O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kleber Adriano Silva e
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-14052010-104738/
Resumo: Com o desenvolvimento das formas de comunicação e expressão ao longo dos séculos, as sociedades puderam experimentar vários modos de fazer arte. Várias finalidades, várias técnicas, algumas tecnologias. A representação da fala pela escrita trouxe conseqüências profundas; entre elas a dominância visual em detrimento dos outros sentidos. Esta nova mídia criou a necessidade de desenvolver linguagens adequadas às suas características. Os computadores possibilitaram a reinterpretação das linguagens existentes e o desenvolvimento de linguagens capazes de integrar todas as outras, com um imenso potencial expressivo. As atuais tecnologias da informação e suas mídias, aliadas à linguagem digital, permitiram uma extrema e radical compressão de tempos e distâncias. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada à experimentação de possibilidades artísticas e expressivas, através do desenvolvimento de estudos visuais com bases conceituais da teoria da Gestalt e da Semiótica. São propostas diferentes utilizações do tempo na releitura digital de obras construtivistas, concretistas e da Optical Art, simulando movimento onde este é sugerido como tensão. A passagem do ponto ao pixel não pode ser feita sem tradução e não deveria ser feita sem interpretação, sem criação.
id USP_8e23a8e9ee451423a8851e33f4cd2a05
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052010-104738
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagensThe dot and the pixel new media, new languagesComunicação visualDigital imagingImagem digitalInteractionLanguageLinguagemMediaMeios de comunicaçãoMultimediaMultimidia interativaTempoTimeVisual communicationCom o desenvolvimento das formas de comunicação e expressão ao longo dos séculos, as sociedades puderam experimentar vários modos de fazer arte. Várias finalidades, várias técnicas, algumas tecnologias. A representação da fala pela escrita trouxe conseqüências profundas; entre elas a dominância visual em detrimento dos outros sentidos. Esta nova mídia criou a necessidade de desenvolver linguagens adequadas às suas características. Os computadores possibilitaram a reinterpretação das linguagens existentes e o desenvolvimento de linguagens capazes de integrar todas as outras, com um imenso potencial expressivo. As atuais tecnologias da informação e suas mídias, aliadas à linguagem digital, permitiram uma extrema e radical compressão de tempos e distâncias. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada à experimentação de possibilidades artísticas e expressivas, através do desenvolvimento de estudos visuais com bases conceituais da teoria da Gestalt e da Semiótica. São propostas diferentes utilizações do tempo na releitura digital de obras construtivistas, concretistas e da Optical Art, simulando movimento onde este é sugerido como tensão. A passagem do ponto ao pixel não pode ser feita sem tradução e não deveria ser feita sem interpretação, sem criação.Through the centuries, human societies have been able to create art in many different ways and developed various communication and expression strategies. Many ends, many techniques, some technologies. The representation of speech through writing brought great results, especially the supremacy of sight at the expense of the other remaining senses. This new media created the need for a customized language to meet its characteristics. Computers made possible a reinterpretation of the existing languages and the development of languages able to integrate all others, with a huge potential for expression. The current information technologies and their media, based on digital languages, led to a radical compression of time and space. This line of research presents some artistic and expressive possibilities through visual studies based on Gestalt and Semiotics general principles. Distinct time interpretations are proposed within the digital version of constructivist, concrete and Op Art artworks, simulating movement where previously it had just been suggested as tension. The shift from dot to pixel is not a translation-free process and should not happen without interpretation, without creation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDworecki, Silvio MelcerOliveira, Kleber Adriano Silva e2006-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-14052010-104738/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-14052010-104738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
The dot and the pixel new media, new languages
title O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
spellingShingle O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
Oliveira, Kleber Adriano Silva e
Comunicação visual
Digital imaging
Imagem digital
Interaction
Language
Linguagem
Media
Meios de comunicação
Multimedia
Multimidia interativa
Tempo
Time
Visual communication
title_short O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
title_full O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
title_fullStr O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
title_full_unstemmed O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
title_sort O ponto e o pixel: novas mídias, novas linguagens
author Oliveira, Kleber Adriano Silva e
author_facet Oliveira, Kleber Adriano Silva e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dworecki, Silvio Melcer
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kleber Adriano Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Digital imaging
Imagem digital
Interaction
Language
Linguagem
Media
Meios de comunicação
Multimedia
Multimidia interativa
Tempo
Time
Visual communication
topic Comunicação visual
Digital imaging
Imagem digital
Interaction
Language
Linguagem
Media
Meios de comunicação
Multimedia
Multimidia interativa
Tempo
Time
Visual communication
description Com o desenvolvimento das formas de comunicação e expressão ao longo dos séculos, as sociedades puderam experimentar vários modos de fazer arte. Várias finalidades, várias técnicas, algumas tecnologias. A representação da fala pela escrita trouxe conseqüências profundas; entre elas a dominância visual em detrimento dos outros sentidos. Esta nova mídia criou a necessidade de desenvolver linguagens adequadas às suas características. Os computadores possibilitaram a reinterpretação das linguagens existentes e o desenvolvimento de linguagens capazes de integrar todas as outras, com um imenso potencial expressivo. As atuais tecnologias da informação e suas mídias, aliadas à linguagem digital, permitiram uma extrema e radical compressão de tempos e distâncias. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada à experimentação de possibilidades artísticas e expressivas, através do desenvolvimento de estudos visuais com bases conceituais da teoria da Gestalt e da Semiótica. São propostas diferentes utilizações do tempo na releitura digital de obras construtivistas, concretistas e da Optical Art, simulando movimento onde este é sugerido como tensão. A passagem do ponto ao pixel não pode ser feita sem tradução e não deveria ser feita sem interpretação, sem criação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-14052010-104738/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-14052010-104738/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256963009740800