Avaliação da eficácia de um aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da Pressão Venosa Central

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Elizabeth Correia Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12052017-125108/
Resumo: INTRODUÇÃO: A construção do conhecimento apoiada em novas tecnologias tem evoluído rapidamente e estas desempenham papel importante como elemento transformador do modo de acessar e organizar as informações, constituindo um aliado do estudante na aquisição e organização do conhecimento. OBJETIVO: Avaliar a aprendizagem e a satisfação de estudantes em relação ao uso do aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da Pressão Venosa Central (PVC). MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, acompanhada de um estudo longitudinal, quase experimental, realizado em duas etapas. A primeira etapa constituiu-se por um método quase experimental, do tipo antes e depois, para a verificação da apreensão do conhecimento após a intervenção - utilização do aplicativo para o ensino da PVC por 60 dias - e a comparação com os resultados obtidos no período pré-intervenção. Nesta etapa, além da aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento sobre a mensuração da PVC, o exame de habilidades estruturado, baseado no modelo Objective Structured Clinical Examination (OSCE), foi utilizado para avaliação da execução do procedimento em situação prática. A segunda etapa compreendeu a aplicação de um instrumento para verificar a autoavaliação da aprendizagem pós-intervenção e a satisfação dos estudantes em relação ao uso do aplicativo. O local de estudo foi uma instituição de Ensino Superior privada, no município de Santos-SP. A amostra foi composta por 31 estudantes, que atenderam aos critérios de inclusão. As avaliações teóricas e práticas foram submetidas à análise de medidas repetidas por meio do test t de Student e a correlação da avaliação prática com os acessos ao aplicativo foi feita com o coeficiente de correlação de Pearson. Também foi feita regressão linear para identificar a existência de variáveis associadas ao aprendizado. As variáveis qualitativas foram apresentadas em valores absolutos e relativos e as quantitativas foram apresentadas em valores de tendência central e de dispersão. RESULTADOS: As médias das notas do teste pré (4,10) e pós-intervenção (5,57) revelaram diferença estatística significativa no grau de conhecimento teórico, com p = 0,004. Na avaliação das habilidades práticas por meio do OSCE, todas as estações apresentaram resultado significativo, tendo as estações 1 e 2 p = 0,002 e a estação 3 p = 0,000. O cruzamento do resultado do desempenho prático com a quantidade de acessos às telas específicas para esse fim no aplicativo não apresentou diferença estatística significativa. Não foram identificadas variáveis estatisticamente significativas associadas ao aprendizado. Em relação à autoaprendizagem e à satisfação, 95,7% dos estudantes concordaram que o aplicativo favoreceu o aprendizado da mensuração da PVC. CONCLUSÕES: Esta pesquisa demonstrou a viabilidade e a eficácia da utilização de um recurso tecnológico, especificamente desenvolvido para dispositivos móveis e baseado na aprendizagem significativa e na pedagogia construtivista, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa abre perspectivas para novos caminhos investigativos e estudos de produção tecnológica que poderão contribuir para aprimorar a formação dos estudantes e a atuação dos profissionais. Também pode servir de incentivo para a criação de novos grupos de estudo e pesquisa em Tecnologia na Enfermagem.
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MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento tecnológico, acompanhada de um estudo longitudinal, quase experimental, realizado em duas etapas. A primeira etapa constituiu-se por um método quase experimental, do tipo antes e depois, para a verificação da apreensão do conhecimento após a intervenção - utilização do aplicativo para o ensino da PVC por 60 dias - e a comparação com os resultados obtidos no período pré-intervenção. Nesta etapa, além da aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento sobre a mensuração da PVC, o exame de habilidades estruturado, baseado no modelo Objective Structured Clinical Examination (OSCE), foi utilizado para avaliação da execução do procedimento em situação prática. A segunda etapa compreendeu a aplicação de um instrumento para verificar a autoavaliação da aprendizagem pós-intervenção e a satisfação dos estudantes em relação ao uso do aplicativo. O local de estudo foi uma instituição de Ensino Superior privada, no município de Santos-SP. A amostra foi composta por 31 estudantes, que atenderam aos critérios de inclusão. As avaliações teóricas e práticas foram submetidas à análise de medidas repetidas por meio do test t de Student e a correlação da avaliação prática com os acessos ao aplicativo foi feita com o coeficiente de correlação de Pearson. Também foi feita regressão linear para identificar a existência de variáveis associadas ao aprendizado. As variáveis qualitativas foram apresentadas em valores absolutos e relativos e as quantitativas foram apresentadas em valores de tendência central e de dispersão. RESULTADOS: As médias das notas do teste pré (4,10) e pós-intervenção (5,57) revelaram diferença estatística significativa no grau de conhecimento teórico, com p = 0,004. Na avaliação das habilidades práticas por meio do OSCE, todas as estações apresentaram resultado significativo, tendo as estações 1 e 2 p = 0,002 e a estação 3 p = 0,000. O cruzamento do resultado do desempenho prático com a quantidade de acessos às telas específicas para esse fim no aplicativo não apresentou diferença estatística significativa. Não foram identificadas variáveis estatisticamente significativas associadas ao aprendizado. Em relação à autoaprendizagem e à satisfação, 95,7% dos estudantes concordaram que o aplicativo favoreceu o aprendizado da mensuração da PVC. CONCLUSÕES: Esta pesquisa demonstrou a viabilidade e a eficácia da utilização de um recurso tecnológico, especificamente desenvolvido para dispositivos móveis e baseado na aprendizagem significativa e na pedagogia construtivista, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa abre perspectivas para novos caminhos investigativos e estudos de produção tecnológica que poderão contribuir para aprimorar a formação dos estudantes e a atuação dos profissionais. Também pode servir de incentivo para a criação de novos grupos de estudo e pesquisa em Tecnologia na Enfermagem.INTRODUCTION: Knowledge construction supported by new technologies has evolved rapidly and they play a significant role as an element changing the way to access and organize information, constituting a students ally in knowledge acquisition and organization. OBJECTIVE: Evaluate students learning and satisfaction in relation to the use of a multimedia application on a mobile platform for teaching how to measure central venous pressure (CVP). METHOD: This is a technology development research, accompanied by a longitudinal study, quasi-experimental, conducted in two stages. The first stage consisted in a quasi-experimental method, with a before and after design, to verify knowledge acquisition after the intervention use of the application for teaching CVP for 60 days and compare it to the results obtained within the pre-intervention period. At this stage, besides the application of a questionnaire to evaluate knowledge on CVP measurement, the structured skills examination, based on the Objective Structured Clinical Examination (OSCE) model, was used to evaluate how the procedure is executed in a practical situation. The second stage involved the application of an instrument to verify self-assessment of post-intervention learning and students satisfaction in relation to using the application. The study site was a private Higher Education institution, in the city of Santos, São Paulo, Brazil. The sample consisted of 31 students, who met the inclusion criteria. The theoretical and practical evaluations underwent repeated measurement analysis by using Students t-test and the correlation of practical evaluation with accesses to the application was achieved through Pearsons correlation coefficient. Linear regression was also employed to identify the existence of variables associated with learning. The qualitative variables were shown in absolute and relative values and the quantitative ones were shown in central tendency and dispersion values. RESULTS: The average pre- (4.10) and post- (5.57) intervention test values revealed a statistically significant difference in the theoretical knowledge degree, with p = 0.004. In the evaluation of practical skills through the OSCE, all stations showed a significant result, where stations 1 and 2 had p = 0.002 and station 3 had p = 0.000. Cross-comparison of the practical performance outcome and the number of accesses to specific screens for this purpose in the application showed no significant statistical difference. No statistically significant variables associated with learning were identified. Regarding self-learning and satisfaction, 95.7% of the students agreed that the application favored learning how to measure CVP. CONCLUSIONS: This research demonstrated the feasibility and effectiveness of using a technological resource, specifically designed for mobile devices and based on meaningful learning and constructivist pedagogy, as a support tool aimed at the teaching-learning process. This research opens prospects for further investigative routes and technological production studies capable of contributing to improve students education and practitioners work. It may also serve as an incentive for the creation of new study and research groups on Technology in Nursing.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPüschel, Vilanice Alves de AraujoGalvão, Elizabeth Correia Ferreira2016-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12052017-125108/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T15:44:41Zoai:teses.usp.br:tde-12052017-125108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T15:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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