O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urdan, André Torres
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3111
Resumo: This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena.
id FGV_9acf08efa5fc8849272821f309b24209
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3111
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Urdan, André TorresEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:55Z2009-10-27T17:28:55Z2001-01-01T00:00:00Z2005-11-242001;39http://hdl.handle.net/10438/3111This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena.Este relatório trata de uma pesquisa sobre o Impacto da Orientação para o Mercado sobre o Desempenho Financeiro. Foi realizada uma revisão teórica e seguiu-se o delineamento de um modelo conceitual. Tal modelo foi testado empiricamente com os dados de uma amostra de 122 executivos principais de concessionárias de veículos da Fiat operando no Brasil, utilizando-se do método de modelagem de equações estruturais. Numa etapa anterior, a mesma análise foi aplicada a uma amostra de dirigentes de concessionárias da General Motors no país. Nesta etapa, apesar das limitações incidentes, o ajustamento global do Modelo revelou-se pequeno. Em especial, apenas o vínculo causal entre o componente Orientação para a Concorrência da Orientação para o Mercado mostrou como causa significantes do Desempenho Financeiro. Os resultados são discutidos à luz da literatura e suas implicações avaliadas. Mais pesquisas são necessárias para compreender esses complexos fenômenos.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.39Financial performanceOrientação para o mercadoConcessionárias de veículosDesempenho financeiroBrasilFiatAdministração de empresasFiat AutomóveisDesempenho - FinançasO impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no BrasilThe impact of market orientation on financial performance: the Fiat automobile dealerships in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel 39-2001.pdfapplication/pdf791577https://repositorio.fgv.br/bitstreams/401b4f15-07cd-4e9a-a906-ec365038a0bc/download5c68aca243c9fe9ccb50ba0a93b4aa26MD51TEXTRel 39-2001.pdf.txtRel 39-2001.pdf.txtExtracted texttext/plain103286https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76a11834-6c06-49ee-9bf1-dd06eee4a74b/download6e6c8da712fecce8ffd5a0caaa1a92d0MD56THUMBNAILRel 39-2001.pdf.jpgRel 39-2001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4733https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a727c1c-1b02-449b-9560-d816ec0a6f6f/download2d4853df72e70e744924efd8d7cc48b9MD5710438/31112023-11-09 22:05:45.521open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3111https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T22:05:45Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The impact of market orientation on financial performance: the Fiat automobile dealerships in Brazil
title O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
spellingShingle O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
Urdan, André Torres
Financial performance
Orientação para o mercado
Concessionárias de veículos
Desempenho financeiro
Brasil
Fiat
Administração de empresas
Fiat Automóveis
Desempenho - Finanças
title_short O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
title_full O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
title_fullStr O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
title_full_unstemmed O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
title_sort O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
author Urdan, André Torres
author_facet Urdan, André Torres
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Urdan, André Torres
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial performance
topic Financial performance
Orientação para o mercado
Concessionárias de veículos
Desempenho financeiro
Brasil
Fiat
Administração de empresas
Fiat Automóveis
Desempenho - Finanças
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação para o mercado
Concessionárias de veículos
Desempenho financeiro
Brasil
Fiat
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Fiat Automóveis
Desempenho - Finanças
description This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena.
publishDate 2001
dc.date.created.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-10-27T17:28:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3111
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv 2001;39
identifier_str_mv 2001;39
url http://hdl.handle.net/10438/3111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.39
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/401b4f15-07cd-4e9a-a906-ec365038a0bc/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76a11834-6c06-49ee-9bf1-dd06eee4a74b/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a727c1c-1b02-449b-9560-d816ec0a6f6f/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c68aca243c9fe9ccb50ba0a93b4aa26
6e6c8da712fecce8ffd5a0caaa1a92d0
2d4853df72e70e744924efd8d7cc48b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813797716697808896