Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14032017-145902/ |
Resumo: | O presente trabalho analisa os discursos educacionais relacionados ao ensino de Geografia que circulam em publicações da Revista NOVA ESCOLA. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se em aproximações e interfaces entre dois sistemas teóricos: a Filosofia da Linguagem, que contribui com a Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin e a Psicologia da Aprendizagem, que traz a concepção de transmissão cultural de L. Vigotski. Mediante esta relação, busca-se refletir sobre a importância da mediação da linguagem, que é entendida, nesta pesquisa, como uma intervenção no processo cognitivo, o qual, por sua vez, envolve a gênese dos conceitos científicos de Geografia e a aprendizagem requerida em situações didáticas. Esta metodologia fundamenta-se, portanto, na análise do discurso e no exame de sequências didáticas, aprofundando a compreensão deste tipo de construção discursiva e a forma como demarca concepções e legitima novos enfoques. Ao fim e ao cabo, conclui-se que as abordagens envolvidas em sequências didáticas prescritas aos professores de Geografia do ensino básico revelam tendências tecnicistas que estão impactando as concepções de currículo de Geografia no país e que são consequência da transição neoliberal pela qual passa o sistema educacional vigente. |
id |
USP_8bfdab9eaf448288e6671d2eb401e650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14032017-145902 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova EscolaDiscourses on the teaching of Geography: didactic activities in the NOVA ESCOLA JournalAprendizagemDiscourseDiscursoEnsinoGeografiaGeographyLanguageLearningLinguagemTeachingO presente trabalho analisa os discursos educacionais relacionados ao ensino de Geografia que circulam em publicações da Revista NOVA ESCOLA. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se em aproximações e interfaces entre dois sistemas teóricos: a Filosofia da Linguagem, que contribui com a Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin e a Psicologia da Aprendizagem, que traz a concepção de transmissão cultural de L. Vigotski. Mediante esta relação, busca-se refletir sobre a importância da mediação da linguagem, que é entendida, nesta pesquisa, como uma intervenção no processo cognitivo, o qual, por sua vez, envolve a gênese dos conceitos científicos de Geografia e a aprendizagem requerida em situações didáticas. Esta metodologia fundamenta-se, portanto, na análise do discurso e no exame de sequências didáticas, aprofundando a compreensão deste tipo de construção discursiva e a forma como demarca concepções e legitima novos enfoques. Ao fim e ao cabo, conclui-se que as abordagens envolvidas em sequências didáticas prescritas aos professores de Geografia do ensino básico revelam tendências tecnicistas que estão impactando as concepções de currículo de Geografia no país e que são consequência da transição neoliberal pela qual passa o sistema educacional vigente.This research analyzes the educational discourses on the teaching of Geography that have been found in the NOVA ESCOLA journal. The methodology used attempted to connect and correlate two theoretical systems: The Philosophy of Language, whose main contribution to the study was the Enunciation Theory by Mikhail Bakhtin and the Psychology of Learning, which brings in an important conceptual framework on the Cultural Transmission, posited by L. Vygotsky. In so doing, this paper seeks to understand the importance of language mediation, which is defined as an intervention in the cognitive process that, in turn, involves the genesis of scientific concepts of Geography and the required learning in teaching situations. Therefore, this methodology correlates discourse analysis with didactic activities, aiming to understand how they create new concepts and legitimize different approaches to the teaching of Geography in Elementary School. As a conclusion, this research shows that the didactic activities employed by Geography teachers in the Elementary School reveal an increasing use of overly technical approaches that go hand in hand with the current neoliberal transition in Brazilian Education and the manner to which they impact syllabus content.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMiranda, Maria ElizaKanawati, Luciana Martin2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14032017-145902/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-14032017-145902Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola Discourses on the teaching of Geography: didactic activities in the NOVA ESCOLA Journal |
title |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
spellingShingle |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola Kanawati, Luciana Martin Aprendizagem Discourse Discurso Ensino Geografia Geography Language Learning Linguagem Teaching |
title_short |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
title_full |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
title_fullStr |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
title_full_unstemmed |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
title_sort |
Discursos no ensino de Geografia: didáticas prescritivas na revista Nova Escola |
author |
Kanawati, Luciana Martin |
author_facet |
Kanawati, Luciana Martin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Maria Eliza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanawati, Luciana Martin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Discourse Discurso Ensino Geografia Geography Language Learning Linguagem Teaching |
topic |
Aprendizagem Discourse Discurso Ensino Geografia Geography Language Learning Linguagem Teaching |
description |
O presente trabalho analisa os discursos educacionais relacionados ao ensino de Geografia que circulam em publicações da Revista NOVA ESCOLA. A metodologia utilizada nesta pesquisa baseou-se em aproximações e interfaces entre dois sistemas teóricos: a Filosofia da Linguagem, que contribui com a Teoria da Enunciação de Mikhail Bakhtin e a Psicologia da Aprendizagem, que traz a concepção de transmissão cultural de L. Vigotski. Mediante esta relação, busca-se refletir sobre a importância da mediação da linguagem, que é entendida, nesta pesquisa, como uma intervenção no processo cognitivo, o qual, por sua vez, envolve a gênese dos conceitos científicos de Geografia e a aprendizagem requerida em situações didáticas. Esta metodologia fundamenta-se, portanto, na análise do discurso e no exame de sequências didáticas, aprofundando a compreensão deste tipo de construção discursiva e a forma como demarca concepções e legitima novos enfoques. Ao fim e ao cabo, conclui-se que as abordagens envolvidas em sequências didáticas prescritas aos professores de Geografia do ensino básico revelam tendências tecnicistas que estão impactando as concepções de currículo de Geografia no país e que são consequência da transição neoliberal pela qual passa o sistema educacional vigente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14032017-145902/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-14032017-145902/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090704860774400 |