Escola de Genebra e o conhecimento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Rangel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05102022-135304/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo aprofundar a reflexão a respeito dos princípios fundamentais da crítica literária da Escola de Genebra, de modo a explicitar a estrutura formal que fundamenta o modelo de conhecimento concebido pelos autores do grupo. Nosso intuito é verificar os principais elementos que possibilitam o desenvolvimento de um saber comprometido com a forma literária, bem como os caminhos estabelecidos pelo grupo para superar as limitações impostas pela racionalidade cientifica e a ideologia progressista que desde o século XVIII estabele os critérios considerados necessários para a produção do conhecimento. Além disso, almejamos evidenciar o modo como o caráter existencial da reflexão literária acaba por criar um espaço de atuação no qual o sujeito possui liberdade suficiente para reconhecer as relações estabelecidas entre ele e a realidade, através da obra de arte, como uma experiência suficiente para o alcance da verdade e para a construção do saber.
id USP_8b24d7bd87c34771e4652a3b317c03d1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05102022-135304
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escola de Genebra e o conhecimento literárioGeneva School and Literary KnowkedgeconhecimentoCrítica LiteráriaEscola de GenebraFicçãoFictionGeneve SchoolKnowledgeLiterary CristicismTruthVerdadeEsta pesquisa teve como objetivo aprofundar a reflexão a respeito dos princípios fundamentais da crítica literária da Escola de Genebra, de modo a explicitar a estrutura formal que fundamenta o modelo de conhecimento concebido pelos autores do grupo. Nosso intuito é verificar os principais elementos que possibilitam o desenvolvimento de um saber comprometido com a forma literária, bem como os caminhos estabelecidos pelo grupo para superar as limitações impostas pela racionalidade cientifica e a ideologia progressista que desde o século XVIII estabele os critérios considerados necessários para a produção do conhecimento. Além disso, almejamos evidenciar o modo como o caráter existencial da reflexão literária acaba por criar um espaço de atuação no qual o sujeito possui liberdade suficiente para reconhecer as relações estabelecidas entre ele e a realidade, através da obra de arte, como uma experiência suficiente para o alcance da verdade e para a construção do saber.This research aimed to deepen the reflection on the fundamental principles of literary criticismo at the School of Geneva, in order to clarify the formal structure that underlies the knowledg model conceived by the group´s authors. Our ai mis to verify the main elements that enable the development of Knowledge committed to the literary forma, as well the stablished by the group to obercome the limitation imposed by scientific rationality and progressive ideology that since 18 th. Century has stablished the criteria considered necessary for the production of knowledge. In addition, we aim show the existential character of literary reflection ends us creating a space for action in which the person has suficiente freedom to recognize the relationships established between him and reality, through the work of art, as suffient experience for the reach of the trth and the construction of Knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalindez, VeronicaSilva, Carolina Rangel2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05102022-135304/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-05T16:54:43Zoai:teses.usp.br:tde-05102022-135304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-05T16:54:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola de Genebra e o conhecimento literário
Geneva School and Literary Knowkedge
title Escola de Genebra e o conhecimento literário
spellingShingle Escola de Genebra e o conhecimento literário
Silva, Carolina Rangel
conhecimento
Crítica Literária
Escola de Genebra
Ficção
Fiction
Geneve School
Knowledge
Literary Cristicism
Truth
Verdade
title_short Escola de Genebra e o conhecimento literário
title_full Escola de Genebra e o conhecimento literário
title_fullStr Escola de Genebra e o conhecimento literário
title_full_unstemmed Escola de Genebra e o conhecimento literário
title_sort Escola de Genebra e o conhecimento literário
author Silva, Carolina Rangel
author_facet Silva, Carolina Rangel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindez, Veronica
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv conhecimento
Crítica Literária
Escola de Genebra
Ficção
Fiction
Geneve School
Knowledge
Literary Cristicism
Truth
Verdade
topic conhecimento
Crítica Literária
Escola de Genebra
Ficção
Fiction
Geneve School
Knowledge
Literary Cristicism
Truth
Verdade
description Esta pesquisa teve como objetivo aprofundar a reflexão a respeito dos princípios fundamentais da crítica literária da Escola de Genebra, de modo a explicitar a estrutura formal que fundamenta o modelo de conhecimento concebido pelos autores do grupo. Nosso intuito é verificar os principais elementos que possibilitam o desenvolvimento de um saber comprometido com a forma literária, bem como os caminhos estabelecidos pelo grupo para superar as limitações impostas pela racionalidade cientifica e a ideologia progressista que desde o século XVIII estabele os critérios considerados necessários para a produção do conhecimento. Além disso, almejamos evidenciar o modo como o caráter existencial da reflexão literária acaba por criar um espaço de atuação no qual o sujeito possui liberdade suficiente para reconhecer as relações estabelecidas entre ele e a realidade, através da obra de arte, como uma experiência suficiente para o alcance da verdade e para a construção do saber.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05102022-135304/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-05102022-135304/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090422758178816