O peso do capital cultural nos resultados do Enem-2015 em Ribeirão Preto e o contrassenso de seu uso como indicador de qualidade das escolas
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082019-173052/ |
Resumo: | Considerando os múltiplos fatores que incidem na composição dos resultados de desempenho dos jovens concluintes do Ensino Médio das redes públicas e privada no ENEM 2015 na cidade de Ribeirão Preto, objetiva-se analisar os determinantes circunstanciais relativos ao background familiar e sua confluência no desempenho no exame, discutindo sobre o uso de seus resultados. Para tanto, procede-se à análise descritiva dos dados oficiais e revisão da literatura sobre a história da avaliação externa, aferição da qualidade por testes padronizados e pesquisas de levantamento, sendo possível traçar um esboço temporal do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a trajetória, configurações e as finalidades do ENEM, e discorrer sobre os desafios e descaminhos do Ensino Médio brasileiro. Observa-se a partir das diferenças entre os públicos das redes pública e privada, conhecidas através do estudo das variáveis (contidas nos Microdados do ENEM 2015 e disponibilizados pelo INEP), a necessidade de examinar com mais profundidade o desempenho das escolas de Ensino Médio acrescentando análises sobre os aspectos históricos da avaliação externa no Brasil e no mundo, das mudanças do ENEM e sobre o caráter dual do Ensino Médio, o que permite concluir que o ENEM não pode ser tratado como um descritor da qualidade do ensino, a considerar prioritariamente o seu caráter seletivo e a questionável legitimação dos rankings pela sociedade |
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O peso do capital cultural nos resultados do Enem-2015 em Ribeirão Preto e o contrassenso de seu uso como indicador de qualidade das escolasCultural capital weight in ENEM-2015 results in RIBEIRÃO PRETO and the contress of its use as a quality indicator of schoolsAvaliaçãoDesempenhoENEMENEMEvaluationPerformanceQualidadeQualityRankingsRankingsConsiderando os múltiplos fatores que incidem na composição dos resultados de desempenho dos jovens concluintes do Ensino Médio das redes públicas e privada no ENEM 2015 na cidade de Ribeirão Preto, objetiva-se analisar os determinantes circunstanciais relativos ao background familiar e sua confluência no desempenho no exame, discutindo sobre o uso de seus resultados. Para tanto, procede-se à análise descritiva dos dados oficiais e revisão da literatura sobre a história da avaliação externa, aferição da qualidade por testes padronizados e pesquisas de levantamento, sendo possível traçar um esboço temporal do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a trajetória, configurações e as finalidades do ENEM, e discorrer sobre os desafios e descaminhos do Ensino Médio brasileiro. Observa-se a partir das diferenças entre os públicos das redes pública e privada, conhecidas através do estudo das variáveis (contidas nos Microdados do ENEM 2015 e disponibilizados pelo INEP), a necessidade de examinar com mais profundidade o desempenho das escolas de Ensino Médio acrescentando análises sobre os aspectos históricos da avaliação externa no Brasil e no mundo, das mudanças do ENEM e sobre o caráter dual do Ensino Médio, o que permite concluir que o ENEM não pode ser tratado como um descritor da qualidade do ensino, a considerar prioritariamente o seu caráter seletivo e a questionável legitimação dos rankings pela sociedadeConsidering the multiple factors that affect the composition of the performance results of young high school graduates from public and private schools in ENEM 2015 in the city of Ribeirão Preto, the objective is to analyze the circumstantial determinants related to family background and their confluence in exam performance, discussing about the use of their results. To this end, we proceed to the descriptive analysis of official data and literature review on the history of external evaluation, quality measurement by standardized tests and surveys, and it is possible to draw a temporal outline of the Basic Education Assessment System (SAEB). , the trajectory, configurations and purposes of ENEM, and discuss the challenges and mishaps in Brazilian high school. It is observed from the differences between public and private publics, known through the study of the variables (contained in the ENEM Microdata 2015 and provided by INEP) the need to further examine the performance of high schools by adding analyzes on the historical aspects of external evaluation in Brazil and around the world, on the changes in ENEM, and on the dual character of high school, which allows us to conclude that ENEM cannot be treated as a descriptor of the quality of education to consider its priority selective character and the questionable legitimation of rankings by societyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinto, Jose Marcelino de RezendePereira, Fernanda Martins2019-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082019-173052/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:01:06Zoai:teses.usp.br:tde-16082019-173052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:01:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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