Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201 |
Resumo: | Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem a gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas atuantes neste ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas no contínuo de Maister (1997) com as práticas e ferramentas propostas por Silva (2004), fundamentadas, por sua vez, no ciclo de aprendizado de Nonaka e Takeuchi (1995), com os repositórios de conhecimento utilizados pelas empresas e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Utiliza-se como método de pesquisa a aplicação de entrevistas qualitativas com integrantes chaves destas organizações. Conclui-se que o nível de diversificação de atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar quais ferramentas de GC são mais apropriadas para essas organizações. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Gestão de conhecimento em empresas de consultoria ambiental. Knowledge management in environmental consulting firms. 2012-04-19Luis Enrique SánchezAndre Luiz FischerAmarilis Lucia Casteli Figueiredo GallardoBruno Pontes CostanzoUniversidade de São PauloEngenharia MineralUSPBR Consultoria ambiental Environmental consulting Environmental impact asses Estudos de impacto ambiental Gestão de conhecimento Knowledge management Knowledge repositories Repositórios de conhecimento Visando explorar como as empresas de consultoria especializadas em avaliação de impacto ambiental promovem a gestão do conhecimento, foram levantadas práticas adotadas por oito empresas atuantes neste ramo. O estudo procurou verificar se há relação entre a classificação das empresas no contínuo de Maister (1997) com as práticas e ferramentas propostas por Silva (2004), fundamentadas, por sua vez, no ciclo de aprendizado de Nonaka e Takeuchi (1995), com os repositórios de conhecimento utilizados pelas empresas e com suas experiências relacionadas à criação, troca e retenção de conhecimento. Utiliza-se como método de pesquisa a aplicação de entrevistas qualitativas com integrantes chaves destas organizações. Conclui-se que o nível de diversificação de atuação das consultorias, em relação a mercados e territórios, pode indicar quais ferramentas de GC são mais apropriadas para essas organizações. In order to explore how environmental consulting companies specialized in environmental impact assessments promote knowledge management, practices adopted by companies operating in this field were raised. The study attempts to verify whether there is relationship between the classification of companies in the Maisters continuous (1997) and the practices and tools proposed by Silva (2004), based in turn in the cycle of learning proposed by Nonaka and Takeuchi (1995), with the knowledge repositories used by companies and their experiences related to knowledge creation, exchange and retention. It is used as the research method the application of qualitative interviews with key members of these organizations. The conclusion of this study is that the level of consultants diversification, regarding markets and territories, may indicate the most appropriate KM tools for these organizations. https://doi.org/10.11606/D.3.2012.tde-06062013-162201info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:41Zoai:teses.usp.br:tde-06062013-162201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:13:27.884791Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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