Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112010-132218/ |
Resumo: | Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia\" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). Além disso, observamos também uma diária de filmagem de Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, em finalização) e o processo de realização do curta-metragem Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), realizado em uma estrutura acadêmica controlada. É um estudo de Comunicação que considera o diretor como um agente que se relaciona com um processo que se desenvolve no espaço e no tempo, sofrendo influências de diversas origens: das questões sociais que detecta como de seu interesse na geração do projeto às condições materiais que consegue reunir para sua produção, passando por uma série de decisões sobre os seus métodos de trabalho para a construção da obra pretendida. Metodologicamente, optamos por utilizar-nos de instrumentos da Crítica do Processo, desenvolvidos por Cecília Salles (2006), para ler as obras como a construção no tempo de uma rede em movimento. Esse deslocamento libertou o trabalho da necessidade de centrar seus esforços sobre o filme terminado, como referência principal para análise da obra, propondo uma nova maneira de estudar a realização. |
id |
USP_8dfc54d9d50231144cb50d963401863b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17112010-132218 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneosFilm direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films.Brazilian cinemaBrazilian film directorsCinema brasileirocreative processesDireção cinematográficadiretores brasileirosfeature filmfilm directionlonga-metragemprocessos criativosEsta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia\" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). Além disso, observamos também uma diária de filmagem de Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, em finalização) e o processo de realização do curta-metragem Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), realizado em uma estrutura acadêmica controlada. É um estudo de Comunicação que considera o diretor como um agente que se relaciona com um processo que se desenvolve no espaço e no tempo, sofrendo influências de diversas origens: das questões sociais que detecta como de seu interesse na geração do projeto às condições materiais que consegue reunir para sua produção, passando por uma série de decisões sobre os seus métodos de trabalho para a construção da obra pretendida. Metodologicamente, optamos por utilizar-nos de instrumentos da Crítica do Processo, desenvolvidos por Cecília Salles (2006), para ler as obras como a construção no tempo de uma rede em movimento. Esse deslocamento libertou o trabalho da necessidade de centrar seus esforços sobre o filme terminado, como referência principal para análise da obra, propondo uma nova maneira de estudar a realização.The aim of the research is to understand the work of the contemporary Brazilian film director through the reconstruction of the creative process of five feature films which were recently shot, and the strategies followed by the directors in order to build their works. The analysis focused on five films: Antônia\" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). We also witnessed a day of shooting of the film Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, now in post production) and the making process of the short film Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), shot in an academically controlled environment. This study on Communication regards the film director as an agent related to a process that evolves through time and space, with influences coming from diverse sources, from the social issues he considers of interest in the creation of the project to the material structure for the production, making decisions over the different working methods followed in the construction of the work. From a methodological point of view, we decided to apply concepts from Critica do Processo, developed by Cecília Salles (2006), in order to analyze the works as the construction of a moving net in time. This decision let our project free from the need of having to focus our analysis on the finished film as the main reference for the study, also suggesting a new way to study the process of filmmaking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFranco, Marilia da SilvaMüller, Marcelo Rodrigo Mingoti2010-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112010-132218/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-17112010-132218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos Film direction strategies: filmmaking processes in contemporary brazilian feature films. |
title |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
spellingShingle |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti Brazilian cinema Brazilian film directors Cinema brasileiro creative processes Direção cinematográfica diretores brasileiros feature film film direction longa-metragem processos criativos |
title_short |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
title_full |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
title_fullStr |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
title_full_unstemmed |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
title_sort |
Estratégias da direção: processos de realização em longas metragens brasileiros contemporâneos |
author |
Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti |
author_facet |
Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Franco, Marilia da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Müller, Marcelo Rodrigo Mingoti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brazilian cinema Brazilian film directors Cinema brasileiro creative processes Direção cinematográfica diretores brasileiros feature film film direction longa-metragem processos criativos |
topic |
Brazilian cinema Brazilian film directors Cinema brasileiro creative processes Direção cinematográfica diretores brasileiros feature film film direction longa-metragem processos criativos |
description |
Esta pesquisa procura entender o trabalho do diretor cinematográfico brasileiro contemporâneo a partir da reconstrução do processo criativo de cinco longas-metragens realizados nos últimos anos e a compreensão das estratégias escolhidas pelos diretores para construir sua obra. Os filmes observados são: Antônia\" (Tata Amaral, 2006), Cama de Gato (Alexandre Stockler, 2002), O Magnata (Johnny Araujo, 2007), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Estômago (Marcos Jorge, 2007). Além disso, observamos também uma diária de filmagem de Amanhã Nunca Mais (Tadeu Jungle, em finalização) e o processo de realização do curta-metragem Gris (Iana Cossoy Paro, 2005), realizado em uma estrutura acadêmica controlada. É um estudo de Comunicação que considera o diretor como um agente que se relaciona com um processo que se desenvolve no espaço e no tempo, sofrendo influências de diversas origens: das questões sociais que detecta como de seu interesse na geração do projeto às condições materiais que consegue reunir para sua produção, passando por uma série de decisões sobre os seus métodos de trabalho para a construção da obra pretendida. Metodologicamente, optamos por utilizar-nos de instrumentos da Crítica do Processo, desenvolvidos por Cecília Salles (2006), para ler as obras como a construção no tempo de uma rede em movimento. Esse deslocamento libertou o trabalho da necessidade de centrar seus esforços sobre o filme terminado, como referência principal para análise da obra, propondo uma nova maneira de estudar a realização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112010-132218/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-17112010-132218/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257053268017152 |