Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacellar, Fatima Cristina Trindade
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15082022-103826/
Resumo: Os desafios do magistério são grandes e numerosos. Ser um professor universitário de Marketing traz ainda outras pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação à atividade de docência, a forma como encaram seus alunos de diferentes níveis e como vêem a própria disciplina que ensinam, assim como as diferenças que percebem nela e o que caracteriza seu ensino. O método de coleta de dados escolhido foi entrevistas individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a grounded theory. O estudo conclui que, no que se refere à docência, existe uma grande diversidade de trajetórias profissionais e uma busca de prazer associada à liberdade relativa e redução de estresse encontradas na profissão quando comparada à vida executiva. Quanto à interação com os alunos, para os que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de Mestrado/Doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. No que se refere à disciplina Marketing, observou-se uma preocupação constante em corrigir falsas impressões com relação ao Marketing envolvendo aspectos relacionados à ética, abrangência, credibilidade e superficialidade da disciplina e existência de conceitos objetivos subjacentes em contraposição à subjetividade ou à relatividade de sua prática; uma grande preocupação em estar atualizado; e uma preocupação em equilibrar conceitos e exemplos. Recursos didáticos, sobretudo, os audiovisuais são utilizados, mas com cuidado e, em alguns casos, com certa parcimônia, a fim de evitar que o professor seja confundido com um contador de causos sem consistência teórica. Por fim, sugere-se, a partir dos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
id USP_8ae285833835ad831bee1aa0912a6239
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082022-103826
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professoresContributions to marketing teaching: revealing and understanding teacher\'s perspectiveMarketing - Estudo e EnsinoMarketing - Study and TeachingProfessoresTeachersOs desafios do magistério são grandes e numerosos. Ser um professor universitário de Marketing traz ainda outras pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação à atividade de docência, a forma como encaram seus alunos de diferentes níveis e como vêem a própria disciplina que ensinam, assim como as diferenças que percebem nela e o que caracteriza seu ensino. O método de coleta de dados escolhido foi entrevistas individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a grounded theory. O estudo conclui que, no que se refere à docência, existe uma grande diversidade de trajetórias profissionais e uma busca de prazer associada à liberdade relativa e redução de estresse encontradas na profissão quando comparada à vida executiva. Quanto à interação com os alunos, para os que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de Mestrado/Doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. No que se refere à disciplina Marketing, observou-se uma preocupação constante em corrigir falsas impressões com relação ao Marketing envolvendo aspectos relacionados à ética, abrangência, credibilidade e superficialidade da disciplina e existência de conceitos objetivos subjacentes em contraposição à subjetividade ou à relatividade de sua prática; uma grande preocupação em estar atualizado; e uma preocupação em equilibrar conceitos e exemplos. Recursos didáticos, sobretudo, os audiovisuais são utilizados, mas com cuidado e, em alguns casos, com certa parcimônia, a fim de evitar que o professor seja confundido com um contador de causos sem consistência teórica. Por fim, sugere-se, a partir dos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.Teaching profession challenges are huge and plentiful. Being a Marketing professor brings more pressure came upon other sources. The aim of this study, exploratory and qualitative, is to raise the perspective of Marketing professors regarding teaching activity, the way they face their students at different leveis and the meanings of the subject they teach, as well as the differences perceived in Marketing as a discipline and what characterizes its teaching. The method of data collection was individual in-depth interviews and the method for works conduction and data analysis was the grounded theory. The study concludes that, referring to teaching, there is a great diversity of career paths and a search for pleasure associated to the relative freedom and stress reduction found in this profession compared to the executive life. Concerning the interaction with students, those who teach to all leveis tend to prefer Master/Doctoral students followed by students of college levei. At the same time, there is a negative reaction to the way professor evaluations are made and presented to students, although the practice itself is approved by the interviewees. Regarding Marketing as a discipline, a constant concern with the correction of misunderstandings of Marketing purpose and conception is noted and those involve aspects related to ethics, wideness, credibility, and superficiality of the discipline, as well as the existence of underlying objective concepts in contraposition to subjectivity or relativity associated to its practice. There is also a strong concern to be up-todated and to balance concepts and examples. Teaching tools, especially audiovisuais, are used but with some caution and, in some cases, parsimoniously, as a form of avoidance that the professor be seen as a story teller without theoretical consistency. Finally, grounded from interviewees reports, the implementation of Marketing philosophy and concepts into the classroom is suggested.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIkeda, Ana AkemiBacellar, Fatima Cristina Trindade2005-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15082022-103826/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-15T14:24:25Zoai:teses.usp.br:tde-15082022-103826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-15T14:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
Contributions to marketing teaching: revealing and understanding teacher\'s perspective
title Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
spellingShingle Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
Bacellar, Fatima Cristina Trindade
Marketing - Estudo e Ensino
Marketing - Study and Teaching
Professores
Teachers
title_short Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
title_full Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
title_fullStr Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
title_full_unstemmed Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
title_sort Contribuições para o ensino de marketing: revelando e compreendendo a perspectiva dos professores
author Bacellar, Fatima Cristina Trindade
author_facet Bacellar, Fatima Cristina Trindade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ikeda, Ana Akemi
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacellar, Fatima Cristina Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing - Estudo e Ensino
Marketing - Study and Teaching
Professores
Teachers
topic Marketing - Estudo e Ensino
Marketing - Study and Teaching
Professores
Teachers
description Os desafios do magistério são grandes e numerosos. Ser um professor universitário de Marketing traz ainda outras pressões com origens diversas. O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, é levantar a perspectiva de professores de Marketing em relação à atividade de docência, a forma como encaram seus alunos de diferentes níveis e como vêem a própria disciplina que ensinam, assim como as diferenças que percebem nela e o que caracteriza seu ensino. O método de coleta de dados escolhido foi entrevistas individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a grounded theory. O estudo conclui que, no que se refere à docência, existe uma grande diversidade de trajetórias profissionais e uma busca de prazer associada à liberdade relativa e redução de estresse encontradas na profissão quando comparada à vida executiva. Quanto à interação com os alunos, para os que dão aulas em todos os níveis, observa-se uma tendência na preferência pelos alunos de Mestrado/Doutorado seguido pela graduação e uma reação em geral negativa em relação à forma como a avaliação dos professores é feita e apresentada aos alunos, ainda que como prática seja aprovada pelos entrevistados. No que se refere à disciplina Marketing, observou-se uma preocupação constante em corrigir falsas impressões com relação ao Marketing envolvendo aspectos relacionados à ética, abrangência, credibilidade e superficialidade da disciplina e existência de conceitos objetivos subjacentes em contraposição à subjetividade ou à relatividade de sua prática; uma grande preocupação em estar atualizado; e uma preocupação em equilibrar conceitos e exemplos. Recursos didáticos, sobretudo, os audiovisuais são utilizados, mas com cuidado e, em alguns casos, com certa parcimônia, a fim de evitar que o professor seja confundido com um contador de causos sem consistência teórica. Por fim, sugere-se, a partir dos relatos dos entrevistados, a implementação da filosofia e dos conceitos de Marketing em sala de aula.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15082022-103826/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15082022-103826/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090748802400256