Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirillo, Nádia Rubio
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/
Resumo: A videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaula
id USP_84d20862d7b890d22008ac38e6dce792
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24062024-111000
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulasMedia Literacy in teacher training for Higher Education: analysis of pedagogical and audiovisual elements in video lessonsAprendizagem multimídiaCompetências midiáticasCultura digitalDigital cultureFormação docenteMedia LiteracyMultimedia LearningTeacher trainingVideo lessonsVideoaulasA videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaulaA video lesson is an educational material widely used in Higher Education, whether in distance learning, hybrid, or even in face-to-face courses. This educational resource integrates traditional classroom methods and elements of video, encompassing both pedagogical and audiovisual components. Educators, when working with video content, engage with multimedia messages - combinations of text, images, sounds, and motion. Without a proficient grasp of audiovisual language, even if it\'s introductory, teachers may encounter challenges in creating effective video materials, as many have not developed media competences. This study aims to conduct an exploratory-descriptive analysis to identify the pedagogical and audiovisual elements that characterize intentionally planned video lessons for use in Higher Education. For this purpose, ten video lessons from graduate students in a pedagogical training course for Higher Education teaching were analyzed, considering media literacy skills in terms of expression and groups of principles of multimedia learning. As a result, parameters for the use of pedagogical and audiovisual elements in the stages that comprise the process of creating a video lesson were proposed. In the planning stage, it is suggested that the instructor consider the following elements: topic, learning objectives, contextualization, format, duration, selection of the recording location, assessment of equipment, and development of a script. During the recording stage, it is recommended that the instructor consider the following elements: dialogic language, directed gaze, setting, sound, light, and framing. In the editing stage, the suggested elements include: reviewing the material, removing sections with errors, and optionally, adding metadata, an intro bumper, sound effects/background music, and visual effects (such as images, illustrations, and on-screen text). These pedagogical and audiovisual elements can contribute to the instructor\'s autonomy and confidence in creating multimedia educational materials, such as video lessonsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoGarbin, Mônica CristinaPirillo, Nádia Rubio2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T23:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-24062024-111000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T23:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
Media Literacy in teacher training for Higher Education: analysis of pedagogical and audiovisual elements in video lessons
title Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
spellingShingle Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
Pirillo, Nádia Rubio
Aprendizagem multimídia
Competências midiáticas
Cultura digital
Digital culture
Formação docente
Media Literacy
Multimedia Learning
Teacher training
Video lessons
Videoaulas
title_short Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
title_full Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
title_fullStr Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
title_full_unstemmed Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
title_sort Competências midiáticas na formação docente para o Ensino Superior: análise de elementos pedagógicos e audiovisuais em videoaulas
author Pirillo, Nádia Rubio
author_facet Pirillo, Nádia Rubio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
Garbin, Mônica Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirillo, Nádia Rubio
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem multimídia
Competências midiáticas
Cultura digital
Digital culture
Formação docente
Media Literacy
Multimedia Learning
Teacher training
Video lessons
Videoaulas
topic Aprendizagem multimídia
Competências midiáticas
Cultura digital
Digital culture
Formação docente
Media Literacy
Multimedia Learning
Teacher training
Video lessons
Videoaulas
description A videoaula é um material didático largamente utilizado no Ensino Superior, seja em cursos a distância, híbridos ou mesmo em cursos presenciais. Por ser um recurso que combina aula e vídeo, ela traz em si tanto características pedagógicas quanto características relacionadas ao audiovisual. No trabalho com o vídeo, os docentes lidam com mensagens no formato multimídia, que são aquelas que envolvem textos, imagens, sons e movimentos. Caso o docente não tenha conhecimento sobre a linguagem audiovisual, mesmo que introdutório, é provável que enfrente dificuldades na elaboração do material em vídeo. Isso porque grande parte dos professores não teve uma formação para compreender e trabalhar com as mídias, ou seja, não desenvolveu as competências midiáticas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi identificar, por meio de uma análise exploratório-descritiva, os elementos pedagógicos e audiovisuais que caracterizam videoaulas intencionalmente planejadas para uso em nível superior. Para tanto, foram analisadas dez videoaulas de estudantes de pós-graduação de uma disciplina de formação pedagógica para a docência no Ensino Superior, considerando as competências midiáticas no âmbito da expressão e os grupos de princípios da aprendizagem multimídia. Como resultado, foram propostos parâmetros para uso de elementos pedagógicos e audiovisuais nas etapas que compõem o processo de elaboração de uma videoaula. Na etapa de planejamento, sugere-se que o docente considere os seguintes elementos: tema, objetivos de aprendizagem, contextualização, formato, duração, definição do local de gravação, avaliação dos equipamentos e elaboração de um roteiro. Na etapa de gravação, é recomendado que o docente considere os elementos: linguagem dialógica, olhar direcionado, cenário, som, luz e enquadramento. Na etapa de edição, os elementos indicados são: revisão do material, exclusão de trechos com erros e, opcionalmente, inclusão de metadados, vinheta, efeitos sonoros/trilha sonora, efeitos visuais (imagens, ilustrações e textos em tela, por exemplo). Esses elementos, tanto pedagógicos quanto audiovisuais, podem contribuir para que o docente tenha mais autonomia e segurança na elaboração de um material didático multimídia, como a videoaula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-24062024-111000/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091043751100416