Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Átila Rabelo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/
Resumo: Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.
id USP_8cff7dc8f2dffaff12bf06e9ca897ef5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27052021-114049
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíquaA Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environmentsAprendizagem ubíqua (u-learning)Arquitetura de referênciaArquitetura orientada a serviços (SOA)Authoring toolContext sensitive systems (CSS)Ferramenta de autoriaReference architectureService oriented architecture (SOA)Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)Ubiquitous learning (u-learning)Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.Ubiquitous learning environments or u-learning represent the new generation of virtual learning environments (VLE), applied in the field of education as a didactic resource capable of offering several benefits for the teaching-learning process, such as mobile learning, recommendation of personalized content and proactive adaptation of didactic materials to the students learning context, through the devices and technologies of mobile computing, context-sensitive and wireless communication networks. However, the development of u-learning environments is a difficult and time-consuming task, especially when the environment incorporates contextsensitive learning content authoring services, which increases the complexity of development. Motivated by this scenario, this doctoral thesis investigated and defined a service-oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments, called MOA-RA, with the main objective of contributing to architectural projects of u-learning environments. The architecture was built based on the ProSA-RA reference architecture development process and validated through three types of architectural assessment: Inspection by checklist, questionnaire with domain experts and case studies as proof of concept of the instantiation of the proposed architecture. The results were positive and indicated that the MOA-RA achieved the expected objectives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Ellen FrancineBraga, Rosana Teresinha VaccareLopes, Átila Rabelo2021-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-27T18:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-27052021-114049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-27T18:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
A Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments
title Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
spellingShingle Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
Lopes, Átila Rabelo
Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Ferramenta de autoria
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Ubiquitous learning (u-learning)
title_short Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
title_full Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
title_fullStr Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
title_full_unstemmed Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
title_sort Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
author Lopes, Átila Rabelo
author_facet Lopes, Átila Rabelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Ellen Francine
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Átila Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Ferramenta de autoria
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Ubiquitous learning (u-learning)
topic Aprendizagem ubíqua (u-learning)
Arquitetura de referência
Arquitetura orientada a serviços (SOA)
Authoring tool
Context sensitive systems (CSS)
Ferramenta de autoria
Reference architecture
Service oriented architecture (SOA)
Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)
Ubiquitous learning (u-learning)
description Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257410991816704