Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sergio Antonio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/
Resumo: O ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como um dos seus conceitos básicos o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido por meio de atividades em que o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas idéias diante de uma experiência crucial, proposta por Posner em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm capta do um ruído de fundo relativo a déficits motivacionais provocados por essas estratégias. Portanto, buscando entender esses resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização, oriunda da psicologia da educação e explicita como obter informações e quais critérios utilizar para classificar os alunos em uma das metas. Em particular, a presente dissertação relata, analisa e interpreta uma experiência didática em Ensino de Física, na qual um grupo de alunos do segundo grau do ensino médio vivenciou um conflito sócio cognitivo. Os resultados apontam que os alunos, apesar de trabalharem no mesmo grupo, apresentaram desempenho e reações motivacionais diferentes, em boa parte compatíveis com os critérios de classificação de cada um deles.
id USP_8d5e23b3ab2e738584ebf17322dd4d5b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122014-153222
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médioConflito Cognitivo e Metas de Realização: uma Experiência nas Aulas de Física do Ensino MédioAulas de física do ensino médioAulas de física do ensino médioEnsino de físicaEnsino de físicaO ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como um dos seus conceitos básicos o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido por meio de atividades em que o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas idéias diante de uma experiência crucial, proposta por Posner em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm capta do um ruído de fundo relativo a déficits motivacionais provocados por essas estratégias. Portanto, buscando entender esses resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização, oriunda da psicologia da educação e explicita como obter informações e quais critérios utilizar para classificar os alunos em uma das metas. Em particular, a presente dissertação relata, analisa e interpreta uma experiência didática em Ensino de Física, na qual um grupo de alunos do segundo grau do ensino médio vivenciou um conflito sócio cognitivo. Os resultados apontam que os alunos, apesar de trabalharem no mesmo grupo, apresentaram desempenho e reações motivacionais diferentes, em boa parte compatíveis com os critérios de classificação de cada um deles.The teaching of science related to socio-constructivists proposals has as one of its basic concepts \"active involvement of students\" in the learning process. Although not very well understood the significance of this concept, the involvement could be achieved through activities where the subject perceptions the cognitive conflict proposed by Piaget or dissatisfaction with their ideas front a crucial experiment, proposed by Posner, in his Model of Change Conceptual. However, several search in recent decades has captured a \"back ground noise \"relation the motivational deficits produced by these strategies. Therefore, seeking understanding these anomalous results to contribute to the debate surrounding the construction of the concept above, this work presents Achievement Goal Theory from education psychology and explains how to obtain information and what criteria to use to classify students into one of the goals. In particular, this thesis reports, analyzes and interprets a teaching experience in Physics Teaching, in which a group of high school students high school experienced a cognitive social conflict. The results indicate that students, even though they working the same group showed different performance and motivational reactions largely consistent with the classification criteria of each.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVillani, AlbertoSilva, Sergio Antonio da2013-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-04122014-153222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
Conflito Cognitivo e Metas de Realização: uma Experiência nas Aulas de Física do Ensino Médio
title Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
spellingShingle Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
Silva, Sergio Antonio da
Aulas de física do ensino médio
Aulas de física do ensino médio
Ensino de física
Ensino de física
title_short Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
title_full Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
title_fullStr Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
title_full_unstemmed Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
title_sort Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
author Silva, Sergio Antonio da
author_facet Silva, Sergio Antonio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villani, Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sergio Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Aulas de física do ensino médio
Aulas de física do ensino médio
Ensino de física
Ensino de física
topic Aulas de física do ensino médio
Aulas de física do ensino médio
Ensino de física
Ensino de física
description O ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como um dos seus conceitos básicos o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido por meio de atividades em que o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas idéias diante de uma experiência crucial, proposta por Posner em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm capta do um ruído de fundo relativo a déficits motivacionais provocados por essas estratégias. Portanto, buscando entender esses resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização, oriunda da psicologia da educação e explicita como obter informações e quais critérios utilizar para classificar os alunos em uma das metas. Em particular, a presente dissertação relata, analisa e interpreta uma experiência didática em Ensino de Física, na qual um grupo de alunos do segundo grau do ensino médio vivenciou um conflito sócio cognitivo. Os resultados apontam que os alunos, apesar de trabalharem no mesmo grupo, apresentaram desempenho e reações motivacionais diferentes, em boa parte compatíveis com os critérios de classificação de cada um deles.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090392139759616