conflito com o modelo de dinâmicas precedentes. Essas dinâmicas, o Cinema Novo no Brasil e o Grupo Cine Liberación na Argentina, se enquadram no Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), rótulo que abriga diferentes movimentos de cinema político espalhados por distintos países do continente. Fora de sua órbita, tanto a Belair como o Cine Subterráneo são práticas não mais estimuladas pelo imperativo do \"cinema de conscientização\" e não mais circunscritas a um projeto de revolução política. São manifestações que se destacam pela estima que conferem ao trabalho com a forma e ao ato criativo da realização cinematográfica. Este se vincula com um questionamento do estatuto convencional do filme que se direciona a um reposicionamento perante sua produção, circulação e recepção. A partir do exame de questões que assinalam uma ruptura com o NCL ou a pesquisa por novos caminhos estruturamos nossa análise formal dos oito filmes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-11092018-095334
url https://doi.org/10.11606/T.27.2018.tde-11092018-095334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Meios e Processos Audiovisuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502661916065792