Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moscalcoff, Luisa Bottiglieri
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01022021-131234/
Resumo: O presente trabalho é movido pelo desejo de melhor compreender e dar forma ao mal-estar na educação, ajudando os educadores em sua prática. Ele parte da inquietação frente às adversidades vividas em sala de aula, descritas pelos professores através de narrativas de embates entre adultos e alunos, comumente protagonizados por crianças ditas sem limites. Tal expressão, compreendemos, indica a presença de uma especial dificuldade no encontro com a falta, sendo esse um ponto importante para a investigação. Supomos tratar-se de algo que se dá no encontro e que se deve ao fato de que a autoridade no adulto tem papel central no que se refere a ordenação da falta por parte da criança. No entanto, sabemos, tal posição está em crise. Diante disso, tomou forma a pergunta que norteia essa pesquisa: as adversidades experimentadas em sala de aula podem ser desdobramento das dificuldades do adulto de se valer da autoridade, diante da circulação na cultura de ideias que a fragilizam? Na busca por respostas, tendo como referência a teoria psicanalítica, foi feita uma pesquisa teórica. Como complemento, foram realizadas entrevistas com cinco professoras, das quais extraímos trechos que ilustram e ratificam nossa hipótese. Esse caminho, iniciamos refletindo a respeito do adulto que educa, compreendendo que ele ocupa um lugar de representação simbólica que se relaciona com a autoridade. Para tal, situamos a concepção de autoridade a partir de uma leitura psicanalítica das ideias de Hannah Arendt. Em um segundo momento, apontamos a presença na cultura de ideias que enfraquecem a autoridade no professor, na medida em que fragilizam aquilo que ela representa e que a legitima. Na etapa final, então, apontamos os desdobramentos dessa fragilização. Sendo um deles, justamente, adversidades tais como os excessivos embates e a criança sem limites. A pesquisa nos indicou, ainda, que a dificuldade vivida pelo professor é marcada pela contradição, elemento esse que atravessa o campo não pacificado da autoridade.
id USP_8dfdd63345957301f732caeef45939b0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01022021-131234
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólicaAuthority in the teacher in times of symbolic fragilityAuthorityAutoridadeEducaçãoEducationPsicanálisePsychoanalysisRepresentação simbólicaSymbolic representationO presente trabalho é movido pelo desejo de melhor compreender e dar forma ao mal-estar na educação, ajudando os educadores em sua prática. Ele parte da inquietação frente às adversidades vividas em sala de aula, descritas pelos professores através de narrativas de embates entre adultos e alunos, comumente protagonizados por crianças ditas sem limites. Tal expressão, compreendemos, indica a presença de uma especial dificuldade no encontro com a falta, sendo esse um ponto importante para a investigação. Supomos tratar-se de algo que se dá no encontro e que se deve ao fato de que a autoridade no adulto tem papel central no que se refere a ordenação da falta por parte da criança. No entanto, sabemos, tal posição está em crise. Diante disso, tomou forma a pergunta que norteia essa pesquisa: as adversidades experimentadas em sala de aula podem ser desdobramento das dificuldades do adulto de se valer da autoridade, diante da circulação na cultura de ideias que a fragilizam? Na busca por respostas, tendo como referência a teoria psicanalítica, foi feita uma pesquisa teórica. Como complemento, foram realizadas entrevistas com cinco professoras, das quais extraímos trechos que ilustram e ratificam nossa hipótese. Esse caminho, iniciamos refletindo a respeito do adulto que educa, compreendendo que ele ocupa um lugar de representação simbólica que se relaciona com a autoridade. Para tal, situamos a concepção de autoridade a partir de uma leitura psicanalítica das ideias de Hannah Arendt. Em um segundo momento, apontamos a presença na cultura de ideias que enfraquecem a autoridade no professor, na medida em que fragilizam aquilo que ela representa e que a legitima. Na etapa final, então, apontamos os desdobramentos dessa fragilização. Sendo um deles, justamente, adversidades tais como os excessivos embates e a criança sem limites. A pesquisa nos indicou, ainda, que a dificuldade vivida pelo professor é marcada pela contradição, elemento esse que atravessa o campo não pacificado da autoridade.The present work is driven by the desire to better comprehend and give shape to the discontents in education, helping teachers in their practice. It stems from the inquietude around the adversities experienced in the classroom, described by teachers through narratives of conflicts between adults and students, commonly carried out by the so-called children without limits. In our understanding, such expression indicates the presence of a special difficulty in regards to the encounter with the lack, which is a key point to our investigation. We suppose it is something that occurs in the encounter and that it is due to the fact that authority in the adult has a central role in the childs ordering of the lack. Nonetheless, we acknowledge, such a position is in crisis. Thus, the question that guides this research took shape: can the adversities experienced in the classroom be understood as an unfolding of the adults difficulty in making use of authority, in view of the circulation in the culture of ideas that disfavor it? In the search for answers, theoretical research was conducted, with psychoanalytic theory as a reference. As a complement, interviews were carried out with five teachers, from which we have extracted passages that illustrate and confirm our hypothesis. We begin this path by reflecting upon the place of the adult who educates, as a place of symbolic representation that relates to authority. To this end, we situate the conception of authority through a psychoanalytic reading of Hannah Arendts ideas. In a second moment, we point out ideas within the culture that weaken the authority in the teacher, insofar as they fragilize what it represents, as well as what legitimizes it. Then, in the final part we lay out the consequences of such fragility. Some of these consequences are precisely the adversities, such as the excessive conflicts and the child without limits. This research also showed us that the difficulty experienced by the teacher is marked by contradiction; an element that crosses the non-pacified field of authority.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoltolini, RinaldoMoscalcoff, Luisa Bottiglieri2020-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01022021-131234/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-12T05:51:01Zoai:teses.usp.br:tde-01022021-131234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-12T05:51:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
Authority in the teacher in times of symbolic fragility
title Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
spellingShingle Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
Moscalcoff, Luisa Bottiglieri
Authority
Autoridade
Educação
Education
Psicanálise
Psychoanalysis
Representação simbólica
Symbolic representation
title_short Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
title_full Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
title_fullStr Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
title_full_unstemmed Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
title_sort Autoridade no professor em tempos de fragilização simbólica
author Moscalcoff, Luisa Bottiglieri
author_facet Moscalcoff, Luisa Bottiglieri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Voltolini, Rinaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moscalcoff, Luisa Bottiglieri
dc.subject.por.fl_str_mv Authority
Autoridade
Educação
Education
Psicanálise
Psychoanalysis
Representação simbólica
Symbolic representation
topic Authority
Autoridade
Educação
Education
Psicanálise
Psychoanalysis
Representação simbólica
Symbolic representation
description O presente trabalho é movido pelo desejo de melhor compreender e dar forma ao mal-estar na educação, ajudando os educadores em sua prática. Ele parte da inquietação frente às adversidades vividas em sala de aula, descritas pelos professores através de narrativas de embates entre adultos e alunos, comumente protagonizados por crianças ditas sem limites. Tal expressão, compreendemos, indica a presença de uma especial dificuldade no encontro com a falta, sendo esse um ponto importante para a investigação. Supomos tratar-se de algo que se dá no encontro e que se deve ao fato de que a autoridade no adulto tem papel central no que se refere a ordenação da falta por parte da criança. No entanto, sabemos, tal posição está em crise. Diante disso, tomou forma a pergunta que norteia essa pesquisa: as adversidades experimentadas em sala de aula podem ser desdobramento das dificuldades do adulto de se valer da autoridade, diante da circulação na cultura de ideias que a fragilizam? Na busca por respostas, tendo como referência a teoria psicanalítica, foi feita uma pesquisa teórica. Como complemento, foram realizadas entrevistas com cinco professoras, das quais extraímos trechos que ilustram e ratificam nossa hipótese. Esse caminho, iniciamos refletindo a respeito do adulto que educa, compreendendo que ele ocupa um lugar de representação simbólica que se relaciona com a autoridade. Para tal, situamos a concepção de autoridade a partir de uma leitura psicanalítica das ideias de Hannah Arendt. Em um segundo momento, apontamos a presença na cultura de ideias que enfraquecem a autoridade no professor, na medida em que fragilizam aquilo que ela representa e que a legitima. Na etapa final, então, apontamos os desdobramentos dessa fragilização. Sendo um deles, justamente, adversidades tais como os excessivos embates e a criança sem limites. A pesquisa nos indicou, ainda, que a dificuldade vivida pelo professor é marcada pela contradição, elemento esse que atravessa o campo não pacificado da autoridade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01022021-131234/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-01022021-131234/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090266682884096