Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Átila Rabelo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Daniel Carvalho de, Aguiar, Ruan C. de Sousa, Braga, Rosana Teresinha Vaccare
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11908
Resumo: Ambientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura.
id RCAP_dee3258994200c04cc7a17dae685899e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11908
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem UbíquaAprendizagem ubíquaSensível ao contextoMapeamento sistemáticoU-learningUbiquitous learningContext-sensitiveSystematic mappingAmbientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura.Context-sensitive ubiquitous learning (u-learning) environments are systems applied in the field of education, characterized by the ability to collect information from the student's context and modify your behavior, adapting to the characteristics and student's learning needs. In addition, another important feature of ulearning is to provide access to computing learning resources anywhere, anytime, regardless of the user's device type. Faced with this new scenario, still unknown to most of the academic community, this paper proposes to investigate the context-sensitive u-learning environments, proposed in the literature of the area, to know the educational services and the types of context used in these environments, through a systematic mapping of the literature.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLLopes, Átila RabeloOliveira, Daniel Carvalho deAguiar, Ruan C. de SousaBraga, Rosana Teresinha Vaccare2020-06-20T08:32:44Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11908porLopes, Á., Oliveira, D., Aguiar, R., Braga, R. (2017) Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (58-63) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:06.008323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
title Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
spellingShingle Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
Lopes, Átila Rabelo
Aprendizagem ubíqua
Sensível ao contexto
Mapeamento sistemático
U-learning
Ubiquitous learning
Context-sensitive
Systematic mapping
title_short Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
title_full Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
title_fullStr Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
title_full_unstemmed Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
title_sort Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua
author Lopes, Átila Rabelo
author_facet Lopes, Átila Rabelo
Oliveira, Daniel Carvalho de
Aguiar, Ruan C. de Sousa
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
author_role author
author2 Oliveira, Daniel Carvalho de
Aguiar, Ruan C. de Sousa
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Átila Rabelo
Oliveira, Daniel Carvalho de
Aguiar, Ruan C. de Sousa
Braga, Rosana Teresinha Vaccare
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ubíqua
Sensível ao contexto
Mapeamento sistemático
U-learning
Ubiquitous learning
Context-sensitive
Systematic mapping
topic Aprendizagem ubíqua
Sensível ao contexto
Mapeamento sistemático
U-learning
Ubiquitous learning
Context-sensitive
Systematic mapping
description Ambientes de aprendizagem ubíqua (u-learning) sensíveis ao contexto são sistemas aplicados no domínio da educação, caracterizados pela capacidade de coletar informações do contexto do aluno e modificar seu comportamento, adaptando-se às característica e necessidades de aprendizagem do aluno. Além disso, outra característica importante da u-learning é prover acesso aos recursos computacionais de aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora, independente de tipo de dispositivo do usuário. Diante deste novo cenário, ainda desconhecido para a maioria da comunidade acadêmica, este artigo se propõe a investigar os ambientes u-learning sensíveis ao contexto propostos na literatura da área e conhecer os serviços educacionais e os tipos de contexto utilizados nesses ambientes, por meio de um mapeamento sistemático da literatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-20T08:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11908
url http://hdl.handle.net/10400.21/11908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, Á., Oliveira, D., Aguiar, R., Braga, R. (2017) Aprendizagem Ubíqua Sensível ao Contexto: Mapeamento Sistemático da Literatura Sobre Ambientes de Aprendizagem Ubíqua in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (58-63) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469292363776