Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guaraldo, Livia Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-111835/
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre o Ensino Médio do ponto de vista de alunos e tem por objetivo tornar relevante a voz destes. Como professora de Filosofia percebo dificuldades e atritos entre o Ensino Médio oferecido e a expectativa de aprendizagem dos jovens em relação à escola: o desconhecimento da realidade socioeconômica e cultural dos alunos e de seus sonhos tem criado descontentamentos entre alunos, que percorrem apaticamente (ou indisciplinadamente) o curso quase que, exclusivamente, para terminá-lo o quanto antes. O objeto, diante desse quadro, é contextualizar o ensino secundário em Itanhaém e constatar a visão de alunos sobre aspectos da realidade do Ensino Médio atual e como veem a sua contribuição na preparação para a vida, o futuro e o trabalho, ou seja, o foco é o discurso desse jovem a respeito desses três assuntos. O lócus da pesquisa é uma escola pública na cidade de Itanhaém, estado de São Paulo. Os sujeitos: alunos do 3º ano do Ensino Médio, final da Educação Básica. A pesquisa pretende identificar os principais pontos de insatisfação e as expectativas desses jovens em relação a esse nível de ensino. O procedimento da pesquisa: reunião de alunos e estímulo ao diálogo. Recorrendo a tratamento qualitativo analítico descritivo , descrevo o método utilizado e analiso, após um breve histórico do Ensino Médio no Brasil, os dados obtidos à luz de fundamentos teóricos sobre jovens e educação no Ensino Médio, procurando contribuir para transformar em qualidade a quantidade de informações veiculadas na educação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio do estado de São Paulo.
id USP_8979f52fd0ea436b528c9a101e1a19ea
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24092009-111835
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São PauloDiscourses upon young lives, school and work: a state high school in a city in the State of São Pauloensino médiohigh school educationjuventudeprojeto de trabalho e vidaworking and life projectsyouthTrata-se de uma pesquisa sobre o Ensino Médio do ponto de vista de alunos e tem por objetivo tornar relevante a voz destes. Como professora de Filosofia percebo dificuldades e atritos entre o Ensino Médio oferecido e a expectativa de aprendizagem dos jovens em relação à escola: o desconhecimento da realidade socioeconômica e cultural dos alunos e de seus sonhos tem criado descontentamentos entre alunos, que percorrem apaticamente (ou indisciplinadamente) o curso quase que, exclusivamente, para terminá-lo o quanto antes. O objeto, diante desse quadro, é contextualizar o ensino secundário em Itanhaém e constatar a visão de alunos sobre aspectos da realidade do Ensino Médio atual e como veem a sua contribuição na preparação para a vida, o futuro e o trabalho, ou seja, o foco é o discurso desse jovem a respeito desses três assuntos. O lócus da pesquisa é uma escola pública na cidade de Itanhaém, estado de São Paulo. Os sujeitos: alunos do 3º ano do Ensino Médio, final da Educação Básica. A pesquisa pretende identificar os principais pontos de insatisfação e as expectativas desses jovens em relação a esse nível de ensino. O procedimento da pesquisa: reunião de alunos e estímulo ao diálogo. Recorrendo a tratamento qualitativo analítico descritivo , descrevo o método utilizado e analiso, após um breve histórico do Ensino Médio no Brasil, os dados obtidos à luz de fundamentos teóricos sobre jovens e educação no Ensino Médio, procurando contribuir para transformar em qualidade a quantidade de informações veiculadas na educação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio do estado de São Paulo.This study aims at understanding how students who are currently studying at a estate high school in the City of Itanhaém, estate of São Paulo, Brazil for their last year conceive high school as means to enable them for the future, life and working life, focusing on the their discourse upon such issues. As a philosophy teacher at estate schools, I have had the opportunity to notice a gap between the knowledge acquisition provided and the expectations among the students: the distance between their unfulfilled needs and what the school is able to offer, added to their limited comprehension about the general social, economical and cultural situation about the country as a whole, has been translated into dissatisfaction, apathy and indiscipline. The present study also intends to identify their main expectations and chief complaints at this point of their studies. In order to do so, regular meetings with the students were used. Using qualitative treatment analytical descriptive , I have described the method used, and followed by a brief history of the High School in Brazil, I analyzed the data obtained in the light of the theoretical foundations on youth and education in high school, in an attempt to help to transform into quality the amount of information reported on education regarding the state schools of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFusari, Jose CerchiGuaraldo, Livia Maria2009-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-111835/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-24092009-111835Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
Discourses upon young lives, school and work: a state high school in a city in the State of São Paulo
title Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
spellingShingle Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
Guaraldo, Livia Maria
ensino médio
high school education
juventude
projeto de trabalho e vida
working and life projects
youth
title_short Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
title_full Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
title_fullStr Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
title_full_unstemmed Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
title_sort Discursos jovens sobre vida, escola e trabalho: estudo realizado em uma escola de ensino médio de São Paulo
author Guaraldo, Livia Maria
author_facet Guaraldo, Livia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fusari, Jose Cerchi
dc.contributor.author.fl_str_mv Guaraldo, Livia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv ensino médio
high school education
juventude
projeto de trabalho e vida
working and life projects
youth
topic ensino médio
high school education
juventude
projeto de trabalho e vida
working and life projects
youth
description Trata-se de uma pesquisa sobre o Ensino Médio do ponto de vista de alunos e tem por objetivo tornar relevante a voz destes. Como professora de Filosofia percebo dificuldades e atritos entre o Ensino Médio oferecido e a expectativa de aprendizagem dos jovens em relação à escola: o desconhecimento da realidade socioeconômica e cultural dos alunos e de seus sonhos tem criado descontentamentos entre alunos, que percorrem apaticamente (ou indisciplinadamente) o curso quase que, exclusivamente, para terminá-lo o quanto antes. O objeto, diante desse quadro, é contextualizar o ensino secundário em Itanhaém e constatar a visão de alunos sobre aspectos da realidade do Ensino Médio atual e como veem a sua contribuição na preparação para a vida, o futuro e o trabalho, ou seja, o foco é o discurso desse jovem a respeito desses três assuntos. O lócus da pesquisa é uma escola pública na cidade de Itanhaém, estado de São Paulo. Os sujeitos: alunos do 3º ano do Ensino Médio, final da Educação Básica. A pesquisa pretende identificar os principais pontos de insatisfação e as expectativas desses jovens em relação a esse nível de ensino. O procedimento da pesquisa: reunião de alunos e estímulo ao diálogo. Recorrendo a tratamento qualitativo analítico descritivo , descrevo o método utilizado e analiso, após um breve histórico do Ensino Médio no Brasil, os dados obtidos à luz de fundamentos teóricos sobre jovens e educação no Ensino Médio, procurando contribuir para transformar em qualidade a quantidade de informações veiculadas na educação oferecida pelas escolas públicas de Ensino Médio do estado de São Paulo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-111835/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-111835/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091048546238464