Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/ |
Resumo: | O ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como um dos seus conceitos básicos o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido por meio de atividades em que o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas idéias diante de uma experiência crucial, proposta por Posner em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm capta do um ruído de fundo relativo a déficits motivacionais provocados por essas estratégias. Portanto, buscando entender esses resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização, oriunda da psicologia da educação e explicita como obter informações e quais critérios utilizar para classificar os alunos em uma das metas. Em particular, a presente dissertação relata, analisa e interpreta uma experiência didática em Ensino de Física, na qual um grupo de alunos do segundo grau do ensino médio vivenciou um conflito sócio cognitivo. Os resultados apontam que os alunos, apesar de trabalharem no mesmo grupo, apresentaram desempenho e reações motivacionais diferentes, em boa parte compatíveis com os critérios de classificação de cada um deles. |
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Conflito cognitivo e metas de realização: uma experiência nas aulas de física do ensino médioConflito Cognitivo e Metas de Realização: uma Experiência nas Aulas de Física do Ensino MédioAulas de física do ensino médioAulas de física do ensino médioEnsino de físicaEnsino de físicaO ensino de ciências ligado às propostas sócio-construtivistas possui como um dos seus conceitos básicos o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem. Ainda que não muito bem compreendido o significado deste conceito, o envolvimento poderia ser conseguido por meio de atividades em que o sujeito vivenciasse o conflito cognitivo proposto por Piaget ou a Insatisfação com suas idéias diante de uma experiência crucial, proposta por Posner em seu Modelo de Mudança Conceitual. Entretanto, diversas pesquisas nas últimas décadas têm capta do um ruído de fundo relativo a déficits motivacionais provocados por essas estratégias. Portanto, buscando entender esses resultados anômalos e contribuir para o debate em torno da construção do conceito acima, este trabalho apresenta a Teoria de Metas de Realização, oriunda da psicologia da educação e explicita como obter informações e quais critérios utilizar para classificar os alunos em uma das metas. Em particular, a presente dissertação relata, analisa e interpreta uma experiência didática em Ensino de Física, na qual um grupo de alunos do segundo grau do ensino médio vivenciou um conflito sócio cognitivo. Os resultados apontam que os alunos, apesar de trabalharem no mesmo grupo, apresentaram desempenho e reações motivacionais diferentes, em boa parte compatíveis com os critérios de classificação de cada um deles.The teaching of science related to socio-constructivists proposals has as one of its basic concepts \"active involvement of students\" in the learning process. Although not very well understood the significance of this concept, the involvement could be achieved through activities where the subject perceptions the cognitive conflict proposed by Piaget or dissatisfaction with their ideas front a crucial experiment, proposed by Posner, in his Model of Change Conceptual. However, several search in recent decades has captured a \"back ground noise \"relation the motivational deficits produced by these strategies. Therefore, seeking understanding these anomalous results to contribute to the debate surrounding the construction of the concept above, this work presents Achievement Goal Theory from education psychology and explains how to obtain information and what criteria to use to classify students into one of the goals. In particular, this thesis reports, analyzes and interprets a teaching experience in Physics Teaching, in which a group of high school students high school experienced a cognitive social conflict. The results indicate that students, even though they working the same group showed different performance and motivational reactions largely consistent with the classification criteria of each.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVillani, AlbertoSilva, Sergio Antonio da2013-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-04122014-153222/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-04122014-153222Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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