O BBT-Br e a avaliação da personalidade: um estudo de validação com adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordão-Alves, Daniele Palomo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13102008-202413/
Resumo: A satisfação com o exercício profissional é reconhecidamente associada ao processo de sua escolha, dependendo de fatores da dinâmica interna do indivíduo. Estudos científicos têm encontrado relação entre traços de personalidade e interesses profissionais, aspectos ainda pouco investigados no contexto sócio-cultural brasileiro. Neste contexto, o presente trabalho objetivou examinar possível associação entre interesses, inclinações profissionais e características de personalidade de adolescentes em momento de escolha profissional, a partir das indicações técnicas de dois instrumentos de avaliação psicológica: Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) e Escalas de Personalidade Comrey (CPS). Almejou-se, portanto e a partir da análise de correlação entre variáveis destes dois instrumentos de avaliação psicológica, evidenciar a validade de indicadores do BBT-Br a partir das evidências empíricas obtidas pela CPS. Após consentimento formal, foram avaliados 107 estudantes do terceiro ano do ensino médio público diurno de Ribeirão Preto (SP), 50 do sexo masculino e 57 do sexo feminino, com idade entre 16 e 18 anos, todos com sinais de desenvolvimento típico. Como instrumentos foram utilizados: um questionário de história de vida (para seleção dos participantes), o BBT-Br (forma masculina e feminina) e a CPS. Inicialmente foi realizada a aplicação coletiva da CPS, em sala de aula, e posterior aplicação individual do BBT-Br, em local apropriado para avaliação psicológica. A aplicação e avaliação desses instrumentos seguiram os padrões e os referenciais normativos específicos dos respectivos manuais. Os resultados foram inicialmente apresentados de modo descritivo, na tentativa de caracterizar o desempenho global médio dos adolescentes no BBT-Br e na CPS, sendo depois realizadas análises estatísticas inferenciais sobre estes dados. A análise comparativa dos atuais resultados da CPS com as normas originais brasileiras (para adultos), por meio do Teste t de Student (p 0,05), evidenciou diferenças significativas entre ambas, confirmando a necessidade de normas específicas da CPS para adolescentes. Quanto ao BBT-Br, a caracterização da estrutura primária de interesses dos adolescentes mostrou especificidades técnicas em função do sexo. O grupo feminino sinalizou um perfil de interesses dirigido a atividades relacionadas ao cuidado e ao envolvimento nas relações interpessoais, enquanto o grupo masculino sinalizou preferência por atividades dinâmicas e de movimentação física, atividades de reconhecimento pessoal, além de tarefas envolvendo raciocínio abstrato, comunicação e precisão. Tanto o grupo masculino quanto o feminino rejeitaram atividades implicando em força física e em agressividade, assim como a concretude no trabalho e ambientes repetitivos e monótonos para atividades profissionais. O grupo masculino sinalizou ainda rejeição por tarefas envolvendo sensibilidade e subjetividade. Comparando-se, por meio dos Testes t de Student e Qui-Quadrado (p 0,05), os resultados atuais do BBT-Br a seus respectivos padrões normativos, pode-se notar semelhança no desempenho dos adolescentes, confirmando evidências de estruturas motivacionais estáveis entre adolescentes do contexto sócio-cultural avaliado. A investigação específica da relação entre interesses e inclinações profissionais (dados do BBT-Br) e características de personalidade (dados da CPS), realizada por correlações de Pearson, p 0,05, apontou para índices significativos entre algumas variáveis destas técnicas de avaliação psicológica, porém de baixa magnitude. Estes índices apontaram, portanto, a existência de aspectos em comum entre as variáveis examinadas pelo BBT-Br e pela CPS, com alguma convergência entre seus resultados, porém sugerindo interferência importante de outras variáveis psicológicas na dinâmica individual inerente às escolhas profissionais e às características de personalidade.
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Neste contexto, o presente trabalho objetivou examinar possível associação entre interesses, inclinações profissionais e características de personalidade de adolescentes em momento de escolha profissional, a partir das indicações técnicas de dois instrumentos de avaliação psicológica: Teste de Fotos de Profissões (BBT-Br) e Escalas de Personalidade Comrey (CPS). Almejou-se, portanto e a partir da análise de correlação entre variáveis destes dois instrumentos de avaliação psicológica, evidenciar a validade de indicadores do BBT-Br a partir das evidências empíricas obtidas pela CPS. Após consentimento formal, foram avaliados 107 estudantes do terceiro ano do ensino médio público diurno de Ribeirão Preto (SP), 50 do sexo masculino e 57 do sexo feminino, com idade entre 16 e 18 anos, todos com sinais de desenvolvimento típico. Como instrumentos foram utilizados: um questionário de história de vida (para seleção dos participantes), o BBT-Br (forma masculina e feminina) e a CPS. Inicialmente foi realizada a aplicação coletiva da CPS, em sala de aula, e posterior aplicação individual do BBT-Br, em local apropriado para avaliação psicológica. A aplicação e avaliação desses instrumentos seguiram os padrões e os referenciais normativos específicos dos respectivos manuais. Os resultados foram inicialmente apresentados de modo descritivo, na tentativa de caracterizar o desempenho global médio dos adolescentes no BBT-Br e na CPS, sendo depois realizadas análises estatísticas inferenciais sobre estes dados. A análise comparativa dos atuais resultados da CPS com as normas originais brasileiras (para adultos), por meio do Teste t de Student (p 0,05), evidenciou diferenças significativas entre ambas, confirmando a necessidade de normas específicas da CPS para adolescentes. Quanto ao BBT-Br, a caracterização da estrutura primária de interesses dos adolescentes mostrou especificidades técnicas em função do sexo. O grupo feminino sinalizou um perfil de interesses dirigido a atividades relacionadas ao cuidado e ao envolvimento nas relações interpessoais, enquanto o grupo masculino sinalizou preferência por atividades dinâmicas e de movimentação física, atividades de reconhecimento pessoal, além de tarefas envolvendo raciocínio abstrato, comunicação e precisão. Tanto o grupo masculino quanto o feminino rejeitaram atividades implicando em força física e em agressividade, assim como a concretude no trabalho e ambientes repetitivos e monótonos para atividades profissionais. O grupo masculino sinalizou ainda rejeição por tarefas envolvendo sensibilidade e subjetividade. Comparando-se, por meio dos Testes t de Student e Qui-Quadrado (p 0,05), os resultados atuais do BBT-Br a seus respectivos padrões normativos, pode-se notar semelhança no desempenho dos adolescentes, confirmando evidências de estruturas motivacionais estáveis entre adolescentes do contexto sócio-cultural avaliado. A investigação específica da relação entre interesses e inclinações profissionais (dados do BBT-Br) e características de personalidade (dados da CPS), realizada por correlações de Pearson, p 0,05, apontou para índices significativos entre algumas variáveis destas técnicas de avaliação psicológica, porém de baixa magnitude. Estes índices apontaram, portanto, a existência de aspectos em comum entre as variáveis examinadas pelo BBT-Br e pela CPS, com alguma convergência entre seus resultados, porém sugerindo interferência importante de outras variáveis psicológicas na dinâmica individual inerente às escolhas profissionais e às características de personalidade.Satisfaction with professional exercise is widely associated to the latters choice process, which depends on factors related to the individuals internal dynamics. Scientific studies have been finding a relationship between personality traits and professional interests; such aspects are not very investigated in the brazilian sociocultural context, though. This way, the present study aimed to examine the possible association among interests, professional inclinations and personality characteristics of adolescents, during the moment they are choosing their careers. In order to do so, the technical indicators of two psychological assessment tools were used: The BBT-Br (Profession Photos Test - Teste de Fotos de Profissões) and the Comrey Personality Scales (CPS). The intention was, so, based on a correlation analysis of both tools indicators, to evidence the validity of the BBT-Brs indicators from empiric evidence obtained through CPS. After formal consent, 107 last-year high school students were assessed. The students were from day-shift public school in Ribeirão Preto (São Paulo Brazil); 50 of them were male and 57 female, with ages varying from 16-18 years old and typical developmental indicators. The following tools were used: a life-history questionnaire for participants selection, both male and female forms of the BBT-Br and the CPS. First, the CPS had been applied in a collective session in class. The BBT-Br was then applied individually, in an appropriate room for psychological assessment. Both applying and correction of the tests followed the standards and norms form their respective manuals. The results were initially presented descriptively, in order to characterize the adolescents global performance on both BBT-Br and the CPS. Later, inferential statistical analyses were performed over the data. The comparative analysis of the present CPS results with the original brazilian norms (for adults), using Students T Test (p 0,05), showed significant differences between them, which confirms the need for specific CPS norms for adolescents. As for the BBT-Br, the characterization of adolescents primary interests structure showed technical specifications related to gender. The female group showed an interest profile focused in care-related activities and involvement in interpersonal relationships, while the male group showed preference for activities which were dynamic and related to physical movement and promoted personal acknowledgement, besides activities involving abstract thinking, communication and precision. Both male and female groups rejected activities related to physical strength and aggressiveness, as well as concreteness at work and repetitive and monotonous work environments for professional activities. The male group also showed rejection for activities involving sensitiveness and subjectivity. Comparing the results obtained on the BBT-Br with its normative patterns, using Students T and Chi-Square Tests (p 0,05), it is possible to note similarities in the adolescents performances, which confirms the evidences of stable motivational structures in adolescents of the sociocultural context assessed. The specific investigation regarding the relationship between interests and professional inclinations (BBT-Br data) and personality characteristics (CPS data), which was performed using Pearson correlation coefficient (p 0,05), showed significant indexes between some variables from these psychological assessment tools, although these indexes magnitude was low. These data shows, thus, common aspects between BBT-Brs and CPS variables, with some convergence between their results. However, data also suggest an important interference of aspects related to individual psychological variables which are inherent to professional choices and personality characteristics.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Sonia Regina PasianBordão-Alves, Daniele Palomo 2008-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13102008-202413/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-13102008-202413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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