Avaliação da influência das regras de priorização de lotes ferroviários no desempenho de um terminal portuário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15012021-090001/ |
Resumo: | A expressiva e crescente demanda por minérios de ferro e grãos alimentícios produzidos no Brasil, aliada à grande dificuldade (ou até impossibilidade) de expansão dos sistemas portuários existentes, torna favorável a construção de novos terminais, com o intuito de reduzir o desequilíbrio entre a oferta e demanda destes produtos. Mesmo assim, no planejamento de um novo sistema portuário, é necessário estudar e definir as condições operacionais de modo que se obtenha maior eficiência nas operações portuárias e, consequentemente, melhor nível de serviço ao cliente. Assim, buscou-se neste trabalho analisar diferentes regras de priorização no atendimento de lotes em fila para descarga em um terminal portuário, observando o impacto que elas causam no desempenho do sistema, avaliado por meio de indicadores como tempo médio de fila, ocupação de equipamento e atendimento da demanda. Para isto, foi desenvolvido um modelo de simulação computacional, capaz de representar detalhadamente as operações realizadas no porto, desde o subsistema de descarga de trens até o carregamento dos navios com os produtos. As análises foram realizadas por meio da comparação de cenários, testando múltiplas regras de despacho em diferentes níveis de demanda. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a seleção de uma regra de priorização adequada pode reduzir em até 5% o tempo médio em fila dos trens e que não há uma regra única que seja melhor para produtos com diferentes demandas. Por fim, desenvolveu-se uma regra híbrida, a qual considera a melhor lógica de priorização para cada tipo de produto, com base nos resultados das análises anteriores. Com isto, observou-se que esta abordagem híbrida resultou no menor tempo médio de fila dos trens em comparação com as demais regras aplicadas separadamente. A simulação computacional se mostrou uma ferramenta eficaz e adequada para a condução do estudo proposto. |
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Avaliação da influência das regras de priorização de lotes ferroviários no desempenho de um terminal portuárioEvaluation of the impact of train dispatching rules on a port terminal\'s performance.Descarga de vagõesDispatching rulePort terminalRegra de despachoSimulaçãoSimulationTerminais marítimosWagon dischargeA expressiva e crescente demanda por minérios de ferro e grãos alimentícios produzidos no Brasil, aliada à grande dificuldade (ou até impossibilidade) de expansão dos sistemas portuários existentes, torna favorável a construção de novos terminais, com o intuito de reduzir o desequilíbrio entre a oferta e demanda destes produtos. Mesmo assim, no planejamento de um novo sistema portuário, é necessário estudar e definir as condições operacionais de modo que se obtenha maior eficiência nas operações portuárias e, consequentemente, melhor nível de serviço ao cliente. Assim, buscou-se neste trabalho analisar diferentes regras de priorização no atendimento de lotes em fila para descarga em um terminal portuário, observando o impacto que elas causam no desempenho do sistema, avaliado por meio de indicadores como tempo médio de fila, ocupação de equipamento e atendimento da demanda. Para isto, foi desenvolvido um modelo de simulação computacional, capaz de representar detalhadamente as operações realizadas no porto, desde o subsistema de descarga de trens até o carregamento dos navios com os produtos. As análises foram realizadas por meio da comparação de cenários, testando múltiplas regras de despacho em diferentes níveis de demanda. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a seleção de uma regra de priorização adequada pode reduzir em até 5% o tempo médio em fila dos trens e que não há uma regra única que seja melhor para produtos com diferentes demandas. Por fim, desenvolveu-se uma regra híbrida, a qual considera a melhor lógica de priorização para cada tipo de produto, com base nos resultados das análises anteriores. Com isto, observou-se que esta abordagem híbrida resultou no menor tempo médio de fila dos trens em comparação com as demais regras aplicadas separadamente. A simulação computacional se mostrou uma ferramenta eficaz e adequada para a condução do estudo proposto.The expressive and growing demand for iron ores and food grains produced in Brazil, combined with the great difficulty (or even impossibility) of expanding the existing port systems, makes the construction of new terminals favorable, in order to reduce the imbalance between supply and demand for these products. Even so, when planning a new port system, it is necessary to study and define operational conditions so that greater efficiency in port operations is achieved and, consequently, a better level of customer service. Thus, it was sought in this work to analyze different rules of prioritization of trains waiting to be unloaded at a port terminal, observing the impact that they have on the performance of the system, evaluated through indicators such as queueing times, equipment occupation levels and percentage of demand met. For this, a computer simulation model was developed, capable of representing the port operations in detail, from the train unloading subsystem to the loading of the ships with the products. The analyses were carried out through the comparison of scenarios, testing multiple dispatch rules at different levels of demand. From the results obtained, it was concluded that the selection of an adequate prioritization rule can reduce by 5% the average time in queue for trains and that there is no unique rule that works best for products with different demands. Finally, a hybrid rule was developed, which considers the best prioritization rule for each product, based on the results from the previous analyses. With this, it was observed that this hybrid approach resulted in the smallest average time in queue for trains, when compared to the other rules applied separately. Simulation modeling proved to be an effective and adequate tool to carry out the proposed study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosAnauate, Pedro Piccolo2020-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-15012021-090001/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-01-20T15:42:01Zoai:teses.usp.br:tde-15012021-090001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-01-20T15:42:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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