Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Augusto Ventura dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01032016-155738/
Resumo: A partir do começo dos anos 2000, verifica-se um aumento significativo da demanda de populações indígenas residentes no Brasil pelo ingresso na universidade. Este debate de importância crescente vem trazendo questões valiosas para as políticas afirmativas interessadas na democratização do ensino superior no país. A presente dissertação visa contribuir com esse ramo de discussões através do exame etnográfico de experiências de duas populações indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul: os Terena e os Kaiowá-Guarani. De um lado, busca acompanhar redes de relações envolvidas na participação massiva de estudantes terena em cursos regulares de universidades públicas da região. De outro, procura descrever experiências do cotidiano do Teko Arandu, licenciatura indígena que tem engajado centenas de professores Kaiowá e Guarani. A descrição etnográfica da pluralidade de práticas e reflexões de cada caso aponta para a existência de modos de conhecimento e modos de vida próprios, que se atualizam de maneira muito singular no contexto universitário. Assim, ingressar no ensino superior parece estar ligado a uma disposição muito própria dos Terena de ir em busca de melhores e mais amplas posições no mundo lá fora, adensando suas articulações, fazendo valer seu protagonismo e imprimindo sua conduta particular. O Teko Arandu, por sua vez, parece constituir uma das importantes alternativas no bojo das quais os Kaiowá e Guarani vêm buscando o fortalecer o ñande reko (nosso sistema); alternativas que envolvem experimentações e conexões criativas com tecnologias do karai reko, sistema dos brancos.
id USP_8db0ae721b6934c8c8bb08b5897b323f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01032016-155738
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)Affirmative actions on higher education: ethnographic research on Indigenous experiences in universities of Mato Grosso do Sul (Terena and Kaiowá-Guarani)Affirmative actionsEnsino superior indígenaEthnographyEtnografiaIndigenous higher educationKaiowá and GuaraniKaiowá e GuaraniModos de conhecimentoNetworksPolíticas afirmativasRedes de relaçõesTerenaTerenaWays of knowlegdeA partir do começo dos anos 2000, verifica-se um aumento significativo da demanda de populações indígenas residentes no Brasil pelo ingresso na universidade. Este debate de importância crescente vem trazendo questões valiosas para as políticas afirmativas interessadas na democratização do ensino superior no país. A presente dissertação visa contribuir com esse ramo de discussões através do exame etnográfico de experiências de duas populações indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul: os Terena e os Kaiowá-Guarani. De um lado, busca acompanhar redes de relações envolvidas na participação massiva de estudantes terena em cursos regulares de universidades públicas da região. De outro, procura descrever experiências do cotidiano do Teko Arandu, licenciatura indígena que tem engajado centenas de professores Kaiowá e Guarani. A descrição etnográfica da pluralidade de práticas e reflexões de cada caso aponta para a existência de modos de conhecimento e modos de vida próprios, que se atualizam de maneira muito singular no contexto universitário. Assim, ingressar no ensino superior parece estar ligado a uma disposição muito própria dos Terena de ir em busca de melhores e mais amplas posições no mundo lá fora, adensando suas articulações, fazendo valer seu protagonismo e imprimindo sua conduta particular. O Teko Arandu, por sua vez, parece constituir uma das importantes alternativas no bojo das quais os Kaiowá e Guarani vêm buscando o fortalecer o ñande reko (nosso sistema); alternativas que envolvem experimentações e conexões criativas com tecnologias do karai reko, sistema dos brancos.From the early years of the 2000s, there has been a significant increase in the demand put forth by indigenous populations in Brazil to ingress in universities. This debate of growing importance has brought about valuable issues concerning affirmative action interested in the democratization of higher education in this country. This thesis aims to contribute to this branch of discussions through an ethnographic investigation of the higher education experiences of two indigenous populations in the state of Mato Grosso do Sul: the Terena and the Kaiowá-Guarani. On one hand, the research seeks to follow the networks of relations engaged in the massive participation of Terena students in regular courses in the regions public universities. On the other hand, it describes the quotidian experiences of the Teko Arandu, an indigenous teacher education program, that has involved hundreds of Kaiowá and Guarani teachers. The ethnographic description of the plurality of practices and reflections in each of these cases points to the existence of specific ways of knowledge and ways of living, that are actualized in a very singular manner in the university context. In this sense, for the Terena entering higher education seems to be related to a proper disposition to seek broader and better positions in the world out there, thereby densening their connections, fulfilling their roles as social protagonists and imprinting their particular conduct. The Teko Arandu program, in turn, seems to constitute one of the important alternatives sought by the Kaiowá and Guarani in order to strengthen the ñande reko (our system); such alternatives involve experimentation and creative connections with technologies pertaining to the karai reko, the non-indigenous peoples system.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGallois, Dominique TilkinSantos, Augusto Ventura dos2015-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01032016-155738/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-01032016-155738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
Affirmative actions on higher education: ethnographic research on Indigenous experiences in universities of Mato Grosso do Sul (Terena and Kaiowá-Guarani)
title Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
spellingShingle Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
Santos, Augusto Ventura dos
Affirmative actions
Ensino superior indígena
Ethnography
Etnografia
Indigenous higher education
Kaiowá and Guarani
Kaiowá e Guarani
Modos de conhecimento
Networks
Políticas afirmativas
Redes de relações
Terena
Terena
Ways of knowlegde
title_short Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
title_full Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
title_fullStr Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
title_full_unstemmed Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
title_sort Políticas afirmativas no ensino superior: estudo etnográfico de experiências indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul (Terena e Kaiowá-Guarani)
author Santos, Augusto Ventura dos
author_facet Santos, Augusto Ventura dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallois, Dominique Tilkin
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Augusto Ventura dos
dc.subject.por.fl_str_mv Affirmative actions
Ensino superior indígena
Ethnography
Etnografia
Indigenous higher education
Kaiowá and Guarani
Kaiowá e Guarani
Modos de conhecimento
Networks
Políticas afirmativas
Redes de relações
Terena
Terena
Ways of knowlegde
topic Affirmative actions
Ensino superior indígena
Ethnography
Etnografia
Indigenous higher education
Kaiowá and Guarani
Kaiowá e Guarani
Modos de conhecimento
Networks
Políticas afirmativas
Redes de relações
Terena
Terena
Ways of knowlegde
description A partir do começo dos anos 2000, verifica-se um aumento significativo da demanda de populações indígenas residentes no Brasil pelo ingresso na universidade. Este debate de importância crescente vem trazendo questões valiosas para as políticas afirmativas interessadas na democratização do ensino superior no país. A presente dissertação visa contribuir com esse ramo de discussões através do exame etnográfico de experiências de duas populações indígenas em universidades do Mato Grosso do Sul: os Terena e os Kaiowá-Guarani. De um lado, busca acompanhar redes de relações envolvidas na participação massiva de estudantes terena em cursos regulares de universidades públicas da região. De outro, procura descrever experiências do cotidiano do Teko Arandu, licenciatura indígena que tem engajado centenas de professores Kaiowá e Guarani. A descrição etnográfica da pluralidade de práticas e reflexões de cada caso aponta para a existência de modos de conhecimento e modos de vida próprios, que se atualizam de maneira muito singular no contexto universitário. Assim, ingressar no ensino superior parece estar ligado a uma disposição muito própria dos Terena de ir em busca de melhores e mais amplas posições no mundo lá fora, adensando suas articulações, fazendo valer seu protagonismo e imprimindo sua conduta particular. O Teko Arandu, por sua vez, parece constituir uma das importantes alternativas no bojo das quais os Kaiowá e Guarani vêm buscando o fortalecer o ñande reko (nosso sistema); alternativas que envolvem experimentações e conexões criativas com tecnologias do karai reko, sistema dos brancos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01032016-155738/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-01032016-155738/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090268467560448