Ações da fonoaudiologia na escola: programa de estimulação da consciência fonológica em escolares do 1° ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Thaís
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102018-211605/
Resumo: O sistema educacional brasileiro tem enfrentado grandes problemas, entre eles a dificuldade para se consolidar a alfabetização. Estudos apontam que as causas estão relacionadas principalmente à insuficiente estimulação das habilidades consideradas essenciais à aquisição da leitura e escrita. Embora dependa de um amplo conjunto de aptidões, a consciência fonológica é relatada como uma das mais relevantes a esse processo. Porém, há desconhecimento da maioria dos professores brasileiros sobre o tema e consequentemente poucos investimentos são realizados no ambiente escolar. Ainda que realizados, direcionam-se quase exclusivamente a atividades silábicas, menosprezando o fato de que em um sistema alfabético de escrita as letras representam fonemas e não sílabas. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade de um programa de estimulação da consciência fonológica, abrangendo habilidades fonêmicas, para escolares no primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de estudo clínico, do tipo caso controle, não randomizado (quase-experimental), duplo cego. Participaram do estudo 69 escolares do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, distribuídos entre Grupo Experimental (GE= 48) e Grupo Controle (GC= 21). O programa fundamentou-se no modelo de Resposta à Intervenção (RTI) em 1ª camada visando a estimulação diária das habilidades silábicas e fonêmicas de síntese, segmentação, e identificação, além da associação fonema-grafema. As atividades foram realizadas por 12 semanas, com duração de até 25 minutos, conduzidas pelos próprios professores, supervisionadas por um fonoaudiólogo. Os escolares foram avaliados, antes e após à intervenção, por meio de testes padronizados que averiguaram as habilidades de consciência fonológica, nível de leitura e hipótese de escrita. Os resultados demonstraram que o programa promoveu avanços estatisticamente significantes (p<0,05) nas habilidades de consciência fonológica do GE, repercutindo na aquisição da leitura e escrita em nível alfabético. Aproximadamente 80% dos escolares do GE alcançaram o nível alfabético de leitura e escrita, enquanto que apenas 30% dos participantes do GC apresentaram essa evolução. As análises estatísticas de correlação demonstraram que as habilidades fonêmicas estão fortemente associadas aos progressos em leitura e escrita. A taxa de não responsividade encontrada no estudo foi de aproximadamente 14% (n=7), ou seja, esses escolares não obtiveram melhor desempenho após as intervenções. Desses, 5 foram encaminhados para instituições especializadas que confirmaram diagnósticos dos transtornos de aprendizagem. Pode-se inferir que, por intermédio da metodologia empregada no estudo, foi possível identificar corretamente a maioria das crianças com sinais de riscos para os transtornos de aprendizagem e direcioná-las precocemente para os tratamentos necessários. Considerando os efeitos positivos no processo de alfabetização, conclui-se que o programa de consciência fonológica nos moldes da camada 1 da RTI é aplicável ao contexto escolar e sua implementação é uma necessidade do sistema educacional. O tamanho da amostra é uma limitação do estudo e interfere na generalização dos resultados. Sugere-se ampliação do número de participantes em futuras pesquisas.
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Ainda que realizados, direcionam-se quase exclusivamente a atividades silábicas, menosprezando o fato de que em um sistema alfabético de escrita as letras representam fonemas e não sílabas. Sendo assim, o objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade de um programa de estimulação da consciência fonológica, abrangendo habilidades fonêmicas, para escolares no primeiro ano do ensino fundamental. Trata-se de estudo clínico, do tipo caso controle, não randomizado (quase-experimental), duplo cego. Participaram do estudo 69 escolares do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, distribuídos entre Grupo Experimental (GE= 48) e Grupo Controle (GC= 21). O programa fundamentou-se no modelo de Resposta à Intervenção (RTI) em 1ª camada visando a estimulação diária das habilidades silábicas e fonêmicas de síntese, segmentação, e identificação, além da associação fonema-grafema. As atividades foram realizadas por 12 semanas, com duração de até 25 minutos, conduzidas pelos próprios professores, supervisionadas por um fonoaudiólogo. Os escolares foram avaliados, antes e após à intervenção, por meio de testes padronizados que averiguaram as habilidades de consciência fonológica, nível de leitura e hipótese de escrita. Os resultados demonstraram que o programa promoveu avanços estatisticamente significantes (p<0,05) nas habilidades de consciência fonológica do GE, repercutindo na aquisição da leitura e escrita em nível alfabético. Aproximadamente 80% dos escolares do GE alcançaram o nível alfabético de leitura e escrita, enquanto que apenas 30% dos participantes do GC apresentaram essa evolução. As análises estatísticas de correlação demonstraram que as habilidades fonêmicas estão fortemente associadas aos progressos em leitura e escrita. A taxa de não responsividade encontrada no estudo foi de aproximadamente 14% (n=7), ou seja, esses escolares não obtiveram melhor desempenho após as intervenções. Desses, 5 foram encaminhados para instituições especializadas que confirmaram diagnósticos dos transtornos de aprendizagem. Pode-se inferir que, por intermédio da metodologia empregada no estudo, foi possível identificar corretamente a maioria das crianças com sinais de riscos para os transtornos de aprendizagem e direcioná-las precocemente para os tratamentos necessários. Considerando os efeitos positivos no processo de alfabetização, conclui-se que o programa de consciência fonológica nos moldes da camada 1 da RTI é aplicável ao contexto escolar e sua implementação é uma necessidade do sistema educacional. O tamanho da amostra é uma limitação do estudo e interfere na generalização dos resultados. Sugere-se ampliação do número de participantes em futuras pesquisas.Academic failure is one of the most distressing problems of the Brazilian educational system, especially in the literacy process. The reading and writing development requires a set of skills, but phonological awareness has been reported as one of the most relevant. However, Brazilian teachers don´t have enough knowledge about the subject and consequently there are few investments on school environment. The aim of the study was to verify the applicability of a phonological awareness program for students in the first grade. It is a control-type study, non-randomized, double-blind. Sixty-nine students from a public school participated, distributed between Experimental Group (GE=48) and Control Group (GC=21). The program was based on Response to Intervention (RTI - Tier 1), aiming the daily stimulation of syllabic and phonemic skills (synthesis, segmentation, identification and phoneme-grapheme association). The activities were carried out for 12 weeks, lasting up to 25 minutes, conducted by the teachers, supervised by a speech therapist. The students were evaluated before and after the intervention, using standardized tests that investigated phonological awareness skills, reading and writing level. The results demonstrated that the program promoted statistically significant advances (p <0.05) in the EG phonological awareness skills. Approximately 80% of the EG students reached the alphabetical reading and writing level, while only 30% of the GC participants had this performance. Statistical analysis of correlation has demonstrated that phonemic skills are strongly associated with reading and writing progress. The nonresponsiveness rate was approximately 14% (n=7). Five of the EG students were referred specialized institutions and had the diagnosis of learning disorders. The phonological awareness program following RTI Tier 1 is applicable to the school environment because it promoted advances in reading and writing skills. However, the sample size could be considered a limitation of this study, Replication of the study is recommended with larger samples.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCrenitte, Patricia Abreu PinheiroFreire, Thaís2018-05-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-01102018-211605/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-01T16:25:01Zoai:teses.usp.br:tde-01102018-211605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-11-01T16:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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