O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Okasaki, Aymê
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/
Resumo: A presente pesquisa destinada à Defesa de Dissertação, executada sob fomento da CAPES, tem como linha de pesquisa o Projeto de Têxtil e Moda. A proposta versa sobre a criação de um projeto educativo para a disciplina de Artes no Ensino Médio, que utilize as técnicas artesanais de estamparia têxtil no ensino de artes. O objetivo geral desta pesquisa é o de apresentar de que maneira a estamparia poderia ser utilizada no ensino da arte nas escolas. A utilização do design têxtil como elemento artístico em sala de aula se justifica pela inserção de diferentes suportes do cotidiano na arte contemporânea, que é um ponto importante a ser abordado no Ensino Básico de educação. Para a confecção do projeto educativo, foram levantadas as principais técnicas artesanais, as quais direcionaram as atividades e propostas do projeto. Para avaliação do projeto educativo, foi realizado um estudo de caso, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, na escola Etec Presidente Vargas, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. A ação educativa se baseou na Abordagem Triangular para ensino de artes visuais, da arte-educadora Ana Mae Barbosa, atuando em três eixos: Contextualização, Fazer Artístico e Leitura de Imagem. A análise das atividades dos educandos, foi realizada por meio da observação participante e entrevistas com a professora de Arte e com os alunos da turma, que forneceram a base para avaliação do projeto e dos materiais didáticos produzidos. O ensino de Estamparia, dentro da disciplina de Artes, expandiu a compreensão dos alunos sobre as possibilidades artísticas e permitiu que eles integrassem a cultura popular jovem a suas criações. Deste modo, os alunos puderam expressar seus interesses e realidades cotidianas em camisetas estampadas de experiências, aprendizagens e arte
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spelling O estampar na arte-educação: um estudo de caso no Ensino MédioThe stamp in art education: a case study in high schoolAbordagem triangularArt educationArte-educaçãoDesign de superfícieEnsino médioEstampariaHigh schoolStampingSurface designTriangular approachA presente pesquisa destinada à Defesa de Dissertação, executada sob fomento da CAPES, tem como linha de pesquisa o Projeto de Têxtil e Moda. A proposta versa sobre a criação de um projeto educativo para a disciplina de Artes no Ensino Médio, que utilize as técnicas artesanais de estamparia têxtil no ensino de artes. O objetivo geral desta pesquisa é o de apresentar de que maneira a estamparia poderia ser utilizada no ensino da arte nas escolas. A utilização do design têxtil como elemento artístico em sala de aula se justifica pela inserção de diferentes suportes do cotidiano na arte contemporânea, que é um ponto importante a ser abordado no Ensino Básico de educação. Para a confecção do projeto educativo, foram levantadas as principais técnicas artesanais, as quais direcionaram as atividades e propostas do projeto. Para avaliação do projeto educativo, foi realizado um estudo de caso, com uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, na escola Etec Presidente Vargas, na cidade de Mogi das Cruzes/SP. A ação educativa se baseou na Abordagem Triangular para ensino de artes visuais, da arte-educadora Ana Mae Barbosa, atuando em três eixos: Contextualização, Fazer Artístico e Leitura de Imagem. A análise das atividades dos educandos, foi realizada por meio da observação participante e entrevistas com a professora de Arte e com os alunos da turma, que forneceram a base para avaliação do projeto e dos materiais didáticos produzidos. O ensino de Estamparia, dentro da disciplina de Artes, expandiu a compreensão dos alunos sobre as possibilidades artísticas e permitiu que eles integrassem a cultura popular jovem a suas criações. Deste modo, os alunos puderam expressar seus interesses e realidades cotidianas em camisetas estampadas de experiências, aprendizagens e arteThe stamp in art education: a case study in high school. 2016. 194 f. Dissertation (MA in Textile and Fashion) - School of Arts, Sciences and Humanities, University of São Paulo, São Paulo, 2016. Original version. The present research destined to dissertation defense, executed under CAPES development, and it has as the line of research the Textile and Fashion Design. The proposal concerns the creation of a supplementary educational project to Arts discipline in High School, using the traditional techniques of textile printing in the Art class. The general objective of this research is to show that the imprinting way could be used in art education in schools. The use of textile design as artistic element in the classroom is justified by the inclusion of different daily media in contemporary art, which is an important point to be addressed in the basic education. Major craft techniques were raised to make the educational project, which directed the activities and the project proposals. The evaluation and correction of the educational project was conducted by a case study with a group from the first year of High School, in Presidente Vargas Etec School, in the city of Mogi das Cruzes / SP. The educational act was based on the Triangular approach to teaching visual arts, art educator Ana Mae Barbosa, acting in three center lines: Context, Making Art and Image Reading. The analysis of the students activities, was carried out through participant observation and interviews with the Art teacher and the students in the class, which provided the basis for evaluation of the project and teaching materials produced. The Teaching Stampings within the discipline of Arts expanded the students\' understanding of the artistic possibilities and allowed them to integrate the young popular culture to the creations. Thus, students were able to express their interests and daily realities on stamped t-shits of experiences, learning and artBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKanamaru, Antonio TakaoOkasaki, Aymê2016-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-08112016-135837/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-08112016-135837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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