Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiesa, Giorgio Arnaldo Enrico
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-11092008-143101/
Resumo: Esta pesquisa analisa a importância de empresas supermercadistas que já operam com centrais de negócio, onde buscam obter melhores condições competitivas de mercado, mais especificamente denominados supermercados de vizinhança, destacando os fatores que podem ser mais facilmente percebidos pelos clientes dessas lojas. Apesar da reconhecida importância das centrais de negócios no contexto brasileiro, ainda existe pouco conhecimento aprofundado do assunto. Esta iniciativa ganhou força no País apenas nos últimos cinco anos e a maioria dos estudos encontrados na literatura possui caráter predominantemente exploratório. Neste sentido, a presente pesquisa buscou, por meio do levantamento bibliográfico e do estudo de caso, obter a opinião dos clientes acerca da percepção de benefícios ao comprarem produtos nas lojas que pertencem a uma central de negócio, quando comparados com lojas equivalentes, consideradas concorrentes. Foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, no formato estudo de caso utilizando-se amostragem por conveniência. A coleta de dados da amostra foi feita através de questionário estruturado. Para analisar os dados foi utilizado o teste de Mann- Whitney, cuja aplicação é indicada quando estão em comparação dois grupos independentes. Os resultados permitiram identificar a existência de percepção de benefícios dos consumidores ao comprarem em supermercados de vizinhança pertencentes a uma central de negócio, bem como identificar os aspectos mais representativos dos referidos benefícios.
id USP_8fb5107ae76b9480f644b00f0b4e6cdf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11092008-143101
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.An analysis of the importance for the super-market enterprises, more specifically called \"vicinity supermarkets\" to work organized under central business cells, aiming to bring better results to the final consumer.AssociationshipAssociativismoCadeia de suprimentosConsumer researchPequenas e médias empresasPesquisa de consumidorRetailSmall and medium companiesSupermarketSupermercadosSupply chainVarejoEsta pesquisa analisa a importância de empresas supermercadistas que já operam com centrais de negócio, onde buscam obter melhores condições competitivas de mercado, mais especificamente denominados supermercados de vizinhança, destacando os fatores que podem ser mais facilmente percebidos pelos clientes dessas lojas. Apesar da reconhecida importância das centrais de negócios no contexto brasileiro, ainda existe pouco conhecimento aprofundado do assunto. Esta iniciativa ganhou força no País apenas nos últimos cinco anos e a maioria dos estudos encontrados na literatura possui caráter predominantemente exploratório. Neste sentido, a presente pesquisa buscou, por meio do levantamento bibliográfico e do estudo de caso, obter a opinião dos clientes acerca da percepção de benefícios ao comprarem produtos nas lojas que pertencem a uma central de negócio, quando comparados com lojas equivalentes, consideradas concorrentes. Foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, no formato estudo de caso utilizando-se amostragem por conveniência. A coleta de dados da amostra foi feita através de questionário estruturado. Para analisar os dados foi utilizado o teste de Mann- Whitney, cuja aplicação é indicada quando estão em comparação dois grupos independentes. Os resultados permitiram identificar a existência de percepção de benefícios dos consumidores ao comprarem em supermercados de vizinhança pertencentes a uma central de negócio, bem como identificar os aspectos mais representativos dos referidos benefícios.This research analyzes the importance of the supermarket enterprises, more specifically called \"vicinity supermarkets\" or \"neighborhood supermarkets\" which that already work organized under central business cells, in order to gain better competitive market conditions, highlighting the factors that are easily recognized by their clients. In spite of the already known importance of this kind of business in the Brazilian context, there is not a deep knowledge about the subject. The implementation of these central business cells has been carried out in Brazil only in the last 5 years, and most of the studies found in the references show a nature predominantly exploratory. In this sense, the present research is composed of a bibliographic review and a case study. The objective of the case study was to identify the clients\' opinion related to the perception of benefits on buying from the stores that belong to a central business cell and from other competitors. It was undertaken 236 (two hundred thirty six) interviews conducted in a quantitative approach, using a case study that involved a sample for convenience.. The data obtained were analyzed though the Mann-Whitney statistic test, which is indicated to be used when two independent groups are under comparison. The results allowed identifying the existence of benefit\'s perception of consumers when buying at neighborhood supermarkets that is part of a central business cells, as well as the more relevant aspects of these benefits.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFrancischini, Paulino GracianoChiesa, Giorgio Arnaldo Enrico2008-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-11092008-143101/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-11092008-143101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
An analysis of the importance for the super-market enterprises, more specifically called \"vicinity supermarkets\" to work organized under central business cells, aiming to bring better results to the final consumer.
title Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
spellingShingle Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
Chiesa, Giorgio Arnaldo Enrico
Associationship
Associativismo
Cadeia de suprimentos
Consumer research
Pequenas e médias empresas
Pesquisa de consumidor
Retail
Small and medium companies
Supermarket
Supermercados
Supply chain
Varejo
title_short Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
title_full Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
title_fullStr Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
title_full_unstemmed Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
title_sort Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança.
author Chiesa, Giorgio Arnaldo Enrico
author_facet Chiesa, Giorgio Arnaldo Enrico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Francischini, Paulino Graciano
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiesa, Giorgio Arnaldo Enrico
dc.subject.por.fl_str_mv Associationship
Associativismo
Cadeia de suprimentos
Consumer research
Pequenas e médias empresas
Pesquisa de consumidor
Retail
Small and medium companies
Supermarket
Supermercados
Supply chain
Varejo
topic Associationship
Associativismo
Cadeia de suprimentos
Consumer research
Pequenas e médias empresas
Pesquisa de consumidor
Retail
Small and medium companies
Supermarket
Supermercados
Supply chain
Varejo
description Esta pesquisa analisa a importância de empresas supermercadistas que já operam com centrais de negócio, onde buscam obter melhores condições competitivas de mercado, mais especificamente denominados supermercados de vizinhança, destacando os fatores que podem ser mais facilmente percebidos pelos clientes dessas lojas. Apesar da reconhecida importância das centrais de negócios no contexto brasileiro, ainda existe pouco conhecimento aprofundado do assunto. Esta iniciativa ganhou força no País apenas nos últimos cinco anos e a maioria dos estudos encontrados na literatura possui caráter predominantemente exploratório. Neste sentido, a presente pesquisa buscou, por meio do levantamento bibliográfico e do estudo de caso, obter a opinião dos clientes acerca da percepção de benefícios ao comprarem produtos nas lojas que pertencem a uma central de negócio, quando comparados com lojas equivalentes, consideradas concorrentes. Foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa, no formato estudo de caso utilizando-se amostragem por conveniência. A coleta de dados da amostra foi feita através de questionário estruturado. Para analisar os dados foi utilizado o teste de Mann- Whitney, cuja aplicação é indicada quando estão em comparação dois grupos independentes. Os resultados permitiram identificar a existência de percepção de benefícios dos consumidores ao comprarem em supermercados de vizinhança pertencentes a uma central de negócio, bem como identificar os aspectos mais representativos dos referidos benefícios.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-11092008-143101/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-11092008-143101/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090624590184448