Iniciativa privada na educação pública: a Fiat e o Programa Moto Perpétuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Junior, Oswaldo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112007-114334/
Resumo: Este trabalho tem como meta confrontar estudos teóricos sobre a problemática das ações sociais de empresas com os resultados de um estudo de caso sobre o Programa Moto Perpétuo da Fiat Automóveis S.A. que, durante cinco anos (1997 a 2001), voltou-se à doação de kits de materiais paradidáticos para milhares de escolas de diferentes regiões do Brasil. Apesar do amplo alcance do Programa, base na qual seus promotores se apoiaram para afirmar tratar-se da maior parceria da iniciativa privada com o governo federal dentro do Acorda Brasil! Está na hora da Escola - programa do Ministério da Educação dedicado a estimular a participação da iniciativa privada através de ações em prol da educação -, não havia, até o momento, nenhum estudo que demonstrasse os efeitos práticos dessa ação, seja na melhoria da educação (propósito declarado como motivação principal para sua existência), seja nas implicações de um redimensionamento das esferas pública e privada, assunto que acalora muitos debates na atualidade. Diante dessas constatações, optou-se pela realização de levantamento e leitura de diferentes fontes que tratam, de maneira direta ou não, da chamada responsabilidade social de empresas. Além de passo fundamental para uma adequada abordagem do objeto estudado, em última instância, esta etapa possibilitou subsidiar inferências mais amplas sobre este tema que condensa interesses conflitantes, na maioria das vezes expressos por discursos de promoção e de crítica mais afeitos às ideologias que espelhados no significado concreto de muitas dessas ações sociais. Numa outra parte, mediante informações obtidas com a realização de entrevistas e pelo levantamento e exame de diversos documentos, se analisou o Programa Moto Perpétuo. Como um exemplo da atuação privada junto ao setor público, pôde-se verificar que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram. Não obstante, os números sobre o Programa que foram divulgados (alunos e escolas beneficiadas e montante de recursos investidos), comparativamente altos diante de outras iniciativas deste tipo, foram componentes do êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Na somatória dessas constatações e de outros aspectos analisados, foi possível demonstrar que prevaleceram interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação. Apesar de não se poder afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas estadual e municipal de ensino atingidos pelo Programa, há indícios de que a implementação do Moto Perpétuo esteve condicionada pelas relações público (governo federal) - privado (empresa do setor automobilístico), representando um inédito capítulo centrado na educação, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico.
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Está na hora da Escola - programa do Ministério da Educação dedicado a estimular a participação da iniciativa privada através de ações em prol da educação -, não havia, até o momento, nenhum estudo que demonstrasse os efeitos práticos dessa ação, seja na melhoria da educação (propósito declarado como motivação principal para sua existência), seja nas implicações de um redimensionamento das esferas pública e privada, assunto que acalora muitos debates na atualidade. Diante dessas constatações, optou-se pela realização de levantamento e leitura de diferentes fontes que tratam, de maneira direta ou não, da chamada responsabilidade social de empresas. Além de passo fundamental para uma adequada abordagem do objeto estudado, em última instância, esta etapa possibilitou subsidiar inferências mais amplas sobre este tema que condensa interesses conflitantes, na maioria das vezes expressos por discursos de promoção e de crítica mais afeitos às ideologias que espelhados no significado concreto de muitas dessas ações sociais. Numa outra parte, mediante informações obtidas com a realização de entrevistas e pelo levantamento e exame de diversos documentos, se analisou o Programa Moto Perpétuo. Como um exemplo da atuação privada junto ao setor público, pôde-se verificar que as correntes expectativas da eficiência de gestão e transferência de recursos em quantidade e qualidade suficientes não se concretizaram. Não obstante, os números sobre o Programa que foram divulgados (alunos e escolas beneficiadas e montante de recursos investidos), comparativamente altos diante de outras iniciativas deste tipo, foram componentes do êxito na construção de uma imagem positiva por parte dos promotores dessa ação junto a setores da opinião pública. Na somatória dessas constatações e de outros aspectos analisados, foi possível demonstrar que prevaleceram interesses de ordem comercial em detrimento das motivações declaradas da iniciativa de ajuda à educação. Apesar de não se poder afirmar que a iniciativa tenha resultado num avanço privado redefinidor do caráter público dos sistemas estadual e municipal de ensino atingidos pelo Programa, há indícios de que a implementação do Moto Perpétuo esteve condicionada pelas relações público (governo federal) - privado (empresa do setor automobilístico), representando um inédito capítulo centrado na educação, frente a um panorama no qual sobressaem historicamente acordos de ajuda mútua de caráter político-econômico.The aim of this research is to confront theoretical studies about the problematic of social actions promoted by private companies with the results of a case study focusing the Moto Perpétuo Program sponsored by Fiat automobiles S.A. which, for five years (1997 a 2001), donated kits of educational materials to thousands of schools from different regions of Brazil. Despite the ample reach of the Program, in which its promoters based themselves to assert that it was the biggest partnership of a private institution with the Brazilian Federal Government Program of Education Acorda Brasil! Está na hora da escola (Wake up Brazil! It´s time of school) destined to encourage private institutions to act for the education there wasn t, up to now, any study that could demonstrate the practical effects of this action, whether it was for the educational improvement (declared purpose as the main motivation for its existence), or in the implications to reassess the extent of the public and private spheres, a question that heats many debates nowadays. In the face of these observations, it was opted to do a reading and research from different sources that deal, directly or not, with the business social responsibility. More than a fundamental step for an appropriated approach of the studied object, this stage permitted to subsidise broader inferences about this subject, which condenses conflicting interests, frequently expressed by speeches of promotion and criticism more accustomed to ideologies than mirrored in the concrete meaning of many of these social actions. In another part, the Moto Perpétuo Program was analysed by the information obtained from interviews and researches. As an example of the private acting in the public sector, it was verified that the current expectations of management efficiency and transfer of resources, in quantity and quality, didn t come true. Nevertheless, the data published about the Program (resources invested, students and schools benefited) comparatively high in the face of other initiatives like that, were components of success in the construction of a positive image made by the promoters of this action for the public opinion. In the sum of these observations and other aspects analysed, it was possible to demonstrate that commercial interests prevailed over the declared motivations to assist the education. Although it was not possible to assert that the initiative has resulted in a private advancement redefining the public nature of the State and Municipal system of teaching reached by the Program, there are evidences that the implementation of the Moto Perpétuo was conditioned by the relationship between the public (Federal Government) and the private (automobiles company), representing an unheard-of chapter centred on the education, facing a survey that stands out agreements of mutual help of political-economical nature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGhanem Junior, Elie George GuimaraesGonçalves Junior, Oswaldo2004-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112007-114334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-07112007-114334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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