Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22112023-143219/ |
Resumo: | A dissertação intitulada Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena investiga os aspectos visuais da indumentária cênica da peça Bakkhantes (2000) do Teatro Malandro (Suíça), com direção geral e artística de Omar Porras, colombiano radicado na Suíça e fundador da companhia. Realizada por uma análise documental, iconográfica e bibliográfica, esta pesquisa apresenta uma investigação que propõe reflexões acerca da linguagem e da visualidade dos trajes de cena, máscaras e caracterização dos personagens do espetáculo Bakkhantes. O estudo visita As Bacantes, de Eurípides, e exibe um sucinto mapeamento dos elementos da dramaturgia trágica, que serviu de inspiração para o espetáculo montado pelo Teatro Malandro. A narrativa biográfica de Omar Porras também é apresentada e o diretor tem a sua trajetória artística traçada até o momento de formação do Teatro Malandro, dado complementado pela exposição do método e da estética da companhia. O espetáculo Bakkhantes é analisado técnica e poeticamente por uma pesquisa decorrente do estudo da indumentária cênica e da caracterização visual dos atores. Pela perspectiva de incorporação das máscaras como elemento-chave nos trajes de cena do espetáculo, o estudo é desenvolvido, então, por uma revisão bibliográfica e, a partir da abordagem estético-conceitual da linguagem empregada nos trajes de cena e máscaras do espetáculo, a investigação apresenta uma análise, que parte dos elementos ambiguidade, feio e grotesco, transgressão, signo teatral, máscara, nudez, corpo e corporeidade, identificados a partir de percepções que tangem o traje de cena como mascaramento corporal de Costa (2020). |
id |
USP_85b05751d23582cfd864e71d9c77404f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-22112023-143219 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cenaUse of masks in the Teatro Malandro\'s Bakkhantes: a study on stage costumes.MascaramentoMáscarasMaskingMasksOmar PorrasOmar PorrasStage costumeTeatro MalandroTeatro MalandroTraje de CenaA dissertação intitulada Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena investiga os aspectos visuais da indumentária cênica da peça Bakkhantes (2000) do Teatro Malandro (Suíça), com direção geral e artística de Omar Porras, colombiano radicado na Suíça e fundador da companhia. Realizada por uma análise documental, iconográfica e bibliográfica, esta pesquisa apresenta uma investigação que propõe reflexões acerca da linguagem e da visualidade dos trajes de cena, máscaras e caracterização dos personagens do espetáculo Bakkhantes. O estudo visita As Bacantes, de Eurípides, e exibe um sucinto mapeamento dos elementos da dramaturgia trágica, que serviu de inspiração para o espetáculo montado pelo Teatro Malandro. A narrativa biográfica de Omar Porras também é apresentada e o diretor tem a sua trajetória artística traçada até o momento de formação do Teatro Malandro, dado complementado pela exposição do método e da estética da companhia. O espetáculo Bakkhantes é analisado técnica e poeticamente por uma pesquisa decorrente do estudo da indumentária cênica e da caracterização visual dos atores. Pela perspectiva de incorporação das máscaras como elemento-chave nos trajes de cena do espetáculo, o estudo é desenvolvido, então, por uma revisão bibliográfica e, a partir da abordagem estético-conceitual da linguagem empregada nos trajes de cena e máscaras do espetáculo, a investigação apresenta uma análise, que parte dos elementos ambiguidade, feio e grotesco, transgressão, signo teatral, máscara, nudez, corpo e corporeidade, identificados a partir de percepções que tangem o traje de cena como mascaramento corporal de Costa (2020).The masters thesis entitled Use of masks in the Teatro Malandro\'s Bakkhantes: a study on stage costumes\'\' investigates the visual aspects of the stage costumes of the play Bakkhantes (2000) by the Teatro Malandro (Switzerland), with general and artistic direction by Omar Porras, a Colombian living in Switzerland and founder of the company. Developed by a documentary, iconographic and bibliographic analysis, this research presents an investigation that proposes reflections on the language and the visuals of the stage costumes, masks, and characterization of the characters in the play Bakkhantes. The study visits The Bacchae \'\' by Euripides and presents a concise mapping of the elements of the tragic dramaturgy, which served as inspiration for the spectacle mounted by Teatro Malandro. It is introduced by an Omar Porras biographical narrative, and his artistic trajectory is traced until the moment of Teatro Malandro\'s formation, complemented by the company\'s method and aesthetic exposition. The play Bakkhantes is analyzed technically and poetically by an investigation resulting from the study of scenic clothing and the visual characterization of the actors. The study is developed by a bibliographical review of the aesthetic and conceptual approach of the language used in the stage costumes and masks of the play and looks at the incorporation of the theater mask as a key element in the stage costumes of the play. The research presents a study, which starts from the elements: ambiguity, ugly and grotesque, transgression, theatrical sign, theater masks, nudity, body, and corporeality, identified from perceptions that touch the stage costume as body masking of Costa (2020).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Fausto Roberto PoçoMartins, Paula Adriano2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22112023-143219/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T16:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-22112023-143219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T16:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena Use of masks in the Teatro Malandro\'s Bakkhantes: a study on stage costumes. |
title |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
spellingShingle |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena Martins, Paula Adriano Mascaramento Máscaras Masking Masks Omar Porras Omar Porras Stage costume Teatro Malandro Teatro Malandro Traje de Cena |
title_short |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
title_full |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
title_fullStr |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
title_full_unstemmed |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
title_sort |
Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena |
author |
Martins, Paula Adriano |
author_facet |
Martins, Paula Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Fausto Roberto Poço |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Paula Adriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mascaramento Máscaras Masking Masks Omar Porras Omar Porras Stage costume Teatro Malandro Teatro Malandro Traje de Cena |
topic |
Mascaramento Máscaras Masking Masks Omar Porras Omar Porras Stage costume Teatro Malandro Teatro Malandro Traje de Cena |
description |
A dissertação intitulada Uso de máscaras em Bakkhantes do Teatro Malandro: um estudo sobre trajes de cena investiga os aspectos visuais da indumentária cênica da peça Bakkhantes (2000) do Teatro Malandro (Suíça), com direção geral e artística de Omar Porras, colombiano radicado na Suíça e fundador da companhia. Realizada por uma análise documental, iconográfica e bibliográfica, esta pesquisa apresenta uma investigação que propõe reflexões acerca da linguagem e da visualidade dos trajes de cena, máscaras e caracterização dos personagens do espetáculo Bakkhantes. O estudo visita As Bacantes, de Eurípides, e exibe um sucinto mapeamento dos elementos da dramaturgia trágica, que serviu de inspiração para o espetáculo montado pelo Teatro Malandro. A narrativa biográfica de Omar Porras também é apresentada e o diretor tem a sua trajetória artística traçada até o momento de formação do Teatro Malandro, dado complementado pela exposição do método e da estética da companhia. O espetáculo Bakkhantes é analisado técnica e poeticamente por uma pesquisa decorrente do estudo da indumentária cênica e da caracterização visual dos atores. Pela perspectiva de incorporação das máscaras como elemento-chave nos trajes de cena do espetáculo, o estudo é desenvolvido, então, por uma revisão bibliográfica e, a partir da abordagem estético-conceitual da linguagem empregada nos trajes de cena e máscaras do espetáculo, a investigação apresenta uma análise, que parte dos elementos ambiguidade, feio e grotesco, transgressão, signo teatral, máscara, nudez, corpo e corporeidade, identificados a partir de percepções que tangem o traje de cena como mascaramento corporal de Costa (2020). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22112023-143219/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-22112023-143219/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257288170012672 |