Crescimento e desenvolvimento da criança indígena: um estudo da etnia Pitaguary - Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-12112010-114502/ |
Resumo: | Introdução - O crescimento e o desenvolvimento estão entre os melhores indicadores de saúde da criança. Há uma complexa rede de causalidade no processo de crescimento e desenvolvimento infantil que envolve variáveis biológicas (sexo, peso e comprimento ao nascer) e sócio-econômico-ambientais (alimentação, renda, educação, ocupação, tipo de moradia, saneamento, estado nutricional das mães). Para as crianças indígenas, o monitoramento do crescimento físico e o acompanhamento do desenvolvimento têm importância relevante, visto que as mudanças sócio-econômicas, culturais e ambientais as quais estão submetidas podem contribuir para a deterioração das condições de saúde e nutrição. Objetivos - Conhecer o crescimento e desenvolvimento e a saúde das crianças indígenas da etnia Pitaguary no primeiro ano de vida e seus condicionantes sócio-culturais e ambientais, identificando as condições do nascimento, o tipo de alimentação, a evolução do estado nutricional e do desenvolvimento, a ocorrência de diarréia e de doença respiratória e o estado vacinal. Métodos - Estudo de coorte, prospectivo, descritivo, envolvendo todas as crianças menores de um ano pertencentes à etnia Pitaguary. Essas crianças foram acompanhadas mensalmente até os doze meses de vida e avaliadas quanto às condições de nascimento, alimentação, estado nutricional, hábitos alimentares, desenvolvimento, estado vacinal e morbidade. Resultados Apesar das precárias condições de vida, a evolução do crescimento e desenvolvimento das crianças da etnia Pitaguary pode ser considerada dentro da faixa adequada, tendo como referência as curvas da OMS, 2006 e os marcos do desenvolvimento da Caderneta da Criança, MS, 2002. A cobertura vacinal esteve semelhante aos valores brasileiros. Chamou atenção a taxa de episódios de diarréias e doenças respiratórias em cerca de três episódios/ano/criança |
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Crescimento e desenvolvimento da criança indígena: um estudo da etnia Pitaguary - CearáGrowth and development of indigenous child: a study of ethnic Pitaguary - CearáChild HealthCrescimentoCriança IndígenaDesenvolvimentoDevelopmentGrowthIndian ChildInfant NutritionNutrição InfantilSaúde da CriançaIntrodução - O crescimento e o desenvolvimento estão entre os melhores indicadores de saúde da criança. Há uma complexa rede de causalidade no processo de crescimento e desenvolvimento infantil que envolve variáveis biológicas (sexo, peso e comprimento ao nascer) e sócio-econômico-ambientais (alimentação, renda, educação, ocupação, tipo de moradia, saneamento, estado nutricional das mães). Para as crianças indígenas, o monitoramento do crescimento físico e o acompanhamento do desenvolvimento têm importância relevante, visto que as mudanças sócio-econômicas, culturais e ambientais as quais estão submetidas podem contribuir para a deterioração das condições de saúde e nutrição. Objetivos - Conhecer o crescimento e desenvolvimento e a saúde das crianças indígenas da etnia Pitaguary no primeiro ano de vida e seus condicionantes sócio-culturais e ambientais, identificando as condições do nascimento, o tipo de alimentação, a evolução do estado nutricional e do desenvolvimento, a ocorrência de diarréia e de doença respiratória e o estado vacinal. Métodos - Estudo de coorte, prospectivo, descritivo, envolvendo todas as crianças menores de um ano pertencentes à etnia Pitaguary. Essas crianças foram acompanhadas mensalmente até os doze meses de vida e avaliadas quanto às condições de nascimento, alimentação, estado nutricional, hábitos alimentares, desenvolvimento, estado vacinal e morbidade. Resultados Apesar das precárias condições de vida, a evolução do crescimento e desenvolvimento das crianças da etnia Pitaguary pode ser considerada dentro da faixa adequada, tendo como referência as curvas da OMS, 2006 e os marcos do desenvolvimento da Caderneta da Criança, MS, 2002. A cobertura vacinal esteve semelhante aos valores brasileiros. Chamou atenção a taxa de episódios de diarréias e doenças respiratórias em cerca de três episódios/ano/criançaIntroduction - Growth and development are among the best indicators of child health. There is a complex network of causality in the process of child growth and development involving biological variables (sex, weight and length at birth) and socio-economic-environmental (food, income, education, occupation, housing, sanitation and nutritional status of mothers). For indigenous children, growth monitoring and monitoring of physical development have great importance, since the socio-economic changes, cultural and environmental factors to which they are submitted may contribute to the deterioration of their health and nutrition. Objectives To understand the growth and development and health of indigenous children of ethnic Pitaguary during the first year of life and its socio-cultural and environmental issues, identifying the conditions of birth, type of diet, nutritional status and trends of development, occurrence of diarrhea and respiratory disease and vaccination status. Methods - A cohort, prospective, descriptive study, involving all children under one year belonging to ethnic Pitaguary. These children were followed monthly until the twelve months of age and their conditions of birth, diet, nutritional status, dietary habits, development, immunization status and morbidity were evaluated. Results - Despite their precarious living conditions, the evolution of growth and development of children of ethnic Pitaguary can be considered within the appropriate age group, with reference to the curves of WHO, 2006 and the milestones of development of the Handbook of Child, MS, 2002. Vaccination coverage was similar to Brazilian values. It called the attention the rate of episodes of diarrheal and respiratory diseases - about 3 episodes per year per childBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrisi, Sandra Josefina Ferraz ElleroDiniz, Regina Lucia Portela2010-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6132/tde-12112010-114502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-29T18:25:30Zoai:teses.usp.br:tde-12112010-114502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-05-29T18:25:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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