Educação continuada para agentes comunitários de saúde do Estado de Rondônia: uma abordagem fonoaudiológica sobre a saúde do idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arakawa, Aline Megumi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-28092011-085214/
Resumo: O agente comunitário de saúde (ACS) tem um papel fundamental no trabalho com a comunidade e na implementação do sistema de saúde brasileiro vigente devido seu contato direto com a população, a qual se apresenta crescente quanto ao número de pessoas idosas e às alterações inerentes ao envelhecimento. O objetivo deste trabalho foi avaliar um programa de educação continuada para os ACS do município Monte Negro, Estado de Rondônia, quanto aos conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e suas patologias relacionadas à área da Fonoaudiologia. A amostra foi composta por 29 indivíduos, sendo estes solicitados a preencher um questionário semi-estruturado, contendo conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia e ao processo de envelhecimento, em um momento pré e pós realização do curso de capacitação, além de preencher um questionário socioeconômico validado. Para a análise do questionário sobre conhecimentos fonoaudiológicos e processos do envelhecimento foram convidados cinco avaliadores, que atuam em diferentes áreas do conhecimento em Fonoaudiologia, para responder o questionário oferecido aos ACS, posterior pontuação e análise do mesmo. Como resultados pode-se observar que a análise socioeconômica mostrou que 89,65% da amostra encontram-se na classe baixa superior, 79,31% residem na área rural e 44,83% possuem ensino médio completo. Após o programa de capacitação, apenas uma área da Fonoaudiologia sofreu piora da pontuação (Motricidade Orofacial) sendo que as demais apresentaram melhora na pontuação, havendo diferença estatisticamente significativa em duas áreas (Audiologia; Fala e Linguagem). Já com relação ao CD-ROM, a elaboração ocorreu em duas etapas, sendo a preparação do material escrito e a elaboração junto ao designer durante os meses após a realização do curso. Desta forma, conclui-se que o curso de capacitação atingiu seus objetivos transmistindo conhecimentos aos ACS para que possam atuar junto à comunidade proporcionando melhora na qualidade de vida desta. A elaboração do CD-ROM foi importante para registrar o conteúdo oferecido bem como para uma posterior consulta.
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A amostra foi composta por 29 indivíduos, sendo estes solicitados a preencher um questionário semi-estruturado, contendo conhecimentos relacionados à Fonoaudiologia e ao processo de envelhecimento, em um momento pré e pós realização do curso de capacitação, além de preencher um questionário socioeconômico validado. Para a análise do questionário sobre conhecimentos fonoaudiológicos e processos do envelhecimento foram convidados cinco avaliadores, que atuam em diferentes áreas do conhecimento em Fonoaudiologia, para responder o questionário oferecido aos ACS, posterior pontuação e análise do mesmo. Como resultados pode-se observar que a análise socioeconômica mostrou que 89,65% da amostra encontram-se na classe baixa superior, 79,31% residem na área rural e 44,83% possuem ensino médio completo. Após o programa de capacitação, apenas uma área da Fonoaudiologia sofreu piora da pontuação (Motricidade Orofacial) sendo que as demais apresentaram melhora na pontuação, havendo diferença estatisticamente significativa em duas áreas (Audiologia; Fala e Linguagem). Já com relação ao CD-ROM, a elaboração ocorreu em duas etapas, sendo a preparação do material escrito e a elaboração junto ao designer durante os meses após a realização do curso. Desta forma, conclui-se que o curso de capacitação atingiu seus objetivos transmistindo conhecimentos aos ACS para que possam atuar junto à comunidade proporcionando melhora na qualidade de vida desta. A elaboração do CD-ROM foi importante para registrar o conteúdo oferecido bem como para uma posterior consulta.The community health agents (CHA) has a role in the community working and in the implementation of the current Brazilian health system because they are in direct contact with the population, which presents a growing number of elderly people and changes inherent to aging. The aim of this study was to evaluate a training program for CHA from Monte Negro, State of Rondonia, about aging and its aspects related in Speech-language and Hearing Pathology knowledge. The sample was constituted by 29 individuals, who were asked to complete a semi-structured questionnaire, containing knowledge related to Speech-language and Hearing Pathology and the aging process at a time before and after completion of the training course, and then filled a validated questionnaire about their socioeconomic status. For the knowledge analysis of speech-language and hearing questionnaire regarding aging processes participated five reviewers, who work in different areas of expertise in Speech-language and Hearing Pathology, to answer the questionnaire offered to CHA for later scoring and assessment. The results showed the socioeconomic analysis showed 89.65% of the sample was in the higher lower class, 79.31% lived in the rural area and 44.83% have completed high school. After the training program that only an area presented a worsening score (Orofacial Motricity) and the others showed an improvement, while statistically significant difference occurred only in two areas (Audiology; Speech and Language). Regarding to the CD-ROM development, its elaboration occurred in two phases, the writing and its designing preparation during the months after the end of the course. Thus, its been concluded that the training program met its objectives for the CHA forwarding knowledge for who needs to work with the community by providing quality of life improvements. The preparation of the CD-ROM was important to record the content offered as well as to a subsequent query.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaldana, Magali de LourdesArakawa, Aline Megumi2011-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25144/tde-28092011-085214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T14:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-28092011-085214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T14:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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