Estudo e sistematização da identificação do objeto de estudo de benchmarking
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160816/ |
Resumo: | O benchmarking é um processo pelo qual a organização identifica as melhores práticas de um objeto de estudo selecionado, e faz a s melhorias necessárias para alcançá-las. A identificação do objeto é uma etapa fundamental para que se evite que recursos sejam alocados em projetos que pouca ou nenhuma vantagem competitiva tragam à organização. Esta dissertação apresenta uma sistematização da etapa de identificação do objeto de estudo de benchmarking que leve em consideração a importância das dimensões competitivas para os clientes, o seu desempenho frente à concorrência e o alinhamento entre os projetos de benchmarking e as prioridades estratégicas de melhoria de desempenho organizacional. A proposta é detalhada com a apresentação de algumas ferramentas que podem ser úteis durante esta etapa de planejamento do processo de benchmarking. Após a apresentação da sistemática, dois casos de aplicação da proposta são relatados e discutidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades ocorridas, as empresas mostraram-se bastante satisfeitas com os resultados apresentados, e certas de que se projetos de benchmarking fossem implementados a partir dos objetos de estudo identificados, eles trariam considerável vantagem competitiva para a organização. |
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Estudo e sistematização da identificação do objeto de estudo de benchmarkingStudy and systematization of the benchmarking object of study identificationAlinhamento estratégicoBenchmarkingBenchmarkingCompetitive criteriaContinuous improvementCritérios competitivosMelhoria contínuaStrategical alignmentO benchmarking é um processo pelo qual a organização identifica as melhores práticas de um objeto de estudo selecionado, e faz a s melhorias necessárias para alcançá-las. A identificação do objeto é uma etapa fundamental para que se evite que recursos sejam alocados em projetos que pouca ou nenhuma vantagem competitiva tragam à organização. Esta dissertação apresenta uma sistematização da etapa de identificação do objeto de estudo de benchmarking que leve em consideração a importância das dimensões competitivas para os clientes, o seu desempenho frente à concorrência e o alinhamento entre os projetos de benchmarking e as prioridades estratégicas de melhoria de desempenho organizacional. A proposta é detalhada com a apresentação de algumas ferramentas que podem ser úteis durante esta etapa de planejamento do processo de benchmarking. Após a apresentação da sistemática, dois casos de aplicação da proposta são relatados e discutidos. Mesmo diante das limitações e dificuldades ocorridas, as empresas mostraram-se bastante satisfeitas com os resultados apresentados, e certas de que se projetos de benchmarking fossem implementados a partir dos objetos de estudo identificados, eles trariam considerável vantagem competitiva para a organização.Benchmarking is a process through which the organization identifies the best practices of a selected object of study, and makes improvements necessaries to reach them. The identification of the object of study is an important stage to prevent that resources be placed towards projects that little or no competitive advantage bring to the organization. This project presents a systematization of the benchmarking object of study identification stage that considers the importance of the competitive dimensions to the customers, its performance with relation to the competitors, and the alignment between the benchmarking projects and the strategical priorities of organizational performance improvement. The proposal is detailed with the presentation of some tools that can be useful during the benchmarking process planning stage. After the presentation of the systematics, two cases of application are presented and discussed. Although the limitations and difficulties in applying the proposal, the managers of the companies had shown themselves pleased with the presented results, and certain that if benchmarking projects were implemented from the identified objects of study, they would bring considerable competitive advantage for the organization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarpinetti, Luiz César RibeiroMelo, Alexandre Meneses de2001-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-10042017-160816/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-10042017-160816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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