Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gutierres, Dionísio Matrigani Mercado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15052014-161248/
Resumo: Esta dissertação analisa a evolução da demanda por transportes associada à extensão de duas linhas Azul e Verde do Metrô de São Paulo, incluindo cinco estações que iniciaram operação em 1998. A análise usou dados de 1997 e 2007 das Pesquisas Origem e Destino, permitindo a comparação de características de viagem e socioeconômicas. Para cada linha, dois grupos de zonas foram identificadas próximo às novas estações: com impacto direto e com impacto indireto do Metrô. A análise comparou estes grupos geográficos entre eles e temporalmente, usando ambas as Pesquisas OD. Além disso, uma análise desagregada de duas variáveis associadas ao comportamento da demanda por viagem posse de auto e número de viagens foi realizada, objetivando identificar o impacto das novas estações. Os resultados indicam que cada extensão de linha se desenvolveu de forma diferente, em termos de distribuição de atividades e características socioeconômicas. Também, a análise desagregada sugere que o efeito de variáveis como renda familiar e distância até a estação mais próxima pode afetar famílias de forma diferente dependendo da proximidade da zona com o Metrô.
id USP_83ee97b918eff8b5f962e2117c07f50c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15052014-161248
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.Analysis of transportation demand evolution associated with deployment of subway stations.Características socioeconômicasDemanda por transportesLand use and transportMetrôSocioeconomic characteristicsSubwayTransportation demandUso do solo e transportesEsta dissertação analisa a evolução da demanda por transportes associada à extensão de duas linhas Azul e Verde do Metrô de São Paulo, incluindo cinco estações que iniciaram operação em 1998. A análise usou dados de 1997 e 2007 das Pesquisas Origem e Destino, permitindo a comparação de características de viagem e socioeconômicas. Para cada linha, dois grupos de zonas foram identificadas próximo às novas estações: com impacto direto e com impacto indireto do Metrô. A análise comparou estes grupos geográficos entre eles e temporalmente, usando ambas as Pesquisas OD. Além disso, uma análise desagregada de duas variáveis associadas ao comportamento da demanda por viagem posse de auto e número de viagens foi realizada, objetivando identificar o impacto das novas estações. Os resultados indicam que cada extensão de linha se desenvolveu de forma diferente, em termos de distribuição de atividades e características socioeconômicas. Também, a análise desagregada sugere que o efeito de variáveis como renda familiar e distância até a estação mais próxima pode afetar famílias de forma diferente dependendo da proximidade da zona com o Metrô.This dissertation analyzes the evolution of transportation demand associated with the extension of two lines Blue and Green of the São Paulo Metro, including five stations that started operating in 1998. The analysis used data from the 1997 and 2007 Origin and Destination Surveys (Pesquisas Origem e Destino), allowing the comparison of travel and socioeconomic characteristics. For each line, two groups of zones were identified in the proximity of the new stations: with direct impact and with indirect impact from the Metrô. The analysis compared these geographic groups between them and in time, using both OD surveys. In addition, a disaggregate analysis of two travel behavior related variables auto ownership and number of trips was conducted, aiming to identify the impact of the new stations. The results indicate that each line extension developed differently, in terms of distribution of activities and socioeconomic characteristics. Also, the disaggregate analysis suggests that the effect of variables such as family income and distance to the nearest station may affect families differently depending on the zone proximity to the Metrô.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStrambi, OrlandoGutierres, Dionísio Matrigani Mercado2013-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15052014-161248/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-15052014-161248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
Analysis of transportation demand evolution associated with deployment of subway stations.
title Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
spellingShingle Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
Gutierres, Dionísio Matrigani Mercado
Características socioeconômicas
Demanda por transportes
Land use and transport
Metrô
Socioeconomic characteristics
Subway
Transportation demand
Uso do solo e transportes
title_short Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
title_full Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
title_fullStr Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
title_full_unstemmed Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
title_sort Análise da evolução da demanda por transportes associada à implantação de estações de metrô.
author Gutierres, Dionísio Matrigani Mercado
author_facet Gutierres, Dionísio Matrigani Mercado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Strambi, Orlando
dc.contributor.author.fl_str_mv Gutierres, Dionísio Matrigani Mercado
dc.subject.por.fl_str_mv Características socioeconômicas
Demanda por transportes
Land use and transport
Metrô
Socioeconomic characteristics
Subway
Transportation demand
Uso do solo e transportes
topic Características socioeconômicas
Demanda por transportes
Land use and transport
Metrô
Socioeconomic characteristics
Subway
Transportation demand
Uso do solo e transportes
description Esta dissertação analisa a evolução da demanda por transportes associada à extensão de duas linhas Azul e Verde do Metrô de São Paulo, incluindo cinco estações que iniciaram operação em 1998. A análise usou dados de 1997 e 2007 das Pesquisas Origem e Destino, permitindo a comparação de características de viagem e socioeconômicas. Para cada linha, dois grupos de zonas foram identificadas próximo às novas estações: com impacto direto e com impacto indireto do Metrô. A análise comparou estes grupos geográficos entre eles e temporalmente, usando ambas as Pesquisas OD. Além disso, uma análise desagregada de duas variáveis associadas ao comportamento da demanda por viagem posse de auto e número de viagens foi realizada, objetivando identificar o impacto das novas estações. Os resultados indicam que cada extensão de linha se desenvolveu de forma diferente, em termos de distribuição de atividades e características socioeconômicas. Também, a análise desagregada sugere que o efeito de variáveis como renda familiar e distância até a estação mais próxima pode afetar famílias de forma diferente dependendo da proximidade da zona com o Metrô.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15052014-161248/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-15052014-161248/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090740750385152