O que é o benchmarking?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157483 |
Resumo: | O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele. |
id |
UFRGS-2_8c1cb8021a5bafcbea617b0be71cd2b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157483 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Geísa Gaiger deBernardes, Mauricio Moreira e Silva2017-05-06T02:40:43Z2017http://hdl.handle.net/10183/157483001020183O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele.application/pdfporBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 110-125BenchmarkingCompetitividadeO que é o benchmarking?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020183.pdf001020183.pdfCapítuloapplication/pdf648040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/1/001020183.pdf897e116120b5b38654f991638c2b1269MD51TEXT001020183.pdf.txt001020183.pdf.txtExtracted Texttext/plain29372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/2/001020183.pdf.txtece57c8a102e45ef3c3949089d3ac02fMD52THUMBNAIL001020183.pdf.jpg001020183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/3/001020183.pdf.jpg050485435e3edc4f7299c9e5b87bce80MD5310183/1574832023-01-05 06:01:14.84157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157483Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-05T08:01:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que é o benchmarking? |
title |
O que é o benchmarking? |
spellingShingle |
O que é o benchmarking? Oliveira, Geísa Gaiger de Benchmarking Competitividade |
title_short |
O que é o benchmarking? |
title_full |
O que é o benchmarking? |
title_fullStr |
O que é o benchmarking? |
title_full_unstemmed |
O que é o benchmarking? |
title_sort |
O que é o benchmarking? |
author |
Oliveira, Geísa Gaiger de |
author_facet |
Oliveira, Geísa Gaiger de Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Geísa Gaiger de Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benchmarking Competitividade |
topic |
Benchmarking Competitividade |
description |
O cenário do mercado mundial está cada vez mais competitivo, é importante avaliar o desempenho das soluções propostas para o mercado, tanto em termos de processos quanto de resultados. Isso deve ocorrer de forma a possibilitar a identificação de elementos que justifiquem o sucesso ou insucesso de um determinado produto e/ou serviço. Assim, o estabelecimento de mecanismos que possibilitem a compreensão de fatores que justifiquem uma dada colocação no ambiente dos negócios torna-se essencial para a sobrevivência. Esses elementos são trabalhados em um processo denominado benchmarking, que é uma ferramenta que permite efetuar comparações de procedimentos e práticas entre empresas, ou de seu ambiente interno, com o objetivo de efetuar melhorias e alavancar vantagem competitiva. O benchmarking é considerado uma investigação relativa ao desempenho de processos ou produtos, comparando-os com aqueles identificados como boas práticas. Esse capítulo detalha as principais definições sobre o tema. Além disso, busca discorrer sobre os tipos de benchmarking e suas diferentes gerações. Busca, também, orientar o leitor sobre como ocorre o processo, discutindo o papel da equipe responsável por ele. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-06T02:40:43Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157483 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001020183 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157483 |
identifier_str_mv |
001020183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 110-125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/1/001020183.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/2/001020183.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157483/3/001020183.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
897e116120b5b38654f991638c2b1269 ece57c8a102e45ef3c3949089d3ac02f 050485435e3edc4f7299c9e5b87bce80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447629357645824 |