Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/ |
Resumo: | A videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaula |
id |
USP_84d20862d7b890d22008ac38e6dce792 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-24062024-111000 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulasMedia Literacy in teacher training for Higher Education: analysis of pedagogical and audiovisual elements in video lessonsAprendizagem multimídiaCompetências midiáticasCultura digitalDigital cultureFormação docenteMedia LiteracyMultimedia LearningTeacher trainingVideo lessonsVideoaulasA videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaulaA video lesson is an educational material widely used in Higher Education, whether in distance learning, hybrid, or even in face-to-face courses. This educational resource integrates traditional classroom methods and elements of video, encompassing both pedagogical and audiovisual components. Educators, when working with video content, engage with multimedia messages - combinations of text, images, sounds, and motion. Without a proficient grasp of audiovisual language, even if it\'s introductory, teachers may encounter challenges in creating effective video materials, as many have not developed media competences. This study aims to conduct an exploratory-descriptive analysis to identify the pedagogical and audiovisual elements that characterize intentionally planned video lessons for use in Higher Education. For this purpose, ten video lessons from graduate students in a pedagogical training course for Higher Education teaching were analyzed, considering media literacy skills in terms of expression and groups of principles of multimedia learning. As a result, parameters for the use of pedagogical and audiovisual elements in the stages that comprise the process of creating a video lesson were proposed. In the planning stage, it is suggested that the instructor consider the following elements: topic, learning objectives, contextualization, format, duration, selection of the recording location, assessment of equipment, and development of a script. During the recording stage, it is recommended that the instructor consider the following elements: dialogic language, directed gaze, setting, sound, light, and framing. In the editing stage, the suggested elements include: reviewing the material, removing sections with errors, and optionally, adding metadata, an intro bumper, sound effects/background music, and visual effects (such as images, illustrations, and on-screen text). These pedagogical and audiovisual elements can contribute to the instructor\'s autonomy and confidence in creating multimedia educational materials, such as video lessonsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoGarbin, Mônica CristinaPirillo, Nádia Rubio2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T23:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-24062024-111000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T23:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas Media Literacy in teacher training for Higher Education: analysis of pedagogical and audiovisual elements in video lessons |
title |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
spellingShingle |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas Pirillo, Nádia Rubio Aprendizagem multimídia Competências midiáticas Cultura digital Digital culture Formação docente Media Literacy Multimedia Learning Teacher training Video lessons Videoaulas |
title_short |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
title_full |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
title_fullStr |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
title_full_unstemmed |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
title_sort |
Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas |
author |
Pirillo, Nádia Rubio |
author_facet |
Pirillo, Nádia Rubio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arroio, Agnaldo Garbin, Mônica Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirillo, Nádia Rubio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem multimídia Competências midiáticas Cultura digital Digital culture Formação docente Media Literacy Multimedia Learning Teacher training Video lessons Videoaulas |
topic |
Aprendizagem multimídia Competências midiáticas Cultura digital Digital culture Formação docente Media Literacy Multimedia Learning Teacher training Video lessons Videoaulas |
description |
A videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaula |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091043751100416 |