Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Henrique Nogueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-09042008-150513/
Resumo: Foi realizado um estudo comparativo da capacidade de duas variantes do método de radiografia por raios- X em detectar trincas de fadiga em juntas sobrepostas rebitadas de laminado híbrido metal-fibra Glare® de uso aeronáutico. Durante os ensaios mecânicos de fadiga sob amplitude constante de tensão, diversos corpos de prova rebitados foram periodicamente inspecionados por raios-X, em ambas as modalidades convencional e digital. Raios-X em filmes convencionais digital. Raios-X em filmes convencionais proporcionaram ótimo detalhamento de trincas nas juntas mecânicas, enquanto que as imagens geradas pela modalidade digital apresentaram qualidade muito inferior, prejudicando ou até mesmo impedindo a avaliação do grau de integridade estrutural das juntas rebitadas.
id USP_8e358e53bf0701ea9f15523a688ff605
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09042008-150513
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&regX-ray inspection of fatigue cracks in riveted lap joints of Glare&tradeAirframe materialFadigaFatigueFfiber metal-laminateJunta rebitadaLaminado metal fibraMaterial aeronáuticoRadiografia de raios-xRiveted lap jointX-ray radiographyFoi realizado um estudo comparativo da capacidade de duas variantes do método de radiografia por raios- X em detectar trincas de fadiga em juntas sobrepostas rebitadas de laminado híbrido metal-fibra Glare® de uso aeronáutico. Durante os ensaios mecânicos de fadiga sob amplitude constante de tensão, diversos corpos de prova rebitados foram periodicamente inspecionados por raios-X, em ambas as modalidades convencional e digital. Raios-X em filmes convencionais digital. Raios-X em filmes convencionais proporcionaram ótimo detalhamento de trincas nas juntas mecânicas, enquanto que as imagens geradas pela modalidade digital apresentaram qualidade muito inferior, prejudicando ou até mesmo impedindo a avaliação do grau de integridade estrutural das juntas rebitadas.A comparison is performed on the ability of two modalities of nondestructive X-ray radiography method in detecting fatigue cracks in riveted lap joints of aeronautical grade fiber-metal laminate Glare™. During constant amplitude loading in fatigue testing riveted specimens were periodically inspected using both the conventional and digital X-ray methodology. Conventional film X-ray modality provided high quality images of growing cracks in the mechanical joints, whereas digital radiography generated faulty images, which impaired or even prevented the structural integrity assessment of the riveted joints.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTarpani, José RicardoSoares, Henrique Nogueira2007-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-09042008-150513/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-09042008-150513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
X-ray inspection of fatigue cracks in riveted lap joints of Glare&trade
title Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
spellingShingle Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
Soares, Henrique Nogueira
Airframe material
Fadiga
Fatigue
Ffiber metal-laminate
Junta rebitada
Laminado metal fibra
Material aeronáutico
Radiografia de raios-x
Riveted lap joint
X-ray radiography
title_short Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
title_full Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
title_fullStr Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
title_full_unstemmed Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
title_sort Detecção por raios-x de trincas de fadiga em juntas rebitadas de Glare&reg
author Soares, Henrique Nogueira
author_facet Soares, Henrique Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tarpani, José Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Henrique Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Airframe material
Fadiga
Fatigue
Ffiber metal-laminate
Junta rebitada
Laminado metal fibra
Material aeronáutico
Radiografia de raios-x
Riveted lap joint
X-ray radiography
topic Airframe material
Fadiga
Fatigue
Ffiber metal-laminate
Junta rebitada
Laminado metal fibra
Material aeronáutico
Radiografia de raios-x
Riveted lap joint
X-ray radiography
description Foi realizado um estudo comparativo da capacidade de duas variantes do método de radiografia por raios- X em detectar trincas de fadiga em juntas sobrepostas rebitadas de laminado híbrido metal-fibra Glare® de uso aeronáutico. Durante os ensaios mecânicos de fadiga sob amplitude constante de tensão, diversos corpos de prova rebitados foram periodicamente inspecionados por raios-X, em ambas as modalidades convencional e digital. Raios-X em filmes convencionais digital. Raios-X em filmes convencionais proporcionaram ótimo detalhamento de trincas nas juntas mecânicas, enquanto que as imagens geradas pela modalidade digital apresentaram qualidade muito inferior, prejudicando ou até mesmo impedindo a avaliação do grau de integridade estrutural das juntas rebitadas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-09042008-150513/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/88/88131/tde-09042008-150513/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090542975320064