Criação de valor em instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flavia Renata Moreira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24012012-095652/
Resumo: Nos últimos anos o setor privado foi obtendo presença majoritária no ensino superior brasileiro, chegando a atender 74% dos alunos matriculados, no ano de 2009. O segmento experimentou um período de forte expansão, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB (entre 1997 e 2002), e com o lançamento, pelo Governo Federal, de medidas que incentivaram o investimento privado no setor de ensino superior. Esse crescimento vivido pelo segmento está se esgotando e a competitividade no setor está aumentando. Nessa realidade competitiva em que as empresas estão imersas, os gestores devem buscar continuamente tornar suas empresas capazes de, no curto prazo, produzir resultados financeiros para garantir sua sobrevivência e que sejam compensadores a ponto de atrair o interesse e o capital de investidores; e ainda, no longo prazo, garantir a capacidade de renovação e adaptação do negócio às novas exigências do mercado. Neste contexto, a gestão baseada no valor surge como um instrumento gerencial para garantir a criação de valor para os acionistas e stakeholders. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar a criação de valor econômico no segmento de instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil. Para medir se há criação/destruição de valor foi usado o modelo de GTV Geração Total de Valor, desenvolvido pelo Prof. Dr. Alberto Borges Matias (2007), que separa a geração de valor no capital de giro (curto prazo) e no longo prazo. O estudo desenvolvido conclui que as instituições privadas de ensino superior de capital aberto no Brasil geram valor no curto prazo, mas destroem no longo prazo.
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