Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contó, Adriano Del Mastro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10022022-123743/
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre o tempo musical no início do séc. XX, suas estruturas métrica e rítmica e as implicações nas questões interpretativas com foco no gestual da regência. Nesse período, a escrita musical já não atendia satisfatoriamente a intenção dos compositores, já que as ideias musicais foram se ampliando e a notação tradicional já não era capaz de transmiti-las em sua totalidade. A investigação histórica apresentada é fundamentada em conceitos de música moderna, tradições inventadas e racionalização das esferas. As investigações analíticas revelam uma possibilidade de ampliação dos padrões gestuais de regência que visa acompanhar o desenvolvimento e a evolução rítmica presentes nas composições do séc. XX e tem suporte em Meier e Scherchen. Detectamos que o modelo rítmico presente nas composições até esse século foi construído sobre uma métrica fixa em que as fórmulas de compasso determinavam a organização rítmica cíclica, cujos acentos respeitavam uma estrutura hierárquica preestabelecida, precisa e funcional. A partir de 1900, essa hierarquia rítmica foi sendo desconstruída, e a sua significação, ampliada. Para conduzir este trabalho, foram apresentados trechos do repertório musical do séc. XX que nos permitiram uma reflexão sobre essas questões. Ainda foram investigados trechos de obras do repertório sinfônico de Igor Stravinsky como A História do Soldado, Sagração da Primavera e Petrouchka, entre outras da época com características rítmicas em que acentuações de frases e expressões rítmicas que possibilitam interpretações diversas a serem elucidadas pelo regente moderno. Nossa investigação amplia a visão do regente em obras a partir do séc. XX especificamente na interpretação de polirritimias.
id USP_8540ca7f7495bf36381304bff8d68a7e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10022022-123743
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de StravinskyInvestigations into polyrhythmias in the century XX: interpretative considerations and implications for conducting in Stravinsky\'s works.20th century musicconductinginterpretaçãointerpretationmodernismmodernismomusicmúsica do séc. XXpolimetricidadepolirritmiapolymetricitypolyrhythmsregênciarhythmritmoStravinskyStravinskyEsta pesquisa propõe um estudo sobre o tempo musical no início do séc. XX, suas estruturas métrica e rítmica e as implicações nas questões interpretativas com foco no gestual da regência. Nesse período, a escrita musical já não atendia satisfatoriamente a intenção dos compositores, já que as ideias musicais foram se ampliando e a notação tradicional já não era capaz de transmiti-las em sua totalidade. A investigação histórica apresentada é fundamentada em conceitos de música moderna, tradições inventadas e racionalização das esferas. As investigações analíticas revelam uma possibilidade de ampliação dos padrões gestuais de regência que visa acompanhar o desenvolvimento e a evolução rítmica presentes nas composições do séc. XX e tem suporte em Meier e Scherchen. Detectamos que o modelo rítmico presente nas composições até esse século foi construído sobre uma métrica fixa em que as fórmulas de compasso determinavam a organização rítmica cíclica, cujos acentos respeitavam uma estrutura hierárquica preestabelecida, precisa e funcional. A partir de 1900, essa hierarquia rítmica foi sendo desconstruída, e a sua significação, ampliada. Para conduzir este trabalho, foram apresentados trechos do repertório musical do séc. XX que nos permitiram uma reflexão sobre essas questões. Ainda foram investigados trechos de obras do repertório sinfônico de Igor Stravinsky como A História do Soldado, Sagração da Primavera e Petrouchka, entre outras da época com características rítmicas em que acentuações de frases e expressões rítmicas que possibilitam interpretações diversas a serem elucidadas pelo regente moderno. Nossa investigação amplia a visão do regente em obras a partir do séc. XX especificamente na interpretação de polirritimias.This research proposes a study about the musical time in the beginning of the century. XX, its metric and rhythmic structures and the implications for interpretive issues with a focus on conducting gestures. During this period, musical writing no longer satisfactorily met the composers\' intention, as musical ideas were expanded and traditional notation was no longer capable of transmitting them in their entirety. The historical investigation presented is based on concepts of modern music, invented traditions and rationalization of spheres. Analytical investigations reveal the possibility of expanding the gestural patterns of conducting that aims to follow the development and rhythmic evolution present in the compositions of the century. XX and is supported by Meier and Scherchen. We detected that the rhythmic model present in the compositions until that century was built on a fixed meter in which the time signatures determined the cyclic rhythmic organization, whose accents respected a pre-established, precise and functional hierarchical structure. From 1900 onwards, this rhythmic hierarchy was deconstructed and its meaning expanded. To conduct this work, excerpts from the 20th century musical repertoire were presented. XX that allowed us to reflect on these issues. Excerpts from works from Igor Stravinsky\'s symphonic repertoire were also investigated, such as A História do Soldado, Rite of Spring and Petrouchka, among others of the time with rhythmic characteristics in which accentuations of phrases and rhythmic expressions that allow different interpretations to be elucidated by the modern conductor. Our investigation expands the conductor\'s vision in works from the century. XX specifically in the interpretation of polyrhythmias.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJardim, Gilmar RobertoContó, Adriano Del Mastro2021-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10022022-123743/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-10T17:55:02Zoai:teses.usp.br:tde-10022022-123743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-10T17:55:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
Investigations into polyrhythmias in the century XX: interpretative considerations and implications for conducting in Stravinsky\'s works.
title Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
spellingShingle Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
Contó, Adriano Del Mastro
20th century music
conducting
interpretação
interpretation
modernism
modernismo
music
música do séc. XX
polimetricidade
polirritmia
polymetricity
polyrhythms
regência
rhythm
ritmo
Stravinsky
Stravinsky
title_short Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
title_full Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
title_fullStr Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
title_full_unstemmed Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
title_sort Investigações sobre polirritmias no séc. XX: considerações e implicações interpretativas para a regência em obras de Stravinsky
author Contó, Adriano Del Mastro
author_facet Contó, Adriano Del Mastro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardim, Gilmar Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Contó, Adriano Del Mastro
dc.subject.por.fl_str_mv 20th century music
conducting
interpretação
interpretation
modernism
modernismo
music
música do séc. XX
polimetricidade
polirritmia
polymetricity
polyrhythms
regência
rhythm
ritmo
Stravinsky
Stravinsky
topic 20th century music
conducting
interpretação
interpretation
modernism
modernismo
music
música do séc. XX
polimetricidade
polirritmia
polymetricity
polyrhythms
regência
rhythm
ritmo
Stravinsky
Stravinsky
description Esta pesquisa propõe um estudo sobre o tempo musical no início do séc. XX, suas estruturas métrica e rítmica e as implicações nas questões interpretativas com foco no gestual da regência. Nesse período, a escrita musical já não atendia satisfatoriamente a intenção dos compositores, já que as ideias musicais foram se ampliando e a notação tradicional já não era capaz de transmiti-las em sua totalidade. A investigação histórica apresentada é fundamentada em conceitos de música moderna, tradições inventadas e racionalização das esferas. As investigações analíticas revelam uma possibilidade de ampliação dos padrões gestuais de regência que visa acompanhar o desenvolvimento e a evolução rítmica presentes nas composições do séc. XX e tem suporte em Meier e Scherchen. Detectamos que o modelo rítmico presente nas composições até esse século foi construído sobre uma métrica fixa em que as fórmulas de compasso determinavam a organização rítmica cíclica, cujos acentos respeitavam uma estrutura hierárquica preestabelecida, precisa e funcional. A partir de 1900, essa hierarquia rítmica foi sendo desconstruída, e a sua significação, ampliada. Para conduzir este trabalho, foram apresentados trechos do repertório musical do séc. XX que nos permitiram uma reflexão sobre essas questões. Ainda foram investigados trechos de obras do repertório sinfônico de Igor Stravinsky como A História do Soldado, Sagração da Primavera e Petrouchka, entre outras da época com características rítmicas em que acentuações de frases e expressões rítmicas que possibilitam interpretações diversas a serem elucidadas pelo regente moderno. Nossa investigação amplia a visão do regente em obras a partir do séc. XX especificamente na interpretação de polirritimias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10022022-123743/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-10022022-123743/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256903592181760