Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718 |
Resumo: | A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual. |
id |
UFRJ-12_917b2a91ee60ef2e544f845f11020723 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/718 |
network_acronym_str |
UFRJ-12 |
network_name_str |
Revista Lumina |
spelling |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadorescompetência midiática; competência digital; alfabetização midiática; dimensões e indicadores; didáticaA necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual.LuminaAmor Pérez, MªDelgado, Águeda2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718Lumina; v. 11, n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporâneae-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718/496Direitos autorais 2017 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T20:26:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
spellingShingle |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores Amor Pérez, Mª competência midiática; competência digital; alfabetização midiática; dimensões e indicadores; didática |
title_short |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_full |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_fullStr |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_full_unstemmed |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
title_sort |
Da competência digital e audiovisual à competência midiática: dimensões e indicadores |
author |
Amor Pérez, Mª |
author_facet |
Amor Pérez, Mª Delgado, Águeda |
author_role |
author |
author2 |
Delgado, Águeda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amor Pérez, Mª Delgado, Águeda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência midiática; competência digital; alfabetização midiática; dimensões e indicadores; didática |
topic |
competência midiática; competência digital; alfabetização midiática; dimensões e indicadores; didática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual. |
description |
A necessidade de formular a conceituação da competência midiática conduz a uma perspectiva mais ampla na qual convergem aspectos vinculados à competência audiovisual e à competência digital. Ambas constituem o marco de referência da competência básica do currículo vigente na Espanha, denominada “O tratamento da informação e da competência digital”. Apesar das experiências que estão sendo realizadas tanto em comunicação audiovisual quanto digital, ainda são poucas as tentativas de definir, de maneira precisa, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para considerar-se competente em ambas esferas, inescusáveis no momento de pôr em prática os processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho parte da análise de seis importantes estudos sobre a temática da alfabetização tanto digital quanto audiovisual. Considerando-se aspectos como os destinatários, a conceituação utilizada em cada um desses estudos, as dimensões que formulam, o tipo de taxonomia, indicadores e as propostas didáticas: objetivos, conteúdos, atividades, sistematizados em uma série de dimensões e indicadores para definir a competência midiática e formular o desenho de atividades para uma proposta didática de acordo com os indicadores estabelecidos. A pesquisa desenvolvida nos permitiu afirmar a necessidade da convergência terminológica, assim como a elaboração de recursos, a partir dos indicadores definidos, que incidam sobre os distintos âmbitos da competência midiática de uma maneira efetiva e que sirvam para executar atuações didáticas nos distintos grupos que compõem a sociedade atual. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718 |
url |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/718/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 11, n. 1 (2017): Dossiê Entretenimento Digital: Meios e Processos do Lúdico na Cultura Contemporânea e-1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro instacron:UFRJ |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1624478394660945920 |