O teste de fotos de profissões (BBT-Br) em adolescentes: evidências psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrenha, Rafael Paz Landim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15012013-213301/
Resumo: O Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) constitui-se como método projetivo de avaliação psicológica de inclinações motivacionais e interesses. De origem suíça, este instrumento foi adaptado ao Brasil e estudado nas últimas três décadas, buscando seu aperfeiçoamento no contexto brasileiro. Em consonância com esta meta, o presente trabalho objetivou elaborar novos referenciais normativos para as duas versões (feminina e masculina) do instrumento, examinando-se possível efeito da origem e série escolar sobre a produção de adolescentes do Ensino Médio brasileiro, potenciais solicitantes de Orientação Vocacional/Profissional, onde este instrumento tem apresentado positivos e relevantes resultados. Além disso, este estudo buscou identificar evidências empíricas de validade fatorial e precisão para a forma masculina e a feminina do BBT-Br. Foram examinados 1582 protocolos do BBT-Br (em suas duas versões), sendo 862 estudantes do sexo feminino e 720 do sexo masculino, com idades entre 14 e 19 anos, da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escolas públicas e particulares de cidade do interior paulista. Estes casos foram retirados de Banco de Dados colecionado no Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Os resultados foram elaborados em função da versão do BBT-Br (feminina ou masculina), descrevendo-os de modo a compor novos padrões normativos para este método projetivo, focalizando índices de produtividade e estruturas de inclinação motivacional (positivas e negativas) dos adolescentes, realizando-se comparações inferenciais (ANOVA One way) em função do sexo, da procedência escolar (particular ou pública) e da série escolar. A precisão das duas versões do BBT-Br foi estimada por sua consistência interna (Alfa de Cronbach) e foram realizadas análises fatoriais exploratórias (por meio da Principal Axis Factoring - PAF, com rotação Varimax) dos resultados, determinando-se extrações de quatro, cinco, seis, sete e oito fatores para testar o melhor modelo ao conjunto dos dados. Uma vez selecionada a extração mais representativa, foi verificada a consistência interna dos fatores encontrados. Os resultados apontaram diferenças significativas no modo dos adolescentes selecionarem fotos representativas de interesses e rejeições de atividades profissionais, indicando especificidades no modo de responder ao BBT-Br em função do sexo, origem e série escolar. A precisão variou entre 0,57 e 0,82, indicando bons índices de fidedignidade para as duas formas do BBT-Br. Os resultados das PAFs realizadas apontaram para a extração de seis fatores como mais representativa dos dados do BBT-Br, formas feminina e masculina, com precisão variando entre 0,72 e 0,90, indicando bons índices de fidedignidade para esta extração fatorial. As atuais evidências empíricas, de modo geral, indicaram adequados índices psicométricos para este instrumento projetivo, agregando valor científico e qualificando o uso do BBT-Br no contexto sócio-cultural brasileiro, reforçando suas possibilidades informativas sobre inclinações motivacionais e interesses em estudantes do ensino médio.
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spelling O teste de fotos de profissões (BBT-Br) em adolescentes: evidências psicométricasThe Berufsbilder-Test BBT-Br among teenagers: Psychometric evidencesadolescentesAvaliação psicológicaBBT-BrBBT-BrNormasNorms.Orientação ProfissionalPrecisãoPsychological assessmentReliabilityTeenagersValidadeValidityVocational guidanceO Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) constitui-se como método projetivo de avaliação psicológica de inclinações motivacionais e interesses. De origem suíça, este instrumento foi adaptado ao Brasil e estudado nas últimas três décadas, buscando seu aperfeiçoamento no contexto brasileiro. Em consonância com esta meta, o presente trabalho objetivou elaborar novos referenciais normativos para as duas versões (feminina e masculina) do instrumento, examinando-se possível efeito da origem e série escolar sobre a produção de adolescentes do Ensino Médio brasileiro, potenciais solicitantes de Orientação Vocacional/Profissional, onde este instrumento tem apresentado positivos e relevantes resultados. Além disso, este estudo buscou identificar evidências empíricas de validade fatorial e precisão para a forma masculina e a feminina do BBT-Br. Foram examinados 1582 protocolos do BBT-Br (em suas duas versões), sendo 862 estudantes do sexo feminino e 720 do sexo masculino, com idades entre 14 e 19 anos, da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de escolas públicas e particulares de cidade do interior paulista. Estes casos foram retirados de Banco de Dados colecionado no Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Os resultados foram elaborados em função da versão do BBT-Br (feminina ou masculina), descrevendo-os de modo a compor novos padrões normativos para este método projetivo, focalizando índices de produtividade e estruturas de inclinação motivacional (positivas e negativas) dos adolescentes, realizando-se comparações inferenciais (ANOVA One way) em função do sexo, da procedência escolar (particular ou pública) e da série escolar. A precisão das duas versões do BBT-Br foi estimada por sua consistência interna (Alfa de Cronbach) e foram realizadas análises fatoriais exploratórias (por meio da Principal Axis Factoring - PAF, com rotação Varimax) dos resultados, determinando-se extrações de quatro, cinco, seis, sete e oito fatores para testar o melhor modelo ao conjunto dos dados. Uma vez selecionada a extração mais representativa, foi verificada a consistência interna dos fatores encontrados. Os resultados apontaram diferenças significativas no modo dos adolescentes selecionarem fotos representativas de interesses e rejeições de atividades profissionais, indicando especificidades no modo de responder ao BBT-Br em função do sexo, origem e série escolar. A precisão variou entre 0,57 e 0,82, indicando bons índices de fidedignidade para as duas formas do BBT-Br. Os resultados das PAFs realizadas apontaram para a extração de seis fatores como mais representativa dos dados do BBT-Br, formas feminina e masculina, com precisão variando entre 0,72 e 0,90, indicando bons índices de fidedignidade para esta extração fatorial. As atuais evidências empíricas, de modo geral, indicaram adequados índices psicométricos para este instrumento projetivo, agregando valor científico e qualificando o uso do BBT-Br no contexto sócio-cultural brasileiro, reforçando suas possibilidades informativas sobre inclinações motivacionais e interesses em estudantes do ensino médio.The Berufsbilder Test, BBT-Br, is a projective method of psychological assessment for motivational inclinations and interests. This Swiss instrument was adapted for use in Brazil and has been studied for the last three decades, in the pursuit of its improvement for the Brazilian background. In line with this goal, the present work sought to formulate new normative references for both instrument versions (female and male), evaluating the possible effect of school grade and origin on the teenagers production. The sample was composed by Brazilian high school teenagers, potential applicants for Vocational / Professional Guidance, where this instrument has presented positive relevant results. Furthermore, this study aimed to identify empirical evidences of factorial validity and accuracy for both male and female BBT-Br forms. Were examined 1582 protocols from both versions of BBT-Br, from which 862 were female students and 720 were male students, ages from 14 to 19 years old, from 1st, 2nd and 3rd grades. They studied in both public and private schools from the interior of the state of São Paulo (Brazil). These cases were from a databank collected in the Research Center in Psychodiagnostic from the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters from Ribeirão Preto. The results were prepared according to the BBT-Br versions, describing them in the way to compose new normative standards for this projective method, focusing productivity indexes and motivational inclination structure (positive and negative) from the teenagers, performing inferential comparisons (One way ANOVA) on gender, academic origination (public or private) and school grade. The accuracy of both BBT-Br versions was estimated by its inner consistency (Cronbachs Alfa) and exploratory factorial analysis (Principal Axis Factoring PAF, with Varimax rotation) from the results were performed, determining extractions of four, five, six, seven and eight factors to test the best model to the data series. Once the most representative extraction was selected, the inner consistency of the found factors was verified. The results pointed to significant differences in the way teenagers select representative pictures of interests and rejections of professional activities, indicating specificities in the way of answering to the BBT-Br on gender, origin and school grade. The accuracy varied from 0,57 to 0,82, indicating good reliability indexes for both BBT-Br forms. The PAFs results pointed to a six factors extraction as the most representative of the data with accuracy from 0,72 to 0,90, indicating good reliability indexes for this factorial extraction. Current empirical evidences, altogether, indicated appropriate psychometric indexes to this projective instrument, adding scientific value and qualifying the use of BBT-Br in Brazilian socio-cultural context, reinforcing its informative possibilities about motivation inclinations and interests in high school students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPasian, Sonia ReginaBarrenha, Rafael Paz Landim2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-15012013-213301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-15012013-213301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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