Atividade de tutoria na educação a distância: um estudo de caso em curso de formação continuada de professores de biologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-11092015-144643/ |
Resumo: | Ao longo da história educacional brasileira, diversas foram (e são) as tentativas de melhorar o ensino no país e a Educação a Distância (EaD) pode ser considerada uma importante estratégia utilizada por nossos governantes com tal intuito. Além de contar com novos instrumentos de mediação, a EaD também conta com um novo e importante ator: o tutor. A tutoria e os tutores são o foco de estudo e os sujeitos deste trabalho, que aborda especificamente um curso de Especialização para Docentes em Biologia (EspBio) da Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). No caso, a escolha da investigação da tutoria dá-se por sua importância no contexto da EaD e pela necessidade de uma melhor caracterização de tal profissional. O referencial escolhido insere-se na perspectiva sócio-histórico cultural e optamos, especificamente, pela Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2004), que utiliza a atividade como unidade de análise. Os objetivos gerais da pesquisa eram contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a tutoria na Educação a Distância (EaD) analisando-a através da ótica desse referencial, tendo, portanto, foco na atividade em si, bem como em seu contexto de realização e fazer uma caracterização do tutor na EaD, bem como apontamentos que pudessem contribuir para a melhoria da formação e da prática profissional desse tutor. Para tanto, analisamos a tutoria exercida no curso de EspBio da RedeFor como uma atividade a partir tanto das concepções dos tutores envolvidos, quanto de dados documentais referentes ao curso (primeiro objetivo específico). Tal estudo só foi possível a partir da análise dos diversos tipos de sistemas de atividades dos quais ela pode ser constituinte (segundo objetivo específico), até chegarmos ao sistema de atividades do curso EspBio, onde a tutoria emerge como atividade. Em posse das análises realizadas e dos dados obtidos, sugerimos uma caracterização geral da atividade de tutoria na EaD, estabelecendo as principais ações do profissional tutor, bem como possíveis aproximações entre tutoria e docência (terceiro e último objetivo específico). Verificamos a possibilidade de caracterizar a tutoria a partir de duas principais áreas nas quais pudemos identificar ações que fazem parte dessa atividade. Parte delas concerne interações com os cursistas, por este motivo foram categorizadas como ações de uma área denominada Tutor-Cursista. As demais ações encontram-se em outra área denominada área Tutor-Instituição, e estão relacionadas a tarefas gerenciais do próprio ofício que não concernem interações diretas com os cursistas, embora possam ter características que as associem a tal sujeito. Como identificamos duas grandes áreas de ações que definem a atividade de tutoria, para realizar uma formação adequada, acreditamos que os cursos deveriam utilizar essa linha de referência para elaborar os processos de formação de seus tutores. Uma melhor preparação do tutor refletirá em maior segurança para sua atuação e, possivelmente, a variável experiência perde parte de sua importância para que se atinja uma boa atuação, o que possibilita ao tutor um desempenho mais consistente ao longo de todo o curso, sendo a experiência então apenas uma ferramenta de aprimoramento e não de aquisição de conhecimento sobre a prática de tutoria. |
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Atividade de tutoria na educação a distância: um estudo de caso em curso de formação continuada de professores de biologiaTutoring in Distance Education: a case study in a biology teachers\' formation course.Activity TheoryDistance EducationEducação a DistânciaFormação DocenteTeacher TrainingTeoria da AtividadeTutorTutorTutoriaTutoringAo longo da história educacional brasileira, diversas foram (e são) as tentativas de melhorar o ensino no país e a Educação a Distância (EaD) pode ser considerada uma importante estratégia utilizada por nossos governantes com tal intuito. Além de contar com novos instrumentos de mediação, a EaD também conta com um novo e importante ator: o tutor. A tutoria e os tutores são o foco de estudo e os sujeitos deste trabalho, que aborda especificamente um curso de Especialização para Docentes em Biologia (EspBio) da Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor). No caso, a escolha da investigação da tutoria dá-se por sua importância no contexto da EaD e pela necessidade de uma melhor caracterização de tal profissional. O referencial escolhido insere-se na perspectiva sócio-histórico cultural e optamos, especificamente, pela Teoria da Atividade (LEONTIEV, 2004), que utiliza a atividade como unidade de análise. Os objetivos gerais da pesquisa eram contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a tutoria na Educação a Distância (EaD) analisando-a através da ótica desse referencial, tendo, portanto, foco na atividade em si, bem como em seu contexto de realização e fazer uma caracterização do tutor na EaD, bem como apontamentos que pudessem contribuir para a melhoria da formação e da prática profissional desse tutor. Para tanto, analisamos a tutoria exercida no curso de EspBio da RedeFor como uma atividade a partir tanto das concepções dos tutores envolvidos, quanto de dados documentais referentes ao curso (primeiro objetivo específico). Tal estudo só foi possível a partir da análise dos diversos tipos de sistemas de atividades dos quais ela pode ser constituinte (segundo objetivo específico), até chegarmos ao sistema de atividades do curso EspBio, onde a tutoria emerge como atividade. Em posse das análises realizadas e dos dados obtidos, sugerimos uma caracterização geral da atividade de tutoria na EaD, estabelecendo as principais ações do profissional tutor, bem como possíveis aproximações entre tutoria e docência (terceiro e último objetivo específico). Verificamos a possibilidade de caracterizar a tutoria a partir de duas principais áreas nas quais pudemos identificar ações que fazem parte dessa atividade. Parte delas concerne interações com os cursistas, por este motivo foram categorizadas como ações de uma área denominada Tutor-Cursista. As demais ações encontram-se em outra área denominada área Tutor-Instituição, e estão relacionadas a tarefas gerenciais do próprio ofício que não concernem interações diretas com os cursistas, embora possam ter características que as associem a tal sujeito. Como identificamos duas grandes áreas de ações que definem a atividade de tutoria, para realizar uma formação adequada, acreditamos que os cursos deveriam utilizar essa linha de referência para elaborar os processos de formação de seus tutores. Uma melhor preparação do tutor refletirá em maior segurança para sua atuação e, possivelmente, a variável experiência perde parte de sua importância para que se atinja uma boa atuação, o que possibilita ao tutor um desempenho mais consistente ao longo de todo o curso, sendo a experiência então apenas uma ferramenta de aprimoramento e não de aquisição de conhecimento sobre a prática de tutoria.Along Brazil\'s educational history, many were (and are) the attempts to improve education in the country and Distance Education (DE) can be considered an important strategy used by our leaders to such purpose. Besides having new mediation tools, distance education also has an important new actor: the tutor. Tutoring and tutors are the focus and the subjects of this study, which deals specifically with a Specialization Course for Biology Teachers (EspBio) of a Network for Teacher Training (RedeFor). In this case, the research choice for tutoring choice occurs by its importance in the context of distance education and the need for greater characterization of such professional. The chosen referential is part of the cultural and socio-historical perspective we chose specifically for Activity Theory (LEONTIEV, 2004), which uses the activity as unit of analysis. The general objectives of the study were to contribute to the expansion of knowledge about tutoring in Distance Education (DE) analyzing it through the lens of this framework, and therefore focus on the activity itself, as well as their realization of context and do a characterization of the tutor in distance education, and appointments that could contribute to the improvement of training and professional practice of this tutor. Therefore, we analyzed the tutoring carried out in the course of the EspBio RedeFor as an activity from both the conceptions of the tutors involved, as the documentary evidence relating to the course (first specific objective). This study was possible only through the analysis of various types of activity systems that tutoring can be a part of (second specific objective), until we reach the course activity system of EspBio, where tutoring emerges as activity. In possession of the analyzes performed and the obtained data, we suggest a general characterization of tutoring activity in distance education, setting out the main actions of the professional tutor, as well as possible similarities between tutoring and teaching (third and final specific objective). We verified the possibility to characterize tutoring based on two main areas in which we could identify actions that are part of this activity. Part of them concerns interactions with course participants, Therefore were categorized as shares in a area called \"Tutor- 12 Course Participant\". The other actions are in another area called \"Tutor-Institution\", and are related to managerial tasks of his profession not concerning direct interactions with the course participants, although they may have characteristics that associate with such actors. Since we identified two major areas of actions that define the tutoring activity, to conduct a proper training, we believe that the courses should use this reference line to develop the training processes of their tutors. A better preparation of the tutor will reflect in increased security for his performance and possibly the variable experience will lose some of its importance to the achievement of a good performance, which enables the tutor more consistent performance throughout the course, being the experience then only one enhancement tool and not the acquisition of knowledge of the practice of tutoring.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPUrsi, SuzanaAluani, Támara2015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-11092015-144643/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-11092015-144643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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