'The Wonder Years': a identidade americana na mídia televisiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-19092004-113605/ |
Resumo: | Este trabalho visa a estudar a construção e a representação da identidade norte-americana na mídia televisiva. Neste contexto, buscamos também observar os mecanismos utilizados por este veículo de comunicação em massa para que venda o seu produto - o American way of life. Nossa hipótese norteadora é a de que a representação do povo americano na mídia televisiva camufla diferenças e conflitos para construir uma narrativa histórica que justifique a realidade vivenciada e reforce valores considerados essenciais na constituição da identidade nacional e na preservação do American way of life. O ponto de partida desta pesquisa é uma leitura discursiva do documento que marca o início da narrativa da nação americana - a Declaração de Independência - na qual são instaurados três princípios fundamentais na constituição da identidade do sujeito norte-americano, a saber: a liberdade, a igualdade e a busca da felicidade. No estudo de nosso corpus, composto de diversas seqüências discursivas que mostram práticas sociais em episódios selecionados da série norte-americana Anos Incríveis (título original em inglês: The Wonder Years), verificamos como os três ideais instituídos como discurso fundador na Declaração funcionam e afloram no cotidiano da sociedade americana, afetando seus sujeitos, produzindo sentidos e construindo identidades. A perspectiva adotada para a análise de nosso corpus é a da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, especialmente os trabalhos propostos por Foucault (1969/2000) e Pêcheux (1975/2001). Concluímos este estudo confirmando que, por meio da criação e da exibição de diversos programas, a mídia televisiva colabora na produção de sentidos sobre a nação norte-americana, influenciando, organizando e reforçando não só seu sistema de representação mas, principalmente, o processo de construção de sua identidade cultural nacional. |
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