Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/ |
Resumo: | Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados. |
id |
USP_8cff7dc8f2dffaff12bf06e9ca897ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27052021-114049 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíquaA Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environmentsAprendizagem ubíqua (u-learning)Arquitetura de referênciaArquitetura orientada a serviços (SOA)Authoring toolContext sensitive systems (CSS)Ferramenta de autoriaReference architectureService oriented architecture (SOA)Sistemas sensíveis ao contexto (CSS)Ubiquitous learning (u-learning)Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados.Ubiquitous learning environments or u-learning represent the new generation of virtual learning environments (VLE), applied in the field of education as a didactic resource capable of offering several benefits for the teaching-learning process, such as mobile learning, recommendation of personalized content and proactive adaptation of didactic materials to the students learning context, through the devices and technologies of mobile computing, context-sensitive and wireless communication networks. However, the development of u-learning environments is a difficult and time-consuming task, especially when the environment incorporates contextsensitive learning content authoring services, which increases the complexity of development. Motivated by this scenario, this doctoral thesis investigated and defined a service-oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments, called MOA-RA, with the main objective of contributing to architectural projects of u-learning environments. The architecture was built based on the ProSA-RA reference architecture development process and validated through three types of architectural assessment: Inspection by checklist, questionnaire with domain experts and case studies as proof of concept of the instantiation of the proposed architecture. The results were positive and indicated that the MOA-RA achieved the expected objectives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbosa, Ellen FrancineBraga, Rosana Teresinha VaccareLopes, Átila Rabelo2021-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-27T18:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-27052021-114049Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-27T18:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua A Service oriented reference architecture for the development of ubiquitous learning environments |
title |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
spellingShingle |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua Lopes, Átila Rabelo Aprendizagem ubíqua (u-learning) Arquitetura de referência Arquitetura orientada a serviços (SOA) Authoring tool Context sensitive systems (CSS) Ferramenta de autoria Reference architecture Service oriented architecture (SOA) Sistemas sensíveis ao contexto (CSS) Ubiquitous learning (u-learning) |
title_short |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
title_full |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
title_fullStr |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
title_full_unstemmed |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
title_sort |
Uma Arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua |
author |
Lopes, Átila Rabelo |
author_facet |
Lopes, Átila Rabelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Ellen Francine Braga, Rosana Teresinha Vaccare |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Átila Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ubíqua (u-learning) Arquitetura de referência Arquitetura orientada a serviços (SOA) Authoring tool Context sensitive systems (CSS) Ferramenta de autoria Reference architecture Service oriented architecture (SOA) Sistemas sensíveis ao contexto (CSS) Ubiquitous learning (u-learning) |
topic |
Aprendizagem ubíqua (u-learning) Arquitetura de referência Arquitetura orientada a serviços (SOA) Authoring tool Context sensitive systems (CSS) Ferramenta de autoria Reference architecture Service oriented architecture (SOA) Sistemas sensíveis ao contexto (CSS) Ubiquitous learning (u-learning) |
description |
Ambientes de aprendizagem ubíqua ou u-learning (ubiquitous learning) representam a nova geração dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), sendo aplicados no domínio da educação como recurso didático capaz de oferecer diversos benefícios para o processo do ensinoaprendizagem, tais como aprendizagem com mobilidade, recomendação de conteúdos personalizados e adaptação proativa dos materiais didáticos ao contexto da aprendizagem do aluno, por meio dos dispositivos e tecnologias da computação móvel, sensível ao contexto e redes de comunicação sem fio. No entanto, o desenvolvimento de ambientes u-learning é uma tarefa difícil e demorada, ainda mais quando o ambiente incorpora serviços de autoria de conteúdos de aprendizagem sensíveis ao contexto, que aumenta a complexidade do desenvolvimento. Motivado por este cenário, esta tese de doutorado investigou e definiu uma arquitetura de referência orientada a serviços para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem ubíqua, denominada MOA-RA, tendo como objetivo principal contribuir para projetos arquiteturais de ambientes u-learning. A arquitetura foi construída com base no processo de desenvolvimento de arquiteturas de referência ProSA-RA e validada por meio de três tipos de avaliação arquitetural: Inspeção por checklist, questionário com especialistas do domínio e estudos de caso como prova de conceito da instanciação da arquitetura proposta. Os resultados foram positivos e indicaram que a MOA-RA atingiu os objetivos esperados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27052021-114049/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257410991816704 |