Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massigli, Marcela
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-04062009-101719/
Resumo: O objetivo desse estudo foi investigar o efeito de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (2 níveis de validade ecológica x 4 estruturas de prática). A tarefa foi rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado do lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da somatória e do coeficiente de variação dos pontos alcançados em blocos de dez tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica manipulados. Mas, diferente do verificado em situação de laboratório, a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais
id USP_8440edeb444e5a84d0109720670d0d72
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04062009-101719
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motoraPractice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learningAdaptive processAprendizagem motoraEcological validityEstrutura de práticaExperimental situationMotor learningPractice scheduleProcesso adaptativoSituação experimentalValidade ecológicaO objetivo desse estudo foi investigar o efeito de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (2 níveis de validade ecológica x 4 estruturas de prática). A tarefa foi rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado do lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da somatória e do coeficiente de variação dos pontos alcançados em blocos de dez tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica manipulados. Mas, diferente do verificado em situação de laboratório, a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentaisThe aim of this study was to investigate the effect of different practice schedules in the adaptive process of motor learning in relation to the experimental situations ecological validity. 104 children participated distributed in eight experimental groups (2 levels of ecological validity x 4 practice schedules). The task was to hit a table tennis ball thrown by equipment or experimenter, aiming to hit a target located on the opposite side of the table. The study comprised two phases: stabilization and adaptation. Performance was analyzed through the summation and variation coefficient of the points reached in ten trial blocks. Results showed that the effects of constant, random, constant-random and random-constant practice on adaptive process of motor learning were similar for both levels of ecological validity. But, different from what was observed on laboratory situations, constant practice was the less effective on adaptive process of motor learning in both experimental situationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarMassigli, Marcela2009-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-04062009-101719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-04062009-101719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Practice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learning
title Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
spellingShingle Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Massigli, Marcela
Adaptive process
Aprendizagem motora
Ecological validity
Estrutura de prática
Experimental situation
Motor learning
Practice schedule
Processo adaptativo
Situação experimental
Validade ecológica
title_short Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_full Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_fullStr Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_full_unstemmed Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
title_sort Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
author Massigli, Marcela
author_facet Massigli, Marcela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Umberto Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Massigli, Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptive process
Aprendizagem motora
Ecological validity
Estrutura de prática
Experimental situation
Motor learning
Practice schedule
Processo adaptativo
Situação experimental
Validade ecológica
topic Adaptive process
Aprendizagem motora
Ecological validity
Estrutura de prática
Experimental situation
Motor learning
Practice schedule
Processo adaptativo
Situação experimental
Validade ecológica
description O objetivo desse estudo foi investigar o efeito de diferentes estruturas de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (2 níveis de validade ecológica x 4 estruturas de prática). A tarefa foi rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado do lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da somatória e do coeficiente de variação dos pontos alcançados em blocos de dez tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica manipulados. Mas, diferente do verificado em situação de laboratório, a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-04062009-101719/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-04062009-101719/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256659747930112