Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tereza, Cleiton Donizete Correa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122016-124930/
Resumo: Essa pesquisa foi desenvolvida com o propósito de averiguar alguns dos principais problemas da Educação e do trabalho em Educação, utilizando o método regressivo-progressivo formulado por Henry Lefebvre. Partimos da descrição de dilemas do presente analisando a Escola Estadual Francisco Escobar de Poços de Caldas, pertencente à rede pública de Minas Gerais. Para isso levantamos fontes da Escola e de sua história, além de produzirmos novos documentos, como questionários e entrevistas com os profissionais, e relatos de alunos. Com o movimento regressivo recorremos às greves dos educadores de 1979, muito significativas para a cidade e região, num contexto de efervescência cultural dos movimentos sociais durante a ditadura cívico-militar brasileira. Estudamos a Greve em Poços de Caldas e retomamos o presente, movimento progressivo, que possibilitou uma reflexão dos conflitos e das potencialidades da educação pública em nossos dias, indicando perspectivas relevantes à superação da desafiadora conjuntura em que nos encontramos. Nessa caminhada investigativa valorizamos o estudo do cotidiano apoiados em referências de diversas áreas, contribuintes para a compreensão de questões complexas dos conflitos contemporâneos como trabalho, ocupação do espaço urbano, produção do conhecimento, estruturas de poder e democracia.
id USP_8edd07153ccac8cc5dd6a0e5c1b35b51
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02122016-124930
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco EscobarConflicts and potentialities in public education: a reflection from the analysis of Francisco Escobar State SchoolConflitos contemporâneosContemporary ConflictsDemocraciaDemocracyEducaçãoEducation. LaborEscolaGreveSchoolStrikeTrabalhoEssa pesquisa foi desenvolvida com o propósito de averiguar alguns dos principais problemas da Educação e do trabalho em Educação, utilizando o método regressivo-progressivo formulado por Henry Lefebvre. Partimos da descrição de dilemas do presente analisando a Escola Estadual Francisco Escobar de Poços de Caldas, pertencente à rede pública de Minas Gerais. Para isso levantamos fontes da Escola e de sua história, além de produzirmos novos documentos, como questionários e entrevistas com os profissionais, e relatos de alunos. Com o movimento regressivo recorremos às greves dos educadores de 1979, muito significativas para a cidade e região, num contexto de efervescência cultural dos movimentos sociais durante a ditadura cívico-militar brasileira. Estudamos a Greve em Poços de Caldas e retomamos o presente, movimento progressivo, que possibilitou uma reflexão dos conflitos e das potencialidades da educação pública em nossos dias, indicando perspectivas relevantes à superação da desafiadora conjuntura em que nos encontramos. Nessa caminhada investigativa valorizamos o estudo do cotidiano apoiados em referências de diversas áreas, contribuintes para a compreensão de questões complexas dos conflitos contemporâneos como trabalho, ocupação do espaço urbano, produção do conhecimento, estruturas de poder e democracia.This research was conducted in order to investigate some of the major Educational problems and the work in Education, using the regressive-progressive method formulated by Henry Lefebvre. We started from the discussion of Francisco Escobar State Schools present dilemmas in Poços de Caldas city, which belongs to the public system in Minas Gerais State. Therefore, we compiled the school data and its history, in addition, we produced new documents, such as questionnaires and interviews with professionals as well as students reports. With the regressive movement we turned to 1979s educators strike, which was very significant for the city and region in a context of cultural effervescence of social movements during the Brazilian civic-military dictatorship. We studied the strike in Poços de Caldas and returned to the present - progressive movement - what enabled a reflection of conflicts and the potential of public education today, indicating relevant perspectives to overcome the challenging environment in which we find ourselves. In this investigative walk, supported by references from different areas, we treasured the study of the daily routine contributing to the understanding of complex issues of contemporary conflicts such as labor, urban space occupation, knowledge production, power structures and democracy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIokoi, Zilda Marcia GricoliTereza, Cleiton Donizete Correa2016-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122016-124930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-02T20:03:01Zoai:teses.usp.br:tde-02122016-124930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-02T20:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
Conflicts and potentialities in public education: a reflection from the analysis of Francisco Escobar State School
title Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
spellingShingle Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
Tereza, Cleiton Donizete Correa
Conflitos contemporâneos
Contemporary Conflicts
Democracia
Democracy
Educação
Education. Labor
Escola
Greve
School
Strike
Trabalho
title_short Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
title_full Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
title_fullStr Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
title_full_unstemmed Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
title_sort Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar
author Tereza, Cleiton Donizete Correa
author_facet Tereza, Cleiton Donizete Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Iokoi, Zilda Marcia Gricoli
dc.contributor.author.fl_str_mv Tereza, Cleiton Donizete Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos contemporâneos
Contemporary Conflicts
Democracia
Democracy
Educação
Education. Labor
Escola
Greve
School
Strike
Trabalho
topic Conflitos contemporâneos
Contemporary Conflicts
Democracia
Democracy
Educação
Education. Labor
Escola
Greve
School
Strike
Trabalho
description Essa pesquisa foi desenvolvida com o propósito de averiguar alguns dos principais problemas da Educação e do trabalho em Educação, utilizando o método regressivo-progressivo formulado por Henry Lefebvre. Partimos da descrição de dilemas do presente analisando a Escola Estadual Francisco Escobar de Poços de Caldas, pertencente à rede pública de Minas Gerais. Para isso levantamos fontes da Escola e de sua história, além de produzirmos novos documentos, como questionários e entrevistas com os profissionais, e relatos de alunos. Com o movimento regressivo recorremos às greves dos educadores de 1979, muito significativas para a cidade e região, num contexto de efervescência cultural dos movimentos sociais durante a ditadura cívico-militar brasileira. Estudamos a Greve em Poços de Caldas e retomamos o presente, movimento progressivo, que possibilitou uma reflexão dos conflitos e das potencialidades da educação pública em nossos dias, indicando perspectivas relevantes à superação da desafiadora conjuntura em que nos encontramos. Nessa caminhada investigativa valorizamos o estudo do cotidiano apoiados em referências de diversas áreas, contribuintes para a compreensão de questões complexas dos conflitos contemporâneos como trabalho, ocupação do espaço urbano, produção do conhecimento, estruturas de poder e democracia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122016-124930/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8161/tde-02122016-124930/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256623520677888