A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padovani, Ornella
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04102007-183846/
Resumo: Esta pesquisa teve como propostas caracterizar a prática pedagógica das professoras que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, de uma instituição privada do interior paulista e de identificar também a percepção da coordenadora do curso quanto à prática pedagógica das docentes do mesmo. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas, no período de julho a dezembro de 2006. A população estudada foi constituída por cinco enfermeiras professoras que ministravam aulas teóricas e práticas e a coordenadora do curso, que estavam atuando nesta instituição no momento da pesquisa. Da análise das entrevistas, norteadas pelo Fenômeno Central: A Prática Pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem emergiram três categorias: o professor na instituição escola profissional; o caminho para ser professor; o processo ensino-aprendizagem: planejamento, execução e avaliação. A partir destas categorias, foi possível a construção de algumas reflexões sobre a prática educativa das docentes e da coordenadora, considerando as vivências relatadas por elas. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa baseada na práxis, como instrumento de transformação.
id USP_86c58112132847d5e38f97c6a029e690
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04102007-183846
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulistaThe pedagogical practice on Professional Technic Education of Nursing Intermediate Level: study in a private school of São Paulo State countrysideEducação em enfermagemEducação em saúdeEducação profissionalEducative practiceEnsinoHealth educationNursing educationNursing professor s practicePrática do docente de enfermagemPrática educativaProfessional educationTeachingEsta pesquisa teve como propostas caracterizar a prática pedagógica das professoras que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, de uma instituição privada do interior paulista e de identificar também a percepção da coordenadora do curso quanto à prática pedagógica das docentes do mesmo. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas, no período de julho a dezembro de 2006. A população estudada foi constituída por cinco enfermeiras professoras que ministravam aulas teóricas e práticas e a coordenadora do curso, que estavam atuando nesta instituição no momento da pesquisa. Da análise das entrevistas, norteadas pelo Fenômeno Central: A Prática Pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem emergiram três categorias: o professor na instituição escola profissional; o caminho para ser professor; o processo ensino-aprendizagem: planejamento, execução e avaliação. A partir destas categorias, foi possível a construção de algumas reflexões sobre a prática educativa das docentes e da coordenadora, considerando as vivências relatadas por elas. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa baseada na práxis, como instrumento de transformação.This research proposed to characterize the pedagogical practice of teachers who work on Professional Technic Education of Nursing Intermediate Level in a private institution of São Paulo State countryside and also identify the course´s coordinator perception as for pedagogical practice of course´s professors. It s a question for a descriptive-explorer study, qualitative nature. The data were obtained by recorded semi-structured interviews, since july until december 2006. The studied population was composed by five teachers nurses who ministered theorical and practical classes and by the course coordinator, whom were working in this institution at the research s moment. Three categories emerged by the analysis of interviews guided for the Central Phenomenon: The Pedagogical Practice on Professional Technic Education of Nursing Intermediate Level. They are: the professor at the professional school institution; the way to be a professor; the teaching-learning process: projection, execution and evaluation. From the general analysis of categories, became possible the construction of some reflections about the educative practice of professors and coordinator, considering the experiences related by them. The professors are former agents and they need to update their knowledges. In this manner, it s fundamental to rethink the pedagogical practice, giving emphasis to a educative activity based in praxis, as a transformation instrument.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNogueira, Maria SuelyPadovani, Ornella2007-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04102007-183846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-04102007-183846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
The pedagogical practice on Professional Technic Education of Nursing Intermediate Level: study in a private school of São Paulo State countryside
title A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
spellingShingle A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
Padovani, Ornella
Educação em enfermagem
Educação em saúde
Educação profissional
Educative practice
Ensino
Health education
Nursing education
Nursing professor s practice
Prática do docente de enfermagem
Prática educativa
Professional education
Teaching
title_short A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
title_full A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
title_fullStr A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
title_full_unstemmed A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
title_sort A prática pedagógica na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: estudo em uma escola privada do interior paulista
author Padovani, Ornella
author_facet Padovani, Ornella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Maria Suely
dc.contributor.author.fl_str_mv Padovani, Ornella
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação em saúde
Educação profissional
Educative practice
Ensino
Health education
Nursing education
Nursing professor s practice
Prática do docente de enfermagem
Prática educativa
Professional education
Teaching
topic Educação em enfermagem
Educação em saúde
Educação profissional
Educative practice
Ensino
Health education
Nursing education
Nursing professor s practice
Prática do docente de enfermagem
Prática educativa
Professional education
Teaching
description Esta pesquisa teve como propostas caracterizar a prática pedagógica das professoras que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem, de uma instituição privada do interior paulista e de identificar também a percepção da coordenadora do curso quanto à prática pedagógica das docentes do mesmo. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de natureza qualitativa. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas, no período de julho a dezembro de 2006. A população estudada foi constituída por cinco enfermeiras professoras que ministravam aulas teóricas e práticas e a coordenadora do curso, que estavam atuando nesta instituição no momento da pesquisa. Da análise das entrevistas, norteadas pelo Fenômeno Central: A Prática Pedagógica na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem emergiram três categorias: o professor na instituição escola profissional; o caminho para ser professor; o processo ensino-aprendizagem: planejamento, execução e avaliação. A partir destas categorias, foi possível a construção de algumas reflexões sobre a prática educativa das docentes e da coordenadora, considerando as vivências relatadas por elas. Os docentes são agentes formadores e necessitam atualizar seus conhecimentos. Desse modo, é fundamental repensar a prática pedagógica, dando ênfase a uma atividade educativa baseada na práxis, como instrumento de transformação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04102007-183846/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-04102007-183846/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090385055580160