Peãs e encômios de Baquílides e Píndaro: duas espécies nos fragmentos mélicos dos poetas tardo-arcaicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13082020-132135/ |
Resumo: | O presente dedica-se a dois subgêneros mélicos, peã e encômio, nas composições tardo-arcaicas de Baquílides e Píndaro (séculos VI-V a.C.), preservadas fragmentariamente. A busca pela contextualização e compreensão de seus conteúdos, formas, ocasiões e modos de performance visa à discussão do que podem ter sido essas duas espécies de canção, tanto como seus limites genéricos, em um mundo de prevalente oralidade até o século V a.C., o da chamada song-culture, no qual a poesia ocupava lugar central nas dimensões do entretenimento, da formação e da vida das comunidades gregas, transmitindo valores e reflexões ético-morais, bem como tradições míticas, cultuais e históricas. |
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Peãs e encômios de Baquílides e Píndaro: duas espécies nos fragmentos mélicos dos poetas tardo-arcaicosBacchylides and Pindars paean and encomium: two melic species in the fragments of archaic late poetsBacchylidesBaquílidesEncômioEncomiumMelicMélicaPaeanPeãPindarPíndaroO presente dedica-se a dois subgêneros mélicos, peã e encômio, nas composições tardo-arcaicas de Baquílides e Píndaro (séculos VI-V a.C.), preservadas fragmentariamente. A busca pela contextualização e compreensão de seus conteúdos, formas, ocasiões e modos de performance visa à discussão do que podem ter sido essas duas espécies de canção, tanto como seus limites genéricos, em um mundo de prevalente oralidade até o século V a.C., o da chamada song-culture, no qual a poesia ocupava lugar central nas dimensões do entretenimento, da formação e da vida das comunidades gregas, transmitindo valores e reflexões ético-morais, bem como tradições míticas, cultuais e históricas.The present work centers on two melic species, paean and encomium, in Bacchylides\' and Pindar\'s fragmentary compositions. It aims at both the contextualization and comprehension of their contents, forms, occasions and performance modes, in order to discuss the two kinds of song, as well as of their generic limits, in a world of prevailing orality until the fifth century B.C., that of the so-called song-culture, in which poetry had a central place in the lives of Greek communities, not only in the dimension of entertainment, but in the formative one, transmitting values and reflections on ethical and moral topics, and mythical, cultural and historical traditions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFaria, Giuliana Ragusa deDelfito, Josivânia Silva Sena2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-13082020-132135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-08-13T22:34:02Zoai:teses.usp.br:tde-13082020-132135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-08-13T22:34:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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