Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Omine, Eduardo Hiroshi
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12092014-122450/
Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar o design computacional, explorando a aplicação de ferramentas conceituais da computação no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas. A realização desta pesquisa foi motivada por observações feitas pelo autor ao longo de sua experiência profissional, projetando e desenvolvendo interfaces digitais. Constatou-se que muitos profissionais, intitulados \"designers\", possuem pouco ou nenhum conhecimento das tecnologias envolvidas na implementação das interfaces que projetam. Por outro lado, esses mesmos profissionais se limitam a usar alguns poucos softwares comerciais (como por exemplo o Adobe Photoshop) enquanto ferramentas computacionais. Se o designer não conhece as tecnologias envolvidas no projeto (com suas possibilidades e suas limitações), pode acabar propondo soluções tecnicamente inviáveis ou inadequadas. E se o designer limita seu repertório de ferramentas, suas soluções podem ser concebidas mais em função dos recursos disponíveis nas ferramentas do que em função dos requisitos do projeto. Considerando que as ferramentas computacionais ocupam atualmente um papel central na produção, distribuição, e recepção de conteúdo, torna-se importante desenvolver uma postura crítica a respeito do uso da computação em design. E para tanto, faz-se necessário pesquisar as relações entre computação e design. Consultando autores das áreas de comunicação, cibernética, computação, artes, e design, buscou-se identificar os efeitos da computação na sociedade e no pensamento, sua aplicabilidade em outras áreas do conhecimento, e precedentes da arte e do design para uma abordagem computacional do design. Também foram consultados textos (em forma de depoimentos) de designers que trabalham com computação, nos quais relatam seus próprios processos de design. Além disso, foram realizadas entrevistas com 3 designers brasileiros, que ofereceram contribuições valiosas para aqueles que buscam compreender o design computacional de uma perspectiva brasileira. Esta dissertação pretende contribuir para uma maior compreensão das possibilidades e limitações da computação no design.
id USP_881c42e09ca4d68ff332a5ba7358072d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092014-122450
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativasComputational graphic design: computing applied to design and production of dynamics and interactive imagesArte generativaComputaçãoComputationComputational designDesignDesignDesign computacionalGenerative artEsta pesquisa objetiva investigar o design computacional, explorando a aplicação de ferramentas conceituais da computação no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas. A realização desta pesquisa foi motivada por observações feitas pelo autor ao longo de sua experiência profissional, projetando e desenvolvendo interfaces digitais. Constatou-se que muitos profissionais, intitulados \"designers\", possuem pouco ou nenhum conhecimento das tecnologias envolvidas na implementação das interfaces que projetam. Por outro lado, esses mesmos profissionais se limitam a usar alguns poucos softwares comerciais (como por exemplo o Adobe Photoshop) enquanto ferramentas computacionais. Se o designer não conhece as tecnologias envolvidas no projeto (com suas possibilidades e suas limitações), pode acabar propondo soluções tecnicamente inviáveis ou inadequadas. E se o designer limita seu repertório de ferramentas, suas soluções podem ser concebidas mais em função dos recursos disponíveis nas ferramentas do que em função dos requisitos do projeto. Considerando que as ferramentas computacionais ocupam atualmente um papel central na produção, distribuição, e recepção de conteúdo, torna-se importante desenvolver uma postura crítica a respeito do uso da computação em design. E para tanto, faz-se necessário pesquisar as relações entre computação e design. Consultando autores das áreas de comunicação, cibernética, computação, artes, e design, buscou-se identificar os efeitos da computação na sociedade e no pensamento, sua aplicabilidade em outras áreas do conhecimento, e precedentes da arte e do design para uma abordagem computacional do design. Também foram consultados textos (em forma de depoimentos) de designers que trabalham com computação, nos quais relatam seus próprios processos de design. Além disso, foram realizadas entrevistas com 3 designers brasileiros, que ofereceram contribuições valiosas para aqueles que buscam compreender o design computacional de uma perspectiva brasileira. Esta dissertação pretende contribuir para uma maior compreensão das possibilidades e limitações da computação no design.This research aims to study computational design, exploring the application of computing\'s conceptual tools in the design and the production of dynamic and interactive images. This research was motivated by reflections made by the author throughout his professional experience, designing and developing digital interfaces. It was found that many professionals, entitled \"designers\", have little or no knowledge of the technologies involved in the implementation of the interfaces they design. On the other hand, these same professionals limit themselves to use a few commercial softwares (for example, Adobe Photoshop) as computational tools. If the designer doesn\'t know the technologies involved in the design (with its possibilities and its limitations), he may end up proposing technically unfeasible or inappropriate solutions. If the designer limits his own tool set, his solutions may be conceived more as a function of the features available in the tools than the project\'s requirements. Considering that computational tools currently occupy a fundamental role in production, distribution, and reception of content, it becomes important to develop a critical stance regarding the use of computing in design. Therefore, it becomes necessary to study the relationships between computing and design. Consulting authors in the fields of communication, cybernetics, computing, arts, and design, we sought to identify the effects of computing in society and thinking, its applicability in other fields, and precedents from art and from design for a computational approach to design. Statements and articles from designers who work with computing, describing their own design processes, were also consulted. In addition, 3 interviews with Brazilian designers were conducted; the interviewees offered rich contributions for those who seek to understand computational design from a Brazilian standpoint. This dissertation aims to contribute to a larger comprehension of the possibilities and limitations of computing in design.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHanns, Daniela KutschatOmine, Eduardo Hiroshi2014-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12092014-122450/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-12092014-122450Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
Computational graphic design: computing applied to design and production of dynamics and interactive images
title Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
spellingShingle Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
Omine, Eduardo Hiroshi
Arte generativa
Computação
Computation
Computational design
Design
Design
Design computacional
Generative art
title_short Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
title_full Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
title_fullStr Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
title_full_unstemmed Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
title_sort Design gráfico computacional: computação aplicada no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas
author Omine, Eduardo Hiroshi
author_facet Omine, Eduardo Hiroshi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hanns, Daniela Kutschat
dc.contributor.author.fl_str_mv Omine, Eduardo Hiroshi
dc.subject.por.fl_str_mv Arte generativa
Computação
Computation
Computational design
Design
Design
Design computacional
Generative art
topic Arte generativa
Computação
Computation
Computational design
Design
Design
Design computacional
Generative art
description Esta pesquisa objetiva investigar o design computacional, explorando a aplicação de ferramentas conceituais da computação no projeto e na produção de imagens dinâmicas e interativas. A realização desta pesquisa foi motivada por observações feitas pelo autor ao longo de sua experiência profissional, projetando e desenvolvendo interfaces digitais. Constatou-se que muitos profissionais, intitulados \"designers\", possuem pouco ou nenhum conhecimento das tecnologias envolvidas na implementação das interfaces que projetam. Por outro lado, esses mesmos profissionais se limitam a usar alguns poucos softwares comerciais (como por exemplo o Adobe Photoshop) enquanto ferramentas computacionais. Se o designer não conhece as tecnologias envolvidas no projeto (com suas possibilidades e suas limitações), pode acabar propondo soluções tecnicamente inviáveis ou inadequadas. E se o designer limita seu repertório de ferramentas, suas soluções podem ser concebidas mais em função dos recursos disponíveis nas ferramentas do que em função dos requisitos do projeto. Considerando que as ferramentas computacionais ocupam atualmente um papel central na produção, distribuição, e recepção de conteúdo, torna-se importante desenvolver uma postura crítica a respeito do uso da computação em design. E para tanto, faz-se necessário pesquisar as relações entre computação e design. Consultando autores das áreas de comunicação, cibernética, computação, artes, e design, buscou-se identificar os efeitos da computação na sociedade e no pensamento, sua aplicabilidade em outras áreas do conhecimento, e precedentes da arte e do design para uma abordagem computacional do design. Também foram consultados textos (em forma de depoimentos) de designers que trabalham com computação, nos quais relatam seus próprios processos de design. Além disso, foram realizadas entrevistas com 3 designers brasileiros, que ofereceram contribuições valiosas para aqueles que buscam compreender o design computacional de uma perspectiva brasileira. Esta dissertação pretende contribuir para uma maior compreensão das possibilidades e limitações da computação no design.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12092014-122450/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-12092014-122450/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090659454287872