Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlin, Daniele Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/
Resumo: As relações interpessoais são essenciais em todos os segmentos da vida humana. Nas escolas de enfermagem estas relações posicionam-se como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para sua formação profissional na área da saúde. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a percepção dos professores acerca da relação interpessoal professor-aluno no ensino profissional técnico em enfermagem. O cenário constituiu-se de uma Escola de ensino profissional técnico em enfermagem localizada no município de São Paulo. A coleta de dados realizou-se com grupo focal e empregou-se a análise de conteúdo. Os achados apontaram quatro categorias: Relacionamento interpessoal Professor-Aluno, Atitudes de Professores e Alunos, Perfis de Professores e Alunos e Compromisso com Aprendizagem. Os resultados mostraram que os professores vivenciam a relação interpessoal professor-aluno, com atenção voltada para um aprofundamento na própria prática pedagógica, contudo nem sempre como um processo educativo pautado em princípios e valores. Também referem que são escassos os espaços para diálogos e reflexões acerca de questões relativas à qualidade da relação interpessoal entre professores e alunos. Os professores apontaram que muitas vezes o perfil do aluno não condiz como aquele que busca ser um profissional da saúde e reconheceram o impacto que o relacionamento interpessoal e suas atitudes têm na formação dos alunos do ensino técnico profissional em enfermagem. Conclui-se que a atitude do professor e sua influência no aprendizado atitudinal do aluno foi evidenciada nos achados repercutindo no futuro profissional, bem como os professores reconhecem que sua percepção na relação professor-aluno é pautada em posturas individuais e essencialmente subjetivas e de difícil reconhecimento no desenvolvimento do processo educativo
id USP_8e027ff3a1d598dbf743c6ddc1abfa17
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02032012-123644
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinalInterpersonal relationship between teacher and student in the nursing vocational education: regarding attitudinal learningEducaçãoEnfermagem.EnsinoEstudo e ensinoInterpersonal Interaction.NursingNursing EducationStudy and TeachingVocational EducationAs relações interpessoais são essenciais em todos os segmentos da vida humana. Nas escolas de enfermagem estas relações posicionam-se como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para sua formação profissional na área da saúde. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a percepção dos professores acerca da relação interpessoal professor-aluno no ensino profissional técnico em enfermagem. O cenário constituiu-se de uma Escola de ensino profissional técnico em enfermagem localizada no município de São Paulo. A coleta de dados realizou-se com grupo focal e empregou-se a análise de conteúdo. Os achados apontaram quatro categorias: Relacionamento interpessoal Professor-Aluno, Atitudes de Professores e Alunos, Perfis de Professores e Alunos e Compromisso com Aprendizagem. Os resultados mostraram que os professores vivenciam a relação interpessoal professor-aluno, com atenção voltada para um aprofundamento na própria prática pedagógica, contudo nem sempre como um processo educativo pautado em princípios e valores. Também referem que são escassos os espaços para diálogos e reflexões acerca de questões relativas à qualidade da relação interpessoal entre professores e alunos. Os professores apontaram que muitas vezes o perfil do aluno não condiz como aquele que busca ser um profissional da saúde e reconheceram o impacto que o relacionamento interpessoal e suas atitudes têm na formação dos alunos do ensino técnico profissional em enfermagem. Conclui-se que a atitude do professor e sua influência no aprendizado atitudinal do aluno foi evidenciada nos achados repercutindo no futuro profissional, bem como os professores reconhecem que sua percepção na relação professor-aluno é pautada em posturas individuais e essencialmente subjetivas e de difícil reconhecimento no desenvolvimento do processo educativoInterpersonal relationships are essential to all segments of any human life. At nursing vocational schools these relationships are positioned as necessary factors to the students development and to their professional growth in the healthcare area. This qualitative study aimed to analyze the perceptions of teachers about the interpersonal relationship between teacher-student in nursing vocational education. The scenario consisted of a nursing vocational school at the city of São Paulo. The data collection was conducted with a focal group and the technique of content analysis was used to analyze it. The present findings indicate four categories: Interpersonal relationship between teacher and student; Teachers and Studentss Attitudes; Teachers and students profiles; and Students and their commitment to learning. The results showed that teachers experience the interpersonal relationship between teacher-student, with their attention toward deepening in their own teaching practice, though not always as an educational process guided by principles and values. They also noted that there are few spaces for dialogue and reflection about issues concerning the quality of interpersonal relationships between teachers and students. Teachers pointed out that often the student\'s profile is not consistent as the one who seeks to be a health professional and recognized the impact that their interpersonal relationships and attitudes in the formation of students in nursing vocational education. Its conclude is that the teacherss attitudes and their influence on students attitudinal learning was evidenced in the findings, impacting the future professional, and the teachers recognize that their perception in the teacher-student relationship is grounded at individual attitudes that are essentially subjectives and difficult to recognize in the development of the educational processBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Maria de Fatima PradoCarlin, Daniele Soares2011-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-02032012-123644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
Interpersonal relationship between teacher and student in the nursing vocational education: regarding attitudinal learning
title Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
spellingShingle Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
Carlin, Daniele Soares
Educação
Enfermagem.
Ensino
Estudo e ensino
Interpersonal Interaction.
Nursing
Nursing Education
Study and Teaching
Vocational Education
title_short Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
title_full Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
title_fullStr Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
title_full_unstemmed Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
title_sort Relação interpessoal professor aluno no ensino profissional técnico em enfermagem: repercussões na aprendizagem atitudinal
author Carlin, Daniele Soares
author_facet Carlin, Daniele Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria de Fatima Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlin, Daniele Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Enfermagem.
Ensino
Estudo e ensino
Interpersonal Interaction.
Nursing
Nursing Education
Study and Teaching
Vocational Education
topic Educação
Enfermagem.
Ensino
Estudo e ensino
Interpersonal Interaction.
Nursing
Nursing Education
Study and Teaching
Vocational Education
description As relações interpessoais são essenciais em todos os segmentos da vida humana. Nas escolas de enfermagem estas relações posicionam-se como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e para sua formação profissional na área da saúde. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a percepção dos professores acerca da relação interpessoal professor-aluno no ensino profissional técnico em enfermagem. O cenário constituiu-se de uma Escola de ensino profissional técnico em enfermagem localizada no município de São Paulo. A coleta de dados realizou-se com grupo focal e empregou-se a análise de conteúdo. Os achados apontaram quatro categorias: Relacionamento interpessoal Professor-Aluno, Atitudes de Professores e Alunos, Perfis de Professores e Alunos e Compromisso com Aprendizagem. Os resultados mostraram que os professores vivenciam a relação interpessoal professor-aluno, com atenção voltada para um aprofundamento na própria prática pedagógica, contudo nem sempre como um processo educativo pautado em princípios e valores. Também referem que são escassos os espaços para diálogos e reflexões acerca de questões relativas à qualidade da relação interpessoal entre professores e alunos. Os professores apontaram que muitas vezes o perfil do aluno não condiz como aquele que busca ser um profissional da saúde e reconheceram o impacto que o relacionamento interpessoal e suas atitudes têm na formação dos alunos do ensino técnico profissional em enfermagem. Conclui-se que a atitude do professor e sua influência no aprendizado atitudinal do aluno foi evidenciada nos achados repercutindo no futuro profissional, bem como os professores reconhecem que sua percepção na relação professor-aluno é pautada em posturas individuais e essencialmente subjetivas e de difícil reconhecimento no desenvolvimento do processo educativo
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-02032012-123644/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090298195738624