O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/3111 |
Resumo: | This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena. |
id |
FGV_9acf08efa5fc8849272821f309b24209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/3111 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Urdan, André TorresEscolas::EAESP2009-10-27T17:28:55Z2009-10-27T17:28:55Z2001-01-01T00:00:00Z2005-11-242001;39http://hdl.handle.net/10438/3111This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena.Este relatório trata de uma pesquisa sobre o Impacto da Orientação para o Mercado sobre o Desempenho Financeiro. Foi realizada uma revisão teórica e seguiu-se o delineamento de um modelo conceitual. Tal modelo foi testado empiricamente com os dados de uma amostra de 122 executivos principais de concessionárias de veículos da Fiat operando no Brasil, utilizando-se do método de modelagem de equações estruturais. Numa etapa anterior, a mesma análise foi aplicada a uma amostra de dirigentes de concessionárias da General Motors no país. Nesta etapa, apesar das limitações incidentes, o ajustamento global do Modelo revelou-se pequeno. Em especial, apenas o vínculo causal entre o componente Orientação para a Concorrência da Orientação para o Mercado mostrou como causa significantes do Desempenho Financeiro. Os resultados são discutidos à luz da literatura e suas implicações avaliadas. Mais pesquisas são necessárias para compreender esses complexos fenômenos.porRelatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.39Financial performanceOrientação para o mercadoConcessionárias de veículosDesempenho financeiroBrasilFiatAdministração de empresasFiat AutomóveisDesempenho - FinançasO impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no BrasilThe impact of market orientation on financial performance: the Fiat automobile dealerships in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRel 39-2001.pdfapplication/pdf791577https://repositorio.fgv.br/bitstreams/401b4f15-07cd-4e9a-a906-ec365038a0bc/download5c68aca243c9fe9ccb50ba0a93b4aa26MD51TEXTRel 39-2001.pdf.txtRel 39-2001.pdf.txtExtracted texttext/plain103286https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76a11834-6c06-49ee-9bf1-dd06eee4a74b/download6e6c8da712fecce8ffd5a0caaa1a92d0MD56THUMBNAILRel 39-2001.pdf.jpgRel 39-2001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4733https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a727c1c-1b02-449b-9560-d816ec0a6f6f/download2d4853df72e70e744924efd8d7cc48b9MD5710438/31112023-11-09 22:05:45.521open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3111https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-09T22:05:45Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The impact of market orientation on financial performance: the Fiat automobile dealerships in Brazil |
title |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
spellingShingle |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil Urdan, André Torres Financial performance Orientação para o mercado Concessionárias de veículos Desempenho financeiro Brasil Fiat Administração de empresas Fiat Automóveis Desempenho - Finanças |
title_short |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
title_full |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
title_fullStr |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
title_full_unstemmed |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
title_sort |
O impacto da orientação para o mercado sobre o desempenho financeiro: as concessionárias de veículos da Fiat no Brasil |
author |
Urdan, André Torres |
author_facet |
Urdan, André Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urdan, André Torres |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial performance |
topic |
Financial performance Orientação para o mercado Concessionárias de veículos Desempenho financeiro Brasil Fiat Administração de empresas Fiat Automóveis Desempenho - Finanças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Orientação para o mercado Concessionárias de veículos Desempenho financeiro Brasil Fiat |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Fiat Automóveis Desempenho - Finanças |
description |
This report concerns a research about the Impact of Market Orientation on Financial Performance. It was undertaken a theoretical review and then a conceptual model was designed. The model was empirically tested with data from a sample of 122 executives of Fiat vehicle dealerships operating in Brazil using the method of structural equations modeling. In a former phase, the same analysis was undertaken with a sample of executive of General Motors vehicle dealerships operating in the country. In this phase, notwithstanding the intervening limitations, the global adjustment of the Model seemed small. Only the causal link between the component Customer Orientation of Market Orientation appeared as significant cause of Financial Performance. The results were discussed taking into account the literature and its implications were analyzed. More research is necessary to understand these complex phenomena. |
publishDate |
2001 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2001-01-01T00:00:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-10-27T17:28:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/3111 |
dc.identifier.sici.none.fl_str_mv |
2001;39 |
identifier_str_mv |
2001;39 |
url |
http://hdl.handle.net/10438/3111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.por.fl_str_mv |
Relatório de pesquisa FGV/EAESP/NPP;n.39 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/401b4f15-07cd-4e9a-a906-ec365038a0bc/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/76a11834-6c06-49ee-9bf1-dd06eee4a74b/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/3a727c1c-1b02-449b-9560-d816ec0a6f6f/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c68aca243c9fe9ccb50ba0a93b4aa26 6e6c8da712fecce8ffd5a0caaa1a92d0 2d4853df72e70e744924efd8d7cc48b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813797716697808896 |