Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-10072023-124339/
Resumo: O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
id USP_8bbcf60838ade33c6ac6ac0009dbcc7a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10072023-124339
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de AstronomiaCosmic Poetry: science fiction as a paradidactic resource for astronomy teachingastronomiaastronomyciências da naturezacontrafactuaiscontrafactualsficção científicanatural sciencesscience fictionO objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?The aim of this study is to explore the potential of science fiction as a pedagogical resource for teaching Astronomy. To accomplish this, we adopted the historiographical method and conducted an extensive literature review on the topic. Furthermore, we conducted interviews with members of the astronomical community. Our research draws upon Aristotelian principles, which consider poetics - an ancient term meaning \"fiction\" - as pedagogically superior in terms of effectiveness. Science fiction is a genre that often explores not only technological progress, but above all the potential consequences of scientific, social, and technical innovations. On one hand, through cautionary tales, it provokes significant ethical discussions and warns on the dangers of unchecked progress. At times, it even serves as inspiration for real-world scientific discoveries and advancements. On the other hand, science fiction can also captivate people by presenting marvelous scenarios and alternate realities based on current scientific understanding. Its impact on popular culture has been captivating, inspiring new generations of astronomers and scientists with thoughtprovoking contrafactual narratives. Regarding the teaching of Astronomy, science fiction has proven to be an important tool as it renders complex concepts accessible to students and stimulates curiosity. Moreover, science fiction can effectively inspire students to explore the universe and consider scientific careers, particularly in Astronomy. However, despite its usefulness, astronomers often express concerns about the level of scientific plausibility in science fiction narratives. While authors may incorporate astronomical concepts and cosmic phenomena into their stories, the degree of plausibility can vary. The aim of this dissertation is to address the issue of scientific plausibility and provide an answer to the question: How accurate should a science fiction narrative be in the context of an educational proposal?Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFriaca, Amancio Cesar SantosCarvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de2023-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-10072023-124339/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-10T18:44:17Zoai:teses.usp.br:tde-10072023-124339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-10T18:44:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
Cosmic Poetry: science fiction as a paradidactic resource for astronomy teaching
title Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
spellingShingle Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
Carvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de
astronomia
astronomy
ciências da natureza
contrafactuais
contrafactuals
ficção científica
natural sciences
science fiction
title_short Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
title_full Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
title_fullStr Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
title_full_unstemmed Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
title_sort Poética cósmica: a ficção científica como recurso paradidático no ensino de Astronomia
author Carvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de
author_facet Carvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friaca, Amancio Cesar Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alexey Dodsworth Magnavita de
dc.subject.por.fl_str_mv astronomia
astronomy
ciências da natureza
contrafactuais
contrafactuals
ficção científica
natural sciences
science fiction
topic astronomia
astronomy
ciências da natureza
contrafactuais
contrafactuals
ficção científica
natural sciences
science fiction
description O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia. A ficção científica é um gênero que frequentemente explora não apenas o progresso tecnológico, mas sobretudo as possíveis consequências das inovações científicas, sociais e técnicas. Por um lado, graças às narrativas de alerta, a ficção provoca discussões éticas significativas e advertências de perigo decorrentes do progresso descontrolado. Eventualmente, serve até mesmo como inspiração para descobertas e avanços científicos do mundo real. Por outro lado, a ficção científica também pode cativar as pessoas ao oferecer cenários maravilhosos, realidades alternativas baseadas no entendimento científico atual. Seu impacto na cultura popular tem sido cativante, inspirando novas gerações de astrônomos e cientistas com narrativas contrafactuais instigantes. No que diz respeito ao ensino de Astronomia, a ficção científica tem se provado uma ferramenta importante, pois torna conceitos complexos acessíveis aos alunos e estimula a curiosidade. Além disso, a ficção científica pode ser útil para incentivar os alunos a explorar o universo, estimulando-os a seguir carreiras científicas, especialmente em Astronomia. Apesar de ser uma ferramenta útil, é comum os astrônomos objetarem que, ao recorrerem a conceitos astronômicos e fenômenos cósmicos para apresentar suas histórias, os autores podem ser plausíveis, mas às vezes estão longe disso. A presente dissertação pretende enfrentar o problema da plausibilidade científica, a fim de oferecer uma resposta à pergunta: quão correta deve ser uma narrativa de ficção científica quando se trata de uma proposta pedagógica?
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-10072023-124339/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-10072023-124339/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090584868028416