Gestão colegiada: um desafio para equipe multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrea Bernardes
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.22.2005.tde-19092008-141912
Resumo: O presente estudo surgiu do desejo de analisar as transformações ocorridas no cotidiano de trabalho de diferentes profissionais, decorrentes da implantação de um modelo de gestão inovador em um hospital público do município de Volta Redonda - RJ. O referencial teórico adotado trata-se da Gestão Colegiada ou Participativa que foi amplamente estudada por Luiz Carlos de Oliveira Cecílio e Gastão W. S. Campos, além de outros.Tem como objetivos compreender a estrutura organizacional da instituição, identificar as alterações ocorridas na comunicação, tomada de decisão e poder, identificar e analisar as dificuldades encontradas no processo de mudança do estilo gerencial, bem como compreender como as mudanças interferem no cotidiano da equipe multiprofissional. A pesquisa qualitativa, através da abordagem do Estudo de Caso, proporcionou uma análise ampla e profunda do processo de implantação deste estilo gerencial participativo e descentralizado. As técnicas empregadas para a Coleta de Dados foram a análise documental e entrevista semi-estrututrada. Dentre as várias técnicas propostas para análise dos dados, optamos pela utilização da Análise Temática de Conteúdo descrita por Bardin. Os resultados do estudo revelam facilitação no processo de comunicação dentro das unidades assistenciais. Entretanto, a comunicação interunidades ainda é incipiente. Embora o hospital tenha baixa governabilidade para assuntos relacionados a Recursos Humanos, já que é uma autarquia da Prefeitura Municipal, a tomada de decisão e o poder aumentaram no que se refere às questões internas. Um outro aspecto que vem prejudicar a concretização do modelo de gestão, é que grande parte dos funcionários de nível elementar não está completamente engajada neste processo, especialmente no que tange aos profissionais que atuam no período noturno. Por outro lado, cabe ressaltar que, apesar dessa desarticulação dos técnicos e auxiliares de enfermagem, estes conseguem visualizar que houve relativização do poder e da autonomia para decidir no âmbito da unidade de trabalho. Acreditamos que o enfermeiro é o profissional mais qualificado para assumir cargos gerenciais, no entanto, a hegemonia e o poder médicos ainda se mantêm fortes na instituição. Ressaltamos que a maioria dos profissionais médicos permanece por tempo reduzido na instituição, se dedica pouco às atribuições gerenciais, além de ter dificuldades em flexibilizar as decisões e o poder. Estes fatos impedem a completa integração e interação com os demais elementos da equipe, o que prejudica expressivamente a efetivação do modelo de gestão adotado. Na tentativa de minimizar essas ocorrências, são realizadas reuniões mensais onde são levantados e discutidos problemas inerentes às unidades. Embora não haja a adesão completa dos profissionais e, apesar dos entraves que ofuscam a implantação plena e mais eficaz do modelo de Gestão Colegiada, evidenciamos que há maior adequação e qualidade no atendimento prestado ao usuário, fato que se constitui na principal missão desta organização. Há que se ressaltar que a grande maioria dos profissionais considera que houve uma repercussão positiva sobre a instituição, na medida em que se vislumbra a duplicação da área física, aumento do número de leitos, a incorporação de tecnologias avançadas e uma quantidade muito maior de serviços oferecidos à população, sendo atualmente considerada como referência da rede básica de saúde de Volta Redonda e dos municípios da região.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Gestão colegiada: um desafio para equipe multiprofissional Sharing Management: The view of the multiprofissional team. 2005-04-29Yolanda Dora Martinez EvoraMaria Luiza AnselmiLuiz Carlos de Oliveira CecilioJanete Rodrigues da Silva NakaoJosé Sebastião dos SantosAndrea BernardesUniversidade de São PauloEnfermagem FundamentalUSPBR communication comunicação decision taking and power Gestão Colegiada Sharing management tomada de decisão e poder O presente estudo surgiu do desejo de analisar as transformações ocorridas no cotidiano de trabalho de diferentes profissionais, decorrentes da implantação de um modelo de gestão inovador em um hospital público do município de Volta Redonda - RJ. O referencial teórico adotado trata-se da Gestão Colegiada ou Participativa que foi amplamente estudada por Luiz Carlos de Oliveira Cecílio e Gastão W. S. Campos, além de outros.Tem como objetivos compreender a estrutura organizacional da instituição, identificar as alterações ocorridas na comunicação, tomada de decisão e poder, identificar e analisar as dificuldades encontradas no processo de mudança do estilo gerencial, bem como compreender como as mudanças interferem no cotidiano da equipe multiprofissional. A pesquisa qualitativa, através da abordagem do Estudo de Caso, proporcionou uma análise ampla e profunda do processo de implantação deste estilo gerencial participativo e descentralizado. As técnicas empregadas para a Coleta de Dados foram a análise documental e entrevista semi-estrututrada. Dentre as várias técnicas propostas para análise dos dados, optamos pela utilização da Análise Temática de Conteúdo descrita por Bardin. Os resultados do estudo revelam facilitação no processo de comunicação dentro das unidades assistenciais. Entretanto, a comunicação interunidades ainda é incipiente. Embora o hospital tenha baixa governabilidade para assuntos relacionados a Recursos Humanos, já que é uma autarquia da Prefeitura Municipal, a tomada de decisão e o poder aumentaram no que se refere às questões internas. Um outro aspecto que vem prejudicar a concretização do modelo de gestão, é que grande parte dos funcionários de nível elementar não está completamente engajada neste processo, especialmente no que tange aos profissionais que atuam no período noturno. Por outro lado, cabe ressaltar que, apesar dessa desarticulação dos técnicos e auxiliares de enfermagem, estes conseguem visualizar que houve relativização do poder e da autonomia para decidir no âmbito da unidade de trabalho. Acreditamos que o enfermeiro é o profissional mais qualificado para assumir cargos gerenciais, no entanto, a hegemonia e o poder médicos ainda se mantêm fortes na instituição. Ressaltamos que a maioria dos profissionais médicos permanece por tempo reduzido na instituição, se dedica pouco às atribuições gerenciais, além de ter dificuldades em flexibilizar as decisões e o poder. Estes fatos impedem a completa integração e interação com os demais elementos da equipe, o que prejudica expressivamente a efetivação do modelo de gestão adotado. Na tentativa de minimizar essas ocorrências, são realizadas reuniões mensais onde são levantados e discutidos problemas inerentes às unidades. Embora não haja a adesão completa dos profissionais e, apesar dos entraves que ofuscam a implantação plena e mais eficaz do modelo de Gestão Colegiada, evidenciamos que há maior adequação e qualidade no atendimento prestado ao usuário, fato que se constitui na principal missão desta organização. Há que se ressaltar que a grande maioria dos profissionais considera que houve uma repercussão positiva sobre a instituição, na medida em que se vislumbra a duplicação da área física, aumento do número de leitos, a incorporação de tecnologias avançadas e uma quantidade muito maior de serviços oferecidos à população, sendo atualmente considerada como referência da rede básica de saúde de Volta Redonda e dos municípios da região. The present study issued of desire about analyze the transformations occurred in the daily working of different professionals, about the implantation of an innovator management model in a public hospital of Volta Redonda city in Rio de Janeiro. The theoretical reference adopted is the Sharing Management that was widely studied by Luiz Carlos de Oliveira Cecílio and Gastão W. S. Campos, among others. The objectives are understand the organization structure of institution, identify the changes occurred in the communication, decision taking and power, identify and analyze the difficulties found in the change process of management style and understand how the changes interfere in the quotidian of professional team. The qualitative research, through Case Study proportioned an ample analysis of implantation process from that participative and decentralized management style. The techniques applied for the data collecting were the documental analysis and semi-structures interview. Among many techniques suggested for data analysis, we chose the utilization of Thematic Analysis of Contents written by Bardin. The results of study reveal facilitation in the communication process inside of assistance units, however, the communication among the units is still incipient. Although the hospital that is an autarchy of City Hall has a poor management for subjects relationed with human resources, refering with the inside questions, the decision taking and power increased. Other aspect that impairs the realization of management model is that many employees aren\'t engaged in this process completely, the employees that work in the nocturnal period principally, but despite disarticulation of nurses technicians and licensed practical nurses, they get to notice that there was an autonomy to decide in the workplace. We believe that the nurse is the most qualified to assume the management post, however, the hegemony and the power of doctors keep very strong in the institution. We emphasize that the major of doctors stays for reduced time in the institution, they don\'t dedicate themselves very much to the management attributions, moreover, they have difficulties to become the decisions and power flexible. These facts impede the complete integration among other people of team and this cause an expressive damage for the accomplishment of management model adopted. Trying diminishing this occurrence, meetings are realized monthly, where problems related to the assistance units are discussed. Although there isn\'t a complete adhesion of professionals and despite the problems that embarrass the effective implantation of sharing management model, we evidence that there are more fitness and quality in the attendance gave on people and this is the principal mission of this organization. There is that emphasize, however, that the major of professionals consider that there has been a positive repercussion about the institution as occur the duplication of work area, increase of beds for patients, the incorporation of advanced technologies and a bigger quantity of services offered for people, it has been considered as reference of health basic system of Volta Redonda city and other cities of region. https://doi.org/10.11606/T.22.2005.tde-19092008-141912info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:26:06Zoai:teses.usp.br:tde-19092008-141912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:55:39.750946Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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