Os datiloscritos de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago: um caso de emendas silenciosas na passagem a limpo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04082021-151947/ |
Resumo: | Os datiloscritos com emendas autógrafas do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor português José Saramago (1922-2010), constituem-se uma etapa avançada do processo de composição da obra, próxima da versão do texto publicada, e são uma grande oportunidade para o estudo do método de criação do autor à luz da Crítica Genética. Por meio do levantamento, organização e interpretação tanto das marcas de edição deixadas no documento quanto das variantes ocultas -- as chamadas \"emendas silenciosas\" -- introduzidas pelos testemunhos, é possível entrar em contato com o processo editorial que deu origem à obra. A partir do método de edição crítico genético, a leitura das emendas dos datiloscritos da Biblioteca Nacional de Portugal e da Fundação José Saramago -- em comparação com o texto estabelecido pela primeira edição da Editorial Caminho (1984) --, mostra que nem todas as emendas dos datiloscritos foram aproveitadas, ao passo que algumas variantes anteriormente abandonadas foram recuperadas no decorrer do processo, marcado por uma tensão entre emendas criativas e erros de cópia na altura da passagem a limpo. |
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Os datiloscritos de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago: um caso de emendas silenciosas na passagem a limpoThe datiloscripts of The year of the death of Ricardo Reis, by José Saramago: a case of silent amendments in the clean copyCrítica GenéticaCrítica LiteráriaCrítica TextualFilologiaGenetic CriticismLiterary CriticismLiteraturaLiteratura PortuguesaLiteraturePhilologyPortuguese LiteratureTextual CriticismOs datiloscritos com emendas autógrafas do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor português José Saramago (1922-2010), constituem-se uma etapa avançada do processo de composição da obra, próxima da versão do texto publicada, e são uma grande oportunidade para o estudo do método de criação do autor à luz da Crítica Genética. Por meio do levantamento, organização e interpretação tanto das marcas de edição deixadas no documento quanto das variantes ocultas -- as chamadas \"emendas silenciosas\" -- introduzidas pelos testemunhos, é possível entrar em contato com o processo editorial que deu origem à obra. A partir do método de edição crítico genético, a leitura das emendas dos datiloscritos da Biblioteca Nacional de Portugal e da Fundação José Saramago -- em comparação com o texto estabelecido pela primeira edição da Editorial Caminho (1984) --, mostra que nem todas as emendas dos datiloscritos foram aproveitadas, ao passo que algumas variantes anteriormente abandonadas foram recuperadas no decorrer do processo, marcado por uma tensão entre emendas criativas e erros de cópia na altura da passagem a limpo.The datiloscripts with autograph amendments of the novel The year of the death of Ricardo Reis (1984), by the portuguese writer José Saramago (1922-2010), represent an advanced stage of work, very close of the text version which was firstly published, and they offer a golden opportunity to study the creative process of this text in the light of Genetic Criticism. Through the gathering, organization and interpretation of editing marks, as well as of hidden variants -- the so called \"silent amendments\" -- introduced by the documents, it is possible to follow the editorial process which resulted in the work as it is known. Applying the genetic edition method, the analysis of the amendments both in the documents from Biblioteca Nacional de Portugal and Fundação José Saramago -- in comparison with the text established by the first edition published by Editorial Caminho (1984) -- shows that not all amendments were used, whereas variants previously discarded were in some cases retrieved during the process, which was marked by the tension between creative amendments and copying errors at the time the text was written out neatly.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Manoel Mourivaldo SantiagoFares Filho, Edgard Murano2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-04082021-151947/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-04T19:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-04082021-151947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-04T19:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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