O que é o benchmarking?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Geísa Gaiger de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157483
Resumo: O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.
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