Aplicação de tanques de compensação em u para redução de movimento de um casco de draga.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25062024-101429/ |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de se utilizar um sistema de compensação de movimento (tanque de compensação) em uma embarcação de dragagem fluvial para aplicação em águas costeiras não abrigadas. A análise é feita através da determinação do comportamento em ondas da embarcação e do sistema acoplado embarcação tanque de compensação. O comportamento em ondas da embarcação com a análise dinâmica de movimentos foi feito no domínio da frequência, com a discretização geométrica da superfície do casco e cálculo dos coeficientes hidrodinâmicos e forças de excitação através da técnica de distribuição de fontes tri-dimensional. Os resultados indicam amplitudes de movimento consideráveis para o caso de movimentos de roll e pitch da embarcação isolada. Para análise de desempenho do tanque, em termos de redução de movimento, algumas variações paramétricas da geometria foram estudadas. Constata-se que além dos fatores geométricos, o amortecimento do tanque possui também papel significativo na determinação da curva de resposta de movimento. A anaáise de movimento da embarcação com o tanque de compensação, pode ser feita a partir do modelo anterior, com a inclusão da equação de movimento do tanque e termos adicionais nas equações de movimento. Estes termos representam o acoplamento do tanque com os graus de liberdade de movimento da embarcação. |
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