O projeto estético de Rilke nas Anotações de Malte Laurids Brigge
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-07022020-165057/ |
Resumo: | Entre 1904 e 1910, Rainer Maria Rilke escreveu seu único romance, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. No romance, o protagonista Malte Laurids Brigge, um jovem poeta estrangeiro vivendo sozinho em Paris, afirma que está aprendendo a ver, e esse novo aprendizado se desdobra em reflexões sobre a escrita e na redefinição do trabalho artístico. Esta dissertação apresenta uma leitura do romance rilkeano focada no tema do olhar e em seus desdobramentos, com o objetivo de argumentar que o protagonista desenvolve um projeto estético a partir de seu novo aprendizado. Procuramos também demonstrar que o projeto estético de Malte é semelhante ao projeto que Rilke desenvolve a partir de sua experiência com as obras de Auguste Rodin e Paul Cézanne e que deu origem aos Neue Gedichte em 1907. A fim de sustentar essa leitura do romance, analisamos o ensaio de Rilke sobre Rodin, Auguste Rodin, publicado em 1903, e uma série de cartas de 1907 em que o poeta escreve reflexões sobre as pinturas de Cézanne, Briefe über Cézanne, publicadas postumamente, em 1952. Nossa análise dos escritos estéticos de Rilke é focada principalmente no papel do olhar na criação artística, de modo a comparar como se dá a relação entre olhar e criação artística no romance e nas reflexões sobre as artes visuais. |
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O projeto estético de Rilke nas Anotações de Malte Laurids BriggeRilke\'s aesthetic project in the Notes of Malte Laurids BriggeAesthetic projectArtistic creationCriação artísticaLiteratura e artes visuaisLiterature and visual artsNovelProjeto estéticoRainer Maria RilkeRainer Maria RilkeRomanceEntre 1904 e 1910, Rainer Maria Rilke escreveu seu único romance, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. No romance, o protagonista Malte Laurids Brigge, um jovem poeta estrangeiro vivendo sozinho em Paris, afirma que está aprendendo a ver, e esse novo aprendizado se desdobra em reflexões sobre a escrita e na redefinição do trabalho artístico. Esta dissertação apresenta uma leitura do romance rilkeano focada no tema do olhar e em seus desdobramentos, com o objetivo de argumentar que o protagonista desenvolve um projeto estético a partir de seu novo aprendizado. Procuramos também demonstrar que o projeto estético de Malte é semelhante ao projeto que Rilke desenvolve a partir de sua experiência com as obras de Auguste Rodin e Paul Cézanne e que deu origem aos Neue Gedichte em 1907. A fim de sustentar essa leitura do romance, analisamos o ensaio de Rilke sobre Rodin, Auguste Rodin, publicado em 1903, e uma série de cartas de 1907 em que o poeta escreve reflexões sobre as pinturas de Cézanne, Briefe über Cézanne, publicadas postumamente, em 1952. Nossa análise dos escritos estéticos de Rilke é focada principalmente no papel do olhar na criação artística, de modo a comparar como se dá a relação entre olhar e criação artística no romance e nas reflexões sobre as artes visuais.From 1904 to 1910, Rilke wrote his only novel, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. In the novel, the protagonist Malte Laurids Brigge a young, foreigner poet living alone in Paris states that he is learning to see, and this new learning process unfolds in new thoughts on writing and in the redefinition of the artistic work. This thesis presents a reading of the rilkean novel focused on the theme of looking and its unravelling, with the intention of sustaining that the protagonist develops an aesthetic project from his new learning. We also attempt to demonstrate that Malte\'s project is similar to the project Rilke develops from his experience with Rodins and Cézanne\'s works and that originates the Neue Gedichte. In order to do that, besides the Aufzeichnungen, we analyse Rilke\'s essay about Rodin, Auguste Rodin, published in 1903, and the collected letters from 1907 in which he wrote about Cézanne\'s paintings, Briefe über Cézanne, published posthumoulsy in 1952. Our analysis of Rilke\'s aesthetic writings is primarily focused on the role of looking in artistic creation, aiming to compare how the act of looking is interwined with the act of writing or painting or modelling in Rilke\'s novel and aesthetic essays.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBôas, Luciana VillasChagas, Laura da Silva Monteiro2019-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-07022020-165057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-07T21:58:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022020-165057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-07T21:58:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Entre 1904 e 1910, Rainer Maria Rilke escreveu seu único romance, Die Aufzeichnungen des Malte Laurids Brigge. No romance, o protagonista Malte Laurids Brigge, um jovem poeta estrangeiro vivendo sozinho em Paris, afirma que está aprendendo a ver, e esse novo aprendizado se desdobra em reflexões sobre a escrita e na redefinição do trabalho artístico. Esta dissertação apresenta uma leitura do romance rilkeano focada no tema do olhar e em seus desdobramentos, com o objetivo de argumentar que o protagonista desenvolve um projeto estético a partir de seu novo aprendizado. Procuramos também demonstrar que o projeto estético de Malte é semelhante ao projeto que Rilke desenvolve a partir de sua experiência com as obras de Auguste Rodin e Paul Cézanne e que deu origem aos Neue Gedichte em 1907. A fim de sustentar essa leitura do romance, analisamos o ensaio de Rilke sobre Rodin, Auguste Rodin, publicado em 1903, e uma série de cartas de 1907 em que o poeta escreve reflexões sobre as pinturas de Cézanne, Briefe über Cézanne, publicadas postumamente, em 1952. Nossa análise dos escritos estéticos de Rilke é focada principalmente no papel do olhar na criação artística, de modo a comparar como se dá a relação entre olhar e criação artística no romance e nas reflexões sobre as artes visuais. |
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