Adolescentes mães em instituições de acolhimento: Psicodiagnóstico Compreensivo e Interventivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-09102014-152214/ |
Resumo: | Esta dissertação se refere à pesquisa clínica realizada com adolescentes gestantes ou mães, que vivenciaram experiências de violência doméstica e encontravam-se acolhidas institucionalmente. Estudos apontam que a maternidade na adolescência pode decorrer de sentimentos de abandono, depressivos e/ou comportamento delinquente. Apesar de a maternidade na adolescência ter sido amplamente pesquisada, estudos sobre essa no contexto institucional são escassos. Aventou-se a hipótese de que a construção da identidade, personalidade e adaptação social dessas adolescentes apresenta prejuízos decorrentes das vivências de violências e exclusão social. Assim, visou-se o estudo de casos múltiplos de cinco mães adolescentes a partir da realização do Psicodiagnóstico Interventivo que permitiu a compreensão psicodinâmica e a proposição de medidas interventivas ao longo desse processo. A partir do conhecimento construído, pode-se também elaborar estratégias de trabalho junto às jovens. O método clínico qualitativo foi empregado, embasado no método psicanalítico. O psicodiagnóstico se deu por meio de entrevistas e aplicação do TAT. Os dados coletados foram analisados a partir da livre inspeção do material e discutidos visando ao entrelaçamento de aspectos clínicos e teóricos sob a perspectiva psicodinâmica. Observou-se que as adolescentes apresentaram dificuldades na aquisição de autonomia, exercício do papel materno, sentimentos de solidão e depressão frente à maternidade e à vida. Os achados apontam para um desenvolvimento emocional prejudicado. Aventou-se que a maternidade é uma forma de possuir um lugar no mundo e, inconscientemente, pode ser uma tentativa de estabelecer a dupla mãe-bebê que não fora vivenciada satisfatoriamente na primeira infância. Intervenções foram realizadas, como apontamentos, acolhimentos e encaminhamentos. Conclui-se pela necessidade de intervir nessa realidade, por meio de uma proposta psicoterapêutica |
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Adolescentes mães em instituições de acolhimento: Psicodiagnóstico Compreensivo e InterventivoAdolescent mothers in shelter: Psychodynamic and Interventive DiagnosisAdolescent MothersChild AbuseMães adolescentesPsicodiagnóstico InterventivoPsychodinamic and Interventive diagnosisViolência domésticaEsta dissertação se refere à pesquisa clínica realizada com adolescentes gestantes ou mães, que vivenciaram experiências de violência doméstica e encontravam-se acolhidas institucionalmente. Estudos apontam que a maternidade na adolescência pode decorrer de sentimentos de abandono, depressivos e/ou comportamento delinquente. Apesar de a maternidade na adolescência ter sido amplamente pesquisada, estudos sobre essa no contexto institucional são escassos. Aventou-se a hipótese de que a construção da identidade, personalidade e adaptação social dessas adolescentes apresenta prejuízos decorrentes das vivências de violências e exclusão social. Assim, visou-se o estudo de casos múltiplos de cinco mães adolescentes a partir da realização do Psicodiagnóstico Interventivo que permitiu a compreensão psicodinâmica e a proposição de medidas interventivas ao longo desse processo. A partir do conhecimento construído, pode-se também elaborar estratégias de trabalho junto às jovens. O método clínico qualitativo foi empregado, embasado no método psicanalítico. O psicodiagnóstico se deu por meio de entrevistas e aplicação do TAT. Os dados coletados foram analisados a partir da livre inspeção do material e discutidos visando ao entrelaçamento de aspectos clínicos e teóricos sob a perspectiva psicodinâmica. Observou-se que as adolescentes apresentaram dificuldades na aquisição de autonomia, exercício do papel materno, sentimentos de solidão e depressão frente à maternidade e à vida. Os achados apontam para um desenvolvimento emocional prejudicado. Aventou-se que a maternidade é uma forma de possuir um lugar no mundo e, inconscientemente, pode ser uma tentativa de estabelecer a dupla mãe-bebê que não fora vivenciada satisfatoriamente na primeira infância. Intervenções foram realizadas, como apontamentos, acolhimentos e encaminhamentos. Conclui-se pela necessidade de intervir nessa realidade, por meio de uma proposta psicoterapêuticaThis dissertation consists of the clinical research done with pregnant adolescents or mothers, who have experienced abuse and found themselves in shelter. Studies point that teenage motherhood may be due to abandonment, depression feelings and/or delinquent behavior. While adolescent motherhood have been widely researched, studies about this one are scarce in the institutional context. It was suggested that the construction of identity, personality and social adjustment of these adolescents presents losses resulting from experiences of violence and social exclusion. Therefore, it was aimed the multiple case study of five teenage mothers from the completion of the Psychodynamic and Interventive Diagnosis, which allowed the psychodynamic comprehension as well as the proposal of interventive measures along this process. From the constructed knowledge, one can also develop strategies to work with the youth. The qualitative clinical method was used, based on the psychoanalytic method. The psychodiagnosis was given through interviews and application of TAT. The collected data were analized based on the free inspetion of the material and discusses aiming the interlacing of clinical and theorical aspects under the psychodynamic perspective. It was observed that the adolescents presented difficulty acquiring autonomy, exercising the maternal role, feelings of solitude and depression facing motherhood and life. The findings point to an impaired emotional development. Hypothetically, it was said that the motherhood is a way of owning a place in the world, and, unconsciously, it may be an attempt to establish the relation mother-baby which had not been lived satisfactorily in early childhood. Interventions were carried out, as notes, holding and referrals. In conclusion, theres the need to intervene in this reality, through a psychotherapeutic proposalBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTardivo, Leila Salomao de La Plata CuryPassarini, Gislaine Martins Ricardo2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-09102014-152214/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-10-16T06:00:07Zoai:teses.usp.br:tde-09102014-152214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-10-16T06:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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