Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11908 |
Resumo: | Ambientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura. |
id |
RCAP_dee3258994200c04cc7a17dae685899e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11908 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem UbíquaAprendizagem ubíquaSensível ao contextoMapeamento sistemáticoU-learningUbiquitous learningContext-sensitiveSystematic mappingAmbientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura.Context-sensitive ubiquitous learning (u-learning) environments are systems applied in the field of education, characterized by the ability to collect information from the student's context and modify your behavior, adapting to the characteristics and student's learning needs. In addition, another important feature of ulearning is to provide access to computing learning resources anywhere, anytime, regardless of the user's device type. Faced with this new scenario, still unknown to most of the academic community, this paper proposes to investigate the context-sensitive u-learning environments, proposed in the literature of the area, to know the educational services and the types of context used in these environments, through a systematic mapping of the literature.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLLopes, Átila RabeloOliveira, Daniel Carvalho deAguiar, Ruan C. de SousaBraga, Rosana Teresinha Vaccare2020-06-20T08:32:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11908porLopes, Á., Oliveira, D., Aguiar, R., Braga, R. (2017) Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (58-63) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:06.008323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
title |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
spellingShingle |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua Lopes, Átila Rabelo Aprendizagem ubíqua Sensível ao contexto Mapeamento sistemático U-learning Ubiquitous learning Context-sensitive Systematic mapping |
title_short |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
title_full |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
title_fullStr |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
title_sort |
Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua |
author |
Lopes, Átila Rabelo |
author_facet |
Lopes, Átila Rabelo Oliveira, Daniel Carvalho de Aguiar, Ruan C. de Sousa Braga, Rosana Teresinha Vaccare |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Daniel Carvalho de Aguiar, Ruan C. de Sousa Braga, Rosana Teresinha Vaccare |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Átila Rabelo Oliveira, Daniel Carvalho de Aguiar, Ruan C. de Sousa Braga, Rosana Teresinha Vaccare |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ubíqua Sensível ao contexto Mapeamento sistemático U-learning Ubiquitous learning Context-sensitive Systematic mapping |
topic |
Aprendizagem ubíqua Sensível ao contexto Mapeamento sistemático U-learning Ubiquitous learning Context-sensitive Systematic mapping |
description |
Ambientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-06-20T08:32:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11908 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lopes, Á., Oliveira, D., Aguiar, R., Braga, R. (2017) Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (58-63) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-95733-9-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133469292363776 |