Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Pontes Costanzo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201
Resumo: Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem a gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas atuantes neste ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas no contínuo de Maister (1997) com as práticas e ferramentas propostas por Silva (2004), fundamentadas, por sua vez, no ciclo de aprendizado de Nonaka e Takeuchi (1995), com os repositórios de conhecimento utilizados pelas empresas e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Utiliza-se como método de pesquisa a aplicação de entrevistas qualitativas com integrantes chaves destas organizações. Conclui-se que o nível de diversificação de atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar quais ferramentas de GC são mais apropriadas para essas organizações.
id USP_8b98b48b9cce0fc65225b29ffcfda16b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06062013-162201
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental. Knowledge management in environmental consulting firms. 2012-04-19Luis Enrique SánchezAndre Luiz FischerAmarilis Lucia Casteli Figueiredo GallardoBruno Pontes CostanzoUniversidade de São PauloEngenharia MineralUSPBR Consultoria ambiental Environmental consulting Environmental impact asses Estudos de impacto ambiental Gestão de conhecimento Knowledge management Knowledge repositories Repositórios de conhecimento Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem a gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas atuantes neste ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas no contínuo de Maister (1997) com as práticas e ferramentas propostas por Silva (2004), fundamentadas, por sua vez, no ciclo de aprendizado de Nonaka e Takeuchi (1995), com os repositórios de conhecimento utilizados pelas empresas e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Utiliza-se como método de pesquisa a aplicação de entrevistas qualitativas com integrantes chaves destas organizações. Conclui-se que o nível de diversificação de atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar quais ferramentas de GC são mais apropriadas para essas organizações. In order to explore how environmental consulting companies specialized in environmental impact assessments promote knowledge management, practices adopted by companies operating in this field were raised. The study attempts to verify whether there is relationship between the classification of companies in the Maisters continuous (1997) and the practices and tools proposed by Silva (2004), based in turn in the cycle of learning proposed by Nonaka and Takeuchi (1995), with the knowledge repositories used by companies and their experiences related to knowledge creation, exchange and retention. It is used as the research method the application of qualitative interviews with key members of these organizations. The conclusion of this study is that the level of consultants diversification, regarding markets and territories, may indicate the most appropriate KM tools for these organizations. https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:41Zoai:teses.usp.br:tde-06062013-162201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:13:27.884791Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Knowledge management in environmental consulting firms.
title Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
spellingShingle Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
Bruno Pontes Costanzo
title_short Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
title_full Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
title_fullStr Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
title_full_unstemmed Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
title_sort Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
author Bruno Pontes Costanzo
author_facet Bruno Pontes Costanzo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luis Enrique Sánchez
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andre Luiz Fischer
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Pontes Costanzo
contributor_str_mv Luis Enrique Sánchez
Andre Luiz Fischer
Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo
description Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem a gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas atuantes neste ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas no contínuo de Maister (1997) com as práticas e ferramentas propostas por Silva (2004), fundamentadas, por sua vez, no ciclo de aprendizado de Nonaka e Takeuchi (1995), com os repositórios de conhecimento utilizados pelas empresas e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Utiliza-se como método de pesquisa a aplicação de entrevistas qualitativas com integrantes chaves destas organizações. Conclui-se que o nível de diversificação de atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar quais ferramentas de GC são mais apropriadas para essas organizações.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201
url https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mineral
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502514763104256